sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Casaco feminino de tricô em listras verticais.

Casaco feminino de tricô em listras verticais.

Receita casaco feminino de tricô em listras verticais. Passo a passo casaco feminino de tricô em listras verticais.
O casaco é executado em ponto musgo. As listras verticais são formadas por cordões de pontos meia. A gola e a tira de contorno são executadas com agulha circular.
Tamanhos: manequins 44 e 48. Entre parênteses, o manequim 48.

Material:
900 g (1 kg) de lã bege;
1 par de agulhas de tricô número 4;
1 par de agulhas de tricô número 5;
1 agulha circular número 4 de 70 cm de comprimento;
5 botões.

Ponto de Base I: Na 1° carreira (direito): pontos meia. Na 2° carreira (avesso): pontos tricô. Na 3° carreira: ponto de borda, * 1 ponto meia, 4 pontos tricô *. Repita de * a *; no fim da carreira, 1 ponto meia, ponto de borda. Na 4° carreira: pontos tricô. Na 5° carreira: pontos meia. Na 6° carreira: ponto de borda, * 1 ponto tricô, 4 pontos meia *. Repita de * a *; no fim da carreira, 1 ponto tricô, ponto de borda. Repita da 1° à 6° carreiras.

Ponto de Base II: pontos musgo (direito e avesso = pontos tricô).
Ponto da Pala: Na 1° carreira (direito): ponto de borda, * 1 ponto meia, 4 pontos tricô *. Repita de * a *; no fim da carreira, 1 ponto meia, 1 ponto de borda. Na 2° carreira e todas as carreiras seguintes: trabalhe os pontos como se apresentam.

Ponto de Barra: 1 ponto meia, e 1 ponto tricô alternados.
Amostra I: 17 pontos e 28 carreiras = 10 cm.
Amostra II: 19 pontos e 39 carreiras = 10 cm.

Como fazer as costas do casaco feminino de tricô em listras verticais:
Monte 74 (81) pontos nas agulhas número 4 e trabalhe 12 cm em ponto de barra. Continue com as agulhas número 5 em ponto de base I, distribuindo 12 aumentos na 1° carreira = 86 (93) pontos. Inicie o motivo na 3° carreira, após o ponto de borda, com 4 pontos tricô. A 36 cm de altura, diminua para as cavas, de cada lado, a cada 2 carreiras, 1x3, 2x2, 4x1 ponto = 64 (71) pontos. Continue reto. A 45 cm de altura, faça a pala. A 56 (57) cm de altura, diminua para os ombros, de cada lado, a cada 2 carreiras, 3x6 (7) pontos. Ao mesmo tempo, remate para o decote os 18 (19) pontos centrais de uma só vez e diminua, de cada lado desse remate, a cada 2 carreiras, 1x3,1x2 pontos.

Como fazer a frente direita do casaco feminino de tricô em listras verticais:
Monte 34 (37) pontos nas agulhas número 4 e trabalhe 12 cm em ponto de barra. Continue com as agulhas número 5 em ponto de base I, distribuindo 6 aumentos na 1° carreira = 40 (43) pontos. Inicie o motivo na 3° carreira, após o ponto de borda, com 3 pontos tricô. Faça a costura lateral, a cava e o ombro como nas costas. Na borda da frente, trabalhe reto. A 40 cm de altura, diminua 1x1 ponto; depois, diminua a cada 4 e 6 carreiras alternadas, 10x1 ponto. Ao mesmo tempo, faça o motivo da pala como nas costas.

Como fazer a frente esquerda do casaco feminino de tricô em listras verticais:
Inverta as explicações dadas para a frente direita.

Molde reduzido do casaco feminino de tricô em listras verticais:

Molde reduzido: metade das costas, frente direita e metade da manga do casaco, para os manequins 44 e 48.

Como fazer a manga do casaco feminino de tricô em listras verticais:
Monte 43 (48) pontos nas agulhas número 4 e trabalhe 8 cm em ponto de barra. Continue com as agulhas número 5 em ponto de base I, aumentando a cada 10 e 12 carreiras alternadas, 9x1 ponto = 61 (66) pontos. A 45 (46) cm de altura, diminua para a curva superior, de cada lado, a cada 2 carreiras, 1x3 (4), 3x2, 9x1, 3x2, 1x3 pontos. Remate os 7 (10) pontos restantes de uma só vez. Ao mesmo tempo, a 47 (48) cm de altura, inicie o motivo da pala.

Como fazer a tira de contorno e a gola - lado direito do casaco feminino de tricô em listras verticais:
A gola e a tira de contorno são executadas com agulha circular. Inicie na borda da frente. Monte 105 pontos na agulha circular e trabalhe reto em ponto de base II, com ponto de borda. A 2 cm de altura, faça as casas sobre 4 pontos: a 1°, a 2 cm da borda inferior, a 2°, após 5 cm; as outras 3, com 7,5 cm de intervalo. A 4 cm de altura, remate 75 pontos a partir da borda inferior. Continue diminuindo desse lado, a cada 10 carreiras (a cada 10 e 12 carreiras, alternadas), 8x1 ponto. Trabalhe reto com os 22 pontos restantes. A 32 (33) cm de altura, deixe os pontos à espera.

Como fazer a tira de contorno e a gola - lado esquerdo do casaco feminino de tricô em listras verticais:
Inverta as explicações dadas para o lado direito, com exceção das casas.

Como fazer o acabamento do casaco feminino de tricô em listras verticais:
Feche as costuras. Junte as duas parte da gola com pontos de malha. Pregue as tiras de contorno e a gola. Pregue os botões.