sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Luvas de tricô unissex em lã grossa.

Luvas de tricô unissex em lã grossa.

Passo a passo luva de tricô unissex em lã grossa e em carreiras circulares.
Receita da luva de tricô unissex em lã grossa e em carreiras circulares.

Material:
100 g de lã grossa marrom-clara;
50 g de lã bege;
50 g de lã branca;
1 jogo de 5 agulhas de tricô número 7.

Ponto de Base: pontos meia, em carreiras circulares. Trabalhe o direito em pontos meia e o avesso em pontos tricô, mudando as cores de acordo com o esquema do motivo.
Ponto de Barra: 1 ponto tricô e, 1 ponto meia, alternados.
Amostra: 12 pontos e 16 carreiras = 10 cm.

Como fazer a luva de tricô unissex em lã grossa e em carreiras circulares:
Monte 24 pontos com a lã marrom-clara, divida-os em 4 agulhas e trabalhe 10 carreiras em ponto de base, de acordo com o gráfico de esquema de cores. Faça mais 6 carreiras em ponto de barra e continue em ponto de base. Na 27° carreira, para o polegar, deixe em suspenso os 5 pontos do início da 3° agulha e monte mais 5 pontos em um fio auxiliar (veja o tópico 36 - Como fazer o polegar da luva de tricô). Prossiga em ponto de base. Na 39° carreira, comece a trabalhar a ponta da luva do seguinte modo: remate, em cada volta, o 1° ponto da 1° e da 3° agulha, trabalhando juntos 2 pontos meia torcidos. No final da 2° e da 4° agulha, remate o último ponto do mesmo modo. Ficam restando 4 pontos. Para rematá-los, junte-os com um fio de lã, introduzido em uma agulha especial para costurar lã. Para a execução do polegar, pegue os 5 pontos deixados em suspenso, mais os 5 pontos do fio auxiliar. Tire o fio auxiliar, aumentando 1 ponto de cada lado, no fio horizontal e, com a lã marrom-clara, trabalhe 7 cm em ponto de base. Para a ponta, coloque os pontos em 2 agulhas e remate, em cada carreira circular, os 2 pontos do início de cada agulha com 2 pontos meia torcidos. Faça os 2 últimos pontos juntos em pontos meia simples.

Gráfico da luva de tricô unissex em lã grossa e em carreiras circulares:

Gráfico do esquema de cores e metade da luva.
Bola ou ponto (.) = ponto tricô;
X = ponto meia.