segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Meia de tricô em fio sintético.

Meia de tricô em fio sintético.

Passo a passo Meia de tricô em fio sintético com bordado. Receita Meia de tricô em fio sintético com bordado.
Tamanho: para calçado número 43.

Material: para um par de meias,
100 g de fio sintético na cor escolhida (vermelha, marrom, bege ou verde).
Para bordar, use o mesmo fio, em duas cores que combinem com a de fundo;
1 jogo de agulhas para meias número 3.

Ponto de Base: pontos meia, trabalhe em círculo.
Amostra: 30 pontos e 43 carreiras = 10 cm.

Como fazer a meia de tricô em fio sintético com bordado:
Monte 76 pontos no jogo de agulhas ( = 19 pontos em cada uma) e trabalhe 30 cm em ponto de barra (10 cm são para a dobra). Depois, deixe sem trabalhar os pontos da 2° e da 3° agulhas (peito do pé). Com os pontos da l° e da 4° agulhas, trabalhe o calcanhar em pontos meia em carreiras abertas (ida = pontos meia; volta = pontos tricô). No final de cada carreira, não trabalhe o último ponto, por 14 vezes em cada lado; restarão, no final, 10 pontos. Prossiga trabalhando 1 ponto a mais no final de cada carreira, até completar 38 pontos. Trabalhe todos os pontos em ponto de base, em carreiras circulares, durante 22 cm. Para a ponta do pé, faça as seguintes diminuições: com a 1° e 3° agulhas, trabalhe o penúltimo e o antepenúltimo pontos juntos, pegando da esquerda para a direita; com a 2° e a 4° agulha, proceda da mesma forma, trabalhando juntos o penúltimo e o antepenúltimo pontos. Prossiga, fazendo as diminuições a cada 3 carreiras circulares 2 vezes; depois, a cada 2 carreiras, 4 vezes e a cada carreira, 10 vezes. Pegue os 8 pontos restantes em um fio e franza-os. Terminada a meia, faça o bordado em pontos de malha. Comece o motivo pelo ponto central (delineado no gráfico pelas duas linhas verticais mais fortes), na 7° carreira circular, a contar da ponta.

Gráfico da meia de tricô em fio sintético com bordado:

Veja como fazer a montagem dos pontos no tópico 29 - Como fazer meias: tricô circular.
Veja como fazer os aumentos e as diminuições para o calcanhar no tópico 30 - Como fazer meias: Calcanhar simples.