sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Meias de tricô com motivo em losangos.

Meias de tricô com motivo em losangos.

Passo a passo Meias de tricô com motivo em losangos. Receita Meias de tricô com motivo em losangos.
Com o mesmo motivo, você poderá confeccionar estas meias em linha para serem usadas no verão. O bordado em ponto de malha completa o motivo.
Tamanhos: números 43 e 44.

Material:
100 g de lã na cor principal;
50 g de lã na cor complementar;
Resto de lã em outra cor, para bordar;
1 par de agulhas de tricô número 3;
1 par de agulhas de tricô número 2,5 e
1 jogo de agulhas para meia número 3.

Ponto de Base: ida = pontos meia; volta = pontos tricô; pontos meia em círculos.
Cores: 1° par: cor principal: azul; cor complementar: branca; bordado: azul-claro.
2° par: cor principal: cinza; cor complementar: preta; bordado: vermelho.
3° par: cor principal: verde; cor complementar: amarela; bordado: vermelho.
4° par: cor principal: bege; cor complementar: marrom; bordado: amarelo.
5° par: cor principal: azul-marinho; cor complementar: vermelha; bordado: branco.

Como fazer as meias de tricô com motivo em losangos:
Devido ao motivo na perna, trabalhe primeiramente em carreiras abertas. Monte 66 pontos nas agulhas número 2,5 com a lã na cor principal e faça 7 cm em ponto de barra. Continue com as agulhas número 3 em ponto de base. A 13 cm de altura, inicie a execução do motivo = 2 vezes o gráfico, mais 1 ponto de borda de cada lado. Terminado o motivo, remate os 2 pontos de borda e passe os pontos para o jogo de agulhas = 16 pontos em cada agulha. Trabalhe somente com a cor principal. Após 2 carreiras, deixe à espera os pontos da 2° e da 3° agulhas para o peito do pé. Com os pontos da 1° e da 4° agulhas, faça o calcanhar reto, em pontos meia, por 30 carreiras. Para a parte inferior do calcanhar, separe os pontos em 3 partes = 12 pontos no centro e 10 pontos de cada lado. Trabalhe o 1° e o último ponto centrais junto com o 1° ponto de cada lado, em meia torcido (= 1 mate simples). Continue desse modo até terminarem todos os pontos laterais. Ficam sobrando os 12 pontos centrais, que devem ficar à espera. Levante na borda do calcanhar 15 pontos, tricote os 12 pontos à espera, levante mais 15 pontos do outro lado do calcanhar e retome os pontos do peito do pé que estavam suspensos. Trabalhe em círculo com os 74 pontos, tricotando na primeira volta os pontos levantados em meia torcido e, nas voltas seguintes, em pontos meia. Após 2 carreiras, inicie as diminuições. Para isso, faça 1 mate simples em pontos meia torcido com o penúltimo e o antepenúltimo pontos da 1° e da 3° agulhas à direita e com o 2° e o 3° pontos da 4° agulha. Repita essas diminuições a cada 2 carreiras, mais 4 vezes = 64 pontos. Continue o comprimento do pé até completar 23 cm, incluindo o calcanhar. Prossiga reto. Para fazer a ponta do pé, execute 1 mate simples com o penúltimo e o antepenúltimo pontos da 1° e da 3° agulhas à direita e com o 2° e o 3° pontos da 2° e da 4° agulhas, 6 vezes a cada 2 voltas e 8 vezes a cada volta. Para terminar, franza os 8 pontos restantes com o próprio fio do trabalho e remate.

Gráfico do motivo das meias de tricô com motivo em losangos:

No gráfico, um motivo no sentido da largura e 1/2 motivo na altura.
Cada X = 1 ponto;
Cada X na cor Cinza = 1 ponto na cor principal;
Cada X na cor Azul = 1 ponto na cor complementar;
Cada X na cor Vermelha = 1 ponto bordado na cor escolhida para o bordado.

Como fazer o acabamento das meias de tricô com motivo em losangos:
Borde as meias de acordo com o gráfico, nas cores correspondentes, em pontos de malha. Feche a parte de trás pelo avesso.