sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Casaco feminino em crochê tunisiano com motivo geométrico.

Casaco feminino em crochê tunisiano com motivo geométrico.

Receita casaco feminino em crochê tunisiano com motivo geométrico. Passo a passo casaco feminino em crochê tunisiano com motivo geométrico.

Material:
400 (450) g de lã branca;
400 g de lã grená;
1 agulha de crochê número 3,5;
1 agulha de crochê tunisiano número 4,5;
5 botões.

Ponto de Base: veja o gráfico. Na 1° carreira grená (direito): 1 correntinha; a partir do 2° ponto, puxe 1 ponto em cada ponto. Na 2° carreira grená (avesso): 1 correntinha, remate os pontos sempre de 2 em 2. Na 3° carreira grené: faça 1 ponto em cada ponto, na frente do trabalho. Na 4° carreira grená: como a 2° carreira. Na 5° carreira branca: 1 correntinha, * pule o ponto seguinte, depois puxe cada vez 1 ponto nos 5 pontos seguintes *. Repita de * a *. No fim da carreira, pule 1 ponto e puxe 1 ponto no último ponto. Na 6° carreira branca: 1 correntinha, * 1 correntinha sobre o ponto sem fazer, depois remate 5x2 pontos juntos *. Repita de * a *; 1 correntinha sobre o ponto sem fazer. Remate os 2 últimos pontos. Na 7° carreira grená: 1 correntinha, * 1 ponto alto tunisiano: no ponto sem fazer, introduza a agulha na 3° carreiras e remate 2 pontos, depois 1 ponto sem fazer, puxe 1 ponto em cada 1 dos 3 pontos seguintes *. Repita de * a *; 1 ponto alto tunisiano no ponto sem fazer da 3° carreira. Na 8° carreira grená: 1 correntinha, remate 1x2 pontos, * 1 correntinha, remate 3 vezes cada vez 2 pontos, 1 correntinha, remate 1x2 pontos *. Repita de * a *; remate os 2 últimos pontos. A partir da 9° carreira, trabalhe de acordo com o gráfico. Em todas as carreiras do direito, no lugar em que a cor correspondente não estiver assinalada, pule esse ponto; na carreira do avesso, faça 1 correntinha nesse lugar, na carreira seguinte do direito, faça sempre nesse lugar 1 ponto alto tunisiano. Repita da 1° à 36° carreiras (Veja também o tópico 87 - Ponto alto tunisiano).

Gráfico do ponto de base

Apresentamos apenas as carreiras do direito. No avesso trabalhe de acordo com o ponto de base.
1 motivo = 6 pontos;
Seta indica o último ponto;
U invertido = 1 ponto feito na alça do ponto da carreira anterior;
T = 1 ponto alto tunisiano.

Ponto de Barra: pontos altos tunisiano. Inicie pelo avesso, cada carreira começa após 1 correntinha para virar no ° ponto e termina no último ponto.
Amostra: 22 pontos e 32 carreiras (=16 carreiras duplas) = 10 cm.

Como fazer as costas do casaco feminino em crochê tunisiano com motivo geométrico:
Monte 116 (128) correntinhas, mais 1 para virar, na agulha número 3,5 com a lã branca, e trabalhe 4 cm em ponto de barra. Continue com a agulha de crochê tunisiano em ponto de base de acordo com o gráfico. A 7 cm de altura, diminua de cada lado, 1x1 ponto e, a cada 7 carreiras duplas, mais 5x1 ponto = 103 (115) pontos. Continue reto. A 50 cm de altura, diminua para as cavas, de cada lado, a cada carreira dupla, 2x6 pontos. Para isso, no início da carreira, passe sobre os pontos com pontos baixíssimos; no final da carreira, deixe esses pontos sem fazer = 79 (91) pontos. Na 3° carreira dupla, aumente de cada lado, 1x1 ponto e, a cada 6 carreiras duplas, 5x1 ponto = 91 (103) pontos. A 69 (70) cm de altura, deixe sem fazer para o decote os 24 pontos centrais e diminua, de cada lado dos mesmos, a cada carreira dupla, 1x3, 2x2 pontos. Ao mesmo tempo, a 70 (71) cm de altura, diminua para os ombros, a cada carreira dupla, 3x9 (11) pontos.

Como fazer a frente esquerda do casaco feminino em crochê tunisiano com motivo geométrico:
Monte 56 (62) correntinhas, mais 1 para virar, na agulha número 3,6 com a lã branca, e trabalhe 4 cm em ponto de barra. Continue com a agulha de crochê tunisiano em ponto de base, de acordo com o gráfico. Faça a costura lateral, a cava a o ombro como nas costas. Na borda da frente, até 47 (48) cm de altura, trabalhe reto. Diminua 1x1 ponto, e depois, 16x1 ponto a cada 2 e 3 carreiras duplas, alternadas.

Como fazer a frente direita do casaco feminino em crochê tunisiano com motivo geométrico:

Molde reduzido do casaco feminino em crochê tunisiano com motivo geométrico:

Molde reduzido: metade das costas, frente esquerda e metade da manga.

Como fazer a manga do casaco feminino em crochê tunisiano com motivo geométrico:
Monte 80 (86) correntinhas, mais 1 para virar, na agulha número 3,5 com a lã branca e trabalhe 6 cm em ponto de barra. Continue reto com a agulha de crochê tunisiano em ponto de base, de acordo com o gráfico. A 50 cm de altura. Remate os pontos.

Como fazer o acabamento do casaco feminino em crochê tunisiano com motivo geométrico:
Estique as partes, cubra-as com um pano úmido e deixe secar. Feche as costuras. Remate as bordas com pontos baixos: faça com a lã branca 100 (102) pontos nas partes retas da frente, 54 pontos no decote da frente e 40 pontos no decote das costas. Trabalhe 4 cm em ponto de barra. A 2 cm de altura, faça as casas sobre 3 pontos: a 1° a 5 (6) cm da borda inferior direita; as outras 4, com intervalo de 8 cm. Pregue os botões.