segunda-feira, 18 de julho de 2016

Casaco feminino de tricô em ponto cruzado.

Casaco feminino de tricô em ponto cruzado.

Receita casaco feminino de tricô em ponto cruzado. Passo a passo casaco feminino de tricô em ponto cruzado.
Tamanhos: manequins 44 e 48. Entre parênteses, o manequim 48.

Material:
1,200 (1,300) kg de lã mescla azul-cinza;
1 par de agulhas de tricô número 6;
1 par de agulhas de tricô número 7;
11 botões.

Ponto de Base: ponto cruzado (veja como fazer no tópico 73 - Ponto cruzado).
Amostra: 20 pontos e 15 carreiras = 10 cm.

Como fazer as costas do casaco feminino de tricô em ponto cruzado:
Monte 108 (116) pontos nas agulhas número 6 e trabalhe 4 cm em ponto de barra. Faça a última carreira do avesso somente em pontos tricô. Continue com as agulhas número 7 em ponto de base, diminua de cada lado, a cada 10 carreiras, 4x1 ponto = 100 (108) pontos. Prossiga reto. A 48 (49) cm de altura, diminua para as cavas, de cada lado, a cada 2 carreiras, 1x4(6), 2x2, 2x1 ponto = 80 (84) pontos. Continue reto. A 68 (70) cm de altura, diminua para os ombros, de cada lado, a cada 2 carreiras, 2x10 (11) pontos. Ao mesmo tempo, deixe em suspenso os 30 pontos centrais do decote e, de cada lado dos mesmos, diminua a cada 2 carreiras, 1x3, 1x2 pontos.

Como fazer a frente direita do casaco feminino de tricô em ponto cruzado:
Monte 60 (64) pontos nas agulhas número 6 e trabalhe em ponto de barra com ponto de borda na borda da frente. A 2 (3) cm de altura, faça a 1° casa do 5° ao 8° pontos a partir da borda. Faça mais 8 casas com intervalo de 8 cm entre elas. Continue trabalhando os 10 pontos da borda em pontos de barra até o fim. A 4 cm de altura, em uma carreira do avesso, trabalhe sobre os 50 (54) pontos em tricô e depois prossiga em ponto de base. Faça a costura lateral e a cava como nas costas. Ao mesmo tempo, para a abertura do bolso, a 20 cm de altura, trabalhe 20 pontos a partir da borda da frente e deixe os próximos 32 pontos em suspenso. No lugar destes, monte 32 novos pontos e continue trabalhando até o fim da carreira. A 59 (61) cm de altura, deixe em suspenso os 10 pontos da borda e os 4 pontos seguintes, diminua para o decote, a cada 2 carreiras, 1x4, 1x3, 2x2, 1x1 ponto. Faça o ombro como nas costas. Com as agulhas número 6, retome os pontos em suspenso para o bolso e trabalhe 4 cm em ponto de barra com ponto de borda. Remate os pontos.

Molde reduzido do casaco feminino de tricô em ponto cruzado:

Molde reduzido: metade das costas, frente direita e metade da manga.

Como fazer a frente esquerda do casaco feminino de tricô em ponto cruzado:
Inverta as explicações dadas para a frente direita.

Como fazer a manga do casaco feminino de tricô em ponto cruzado:
Monte 72 (80) pontos nas agulhas número 6 e trabalhe 10 cm em ponto de barra. Na última carreira do avesso. Trabalhe somente em pontos tricô. Continue reto com as agulhas número 7 em ponto de base. A 51 cm de altura, diminua para a cava, de cada lado, a cada 2 carreiras, 1x5 (6), 3x3, 2x2, 3x3, 1x5(6) pontos. Remate os 8 (12) pontos restantes de uma só vez.

Como fazer o acabamento do casaco feminino de tricô em ponto cruzado:
Feche as costuras dos ombros. Com as agulhas número 6, retome os 14 pontos em suspenso em cada borda da frente, levante 39 pontos de cada lado do decote da frente e, entre eles, coloque os pontos em suspenso do decote das costas = 136 pontos. Trabalhe 7 cm em ponto de barra com ponto de borda. Depois, na borda direita, faça 1 casa do 3° ao 6° pontos. Continue reto. A 21 cm de altura faça a última casa no fim de uma carreira, do 6° ao 3° pontos. Continue reto. A 28 cm de altura, remate os pontos. Costure as laterais da borda do bolso e faça o bolso interno em tecido. Feche as demais costuras. Na parte inferior das mangas, costure 10 cm pelo direito, para virar o punho. Pregue os botões.