segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Luvas de tricô com motivo bordado.

Luvas de tricô com motivo bordado.

Passo a passo Luvas de tricô com motivo bordado.
Receita Luvas de tricô com motivo bordado.
O motivo da luva é bordado com a lã azul-marinho sobre a parte trabalhada em lã branca com "pintas" azuis!

Material:
40 g de lã branca com "pintas" azuis,
40 g de lã branca;
40 g de lã marinho e
1 jogo de agulhas de tricô número 3.

Ponto de Base: pontos meia (direito = pontos meia; avesso = pontos tricô).
Cordão: cada cordão = 1 carreira no direito em pontos meia; 1 carreira no avesso em pontos meia.
Ponto de Barra: 1 ponto meia e, 1 ponto tricô.
Amostra: 26 pontos e 38 carreiras = 10 cm.

Como fazer as luvas de tricô com motivo bordado:
Monte 48 pontos com a lã branca e trabalhe 7 cm em ponto de barra. Em seguida, faça 2 cordões em marinho, 2 voltas brancas em pontos de base e 2 cordões em marinho. Continue com a lã branca com "pintas" azuis em ponto de base. Na 1° volta, no início da 1° agulha, levante pontos torcido em pontos meia, no fio transversal, entre os 2 pontos. Para a nesga do polegar, aumente, a cada 3 voltas, 7x2 pontos (no 2° aumento, aumente pontos antes e pontos depois do 1° ponto aumentado. Nos aumentos seguintes, trabalhe cada vez antes e depois do último ponto aumentado = 63 pontos). A 15 cm de altura ( = 23 voltas com a lã branca com "pintas" azuis), deixe à espera os 15 pontos do polegar, monte 2 pontos sobre a abertura ( = 50 pontos) e faça 2 cordões em marinho, 2 voltas com a lã branca em ponto de base, 2 cordões em marinho. Depois trabalhe os dedos com a lã branca em ponto de base (para fazer os dedos da mão direita use a 3° e a 4° agulha; para a mão esquerda, use a 2° e a 1° agulha).

Como fazer o dedo mínimo das luvas de tricô com motivo bordado:
Dedo mínimo: separe 6 pontos do dorso e 6 pontos da palma da mão e, entre os mesmos, monte 2 pontos = 14 pontos. Distribua-os em 3 agulhas e trabalhe em círculo por 4,5 cm. Para a ponta, no início de cada agulha, em cada volta, trabalhe 2 pontos juntos em pontos meia, passe o fio do trabalhe pelos 5 pontos restantes e franza. Faça a ponta dos outros dedos do mesmo modo.

Como fazer o dedo anular das luvas de tricô com motivo bordado:
Dedo anular: separe 6 pontos do dorso e 6 pontos da palma da mão, levante 2 pontos do dedo mínimo e, na abertura para o dedo médio, monte 2 pontos = 16 pontos. Trabalhe 5,5 cm até a ponta.

Gráfico das luvas de tricô com motivo bordado:

O gráfico apresenta 1 motivo.
X = 1 ponto com a lã marinho;
Quadrados em branco = 1 ponto, com a lã branca e "pintas" azuis.

Como fazer o dedo médio das luvas de tricô com motivo bordado:
Dedo médio: Faça o dedo médio do mesmo modo que o dedo anular.

Como fazer o dedo indicador das luvas de tricô com motivo bordado:
Dedo indicador: separe 7 pontos do dorso e 7 pontos da palma da mão, levante 2 pontos do dedo médio = 16 pontos, e trabalhe 5 cm até a ponta. A seguir, retome os pontos do polegar, levante 2 pontos da luva = 17 pontos, e faça 2 cordões com a lã marinho. Continue com a lã branca em ponto de base por 4 cm até a ponta.

Como fazer o acabamento das luvas de tricô com motivo bordado:
Para terminar, borde o motivo central do gráfico no dorso da mão com a lã marinho, em pontos de malha. De cada lado do motivo, borde um losango.