quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Meia-calça de tricô para 5 anos.

Meia-calça de tricô para 5 anos.

Receita Meia-calça de tricô para 5 e 7 anos. Passo a passo Meia-calça de tricô para 5 e 7 anos.
Tamanhos: para 5 e 7 anos. (1,10 e 1,22 m de altura, respectivamente). Entre parênteses, as indicações para 7 anos.

Material:
150 (200) g de lã amarela;
1 jogo de agulhas para meias número 3;
1 agulhas circular número 3 de 50 cm de comprimento e
Elástico para o cós.

Ponto de Base: pontos meia (direita = pontos meia; avesso = pontos tricô).
Amostra: 25 pontos e 36 carreiras = 10 cm.

Como fazer a meia-calça de tricô para 5 e 7 anos:
Comece pela borda superior. Monte 144 (150) pontos na agulhas circular e trabalhe 3 cm em ponto de base, marcando o meio da frente e das costas nos 2 pontos centrais. Trabalhe reto na parte da frente. Para aumentar a altura da parte de trás, trabalhe em carreiras interrompidas, até o meio das costas, mais 9(10) pontos, vire com 1 laçada, trabalhe os 18 (20) pontos centrais *, vire com 1 laçada, trabalhe 9 (10) pontos até a laçada, vire com 1 laçada, trabalhe 9(10) pontos até a próxima laçada.*. Repita mais 2 vezes de * a *. Prossiga trabalhando, a cada vez, a laçada junto com o ponto seguinte torcido. Ao mesmo tempo, na 1° carreira interrompida, no meio das costas, de cada lado dos 2 pontos centrais, aumente 1 ponto torcido levantado do fio horizontal. Repita esse aumento, a cada 6 carreiras, mais 12 (13) vezes. Após as carreiras interrompidas, trabalhe novamente sobre todos os pontos, aumente no meio da frente, de cada lado dos 2 pontos centrais, a cada 12 carreiras, 5x1 ponto = 108 (188) pontos. A 22 (23) cm de altura da parte da frente, deixe 6 pontos em suspenso no meio da frente e das costas, para formar a nesga; deixe também em suspenso os 84 (88) pontos entre os mesmos, para a perna esquerda. Coloque os 84 (88) pontos restantes no jogo de agulhas (= 21 (22) pontos em cada agulha).

Como fazer a perna direita da meia-calça de tricô para 5 e 7 anos:
Para as diminuições da parte de trás da meia, a cada 6° (7°) carreiras, trabalhe 12 vezes os 2 últimos pontos da 1° agulha juntos em meia e, os 2 primeiros pontos da 2° agulha, juntos em meia torcido = 60 (64) pontos. Continue reto. A 28 (33) cm de altura da perna, diminua para a curva posterior, a cada 6 voltas, 9 (11) x 1 ponto = 40 pontos. A 43 (52) cm, reparta os pontos (= 10 pontos em cada agulha) para o calcanhar, deixe em suspenso os pontos da 2° e da 3° agulhas para a sola do pé e trabalhe com a 1° e a 4° agulhas no direito e no avesso. No fim de cada carreira, trabalhe de cada vez, 1 ponto a menos e vire sempre com 1 laçada, até que restem 6 pontos trabalhados. Em seguida, no fim de cada carreira, trabalhe 1 ponto a mais, fazendo as laçadas junto com o ponto e, novamente, vire de cada vez com 1 laçada até atingir 20 pontos. Para o pé, continue trabalhando em carreiras circulares com todos os pontos. Após 14 (17) cm de comprimento do pé, inicie a ponta. Para a mesma, no fim da 1° e da 3° agulhas, trabalhe 2 pontos juntos em meia e, no início da 2° e da 4° agulhas, trabalhe 2 pontos em meia torcido. Repita essas diminuições, a cada 2 carreiras, mais 4 vezes e, a cada carreira, mais 3 vezes. Passe o fio do trabalho pelos 8 pontos restantes e franza.

Como fazer a perna esquerda da meia-calça de tricô para 5 e 7 anos:
Inverta as explicações dadas para a perna direita.

Como fazer o acabamento da meia-calça de tricô para 5 e 7 anos:
Feche com pontos de malha os 12 pontos deixados em suspenso para a entreperna. Dobre a borda superior para o avesso, costure e passe o elástico.

Molde da meia-calça de tricô para 5 e 7 anos:

Molde reduzido: metade da meia-calça para crianças de 5 e 7 anos.