sexta-feira, 1 de julho de 2016

Casaco feminino de tricô em ponto aberto.

Casaco feminino de tricô em ponto aberto.

Receita casaco feminino de tricô em ponto aberto. Passo a passo casaco feminino de tricô em ponto aberto.
O motivo aberto do casaco é executado com pontos cruzados.
Tamanhos: manequins 44 e 48. Entre parênteses, o manequim 48.

Material:
350 (400) g de lã acrílica preta;
1 par de agulhas de tricô número 3;
1 par de agulhas de tricô número 3,5;
1 agulha circular número 3 de 1,20 m de comprimento.

Ponto de Base: veja o tópico 63 - Motivo aberto com pontos cruzados.
Ponto de Barra: pontos musgo, (direito e avesso = pontos tricô). Sendo 2 carreiras = 1 cordão.
Amostra: 28 pontos e 30 carreiras = 10 cm.

Como fazer as costas do casaco feminino de tricô em ponto aberto:
Monte 154 (162) pontos nas agulhas número 3 e trabalhe 3 cm em ponto de barra. Prossiga com as agulhas número 3,5 em ponto de base. A 5 cm de altura, diminua de cada lado, 1x1 ponto e, a cada 10 carreiras, 5x1 ponto = 142 (150) pontos. Devido às diminuições, as bordas ficam com menos pontos cruzados. A 44 cm de altura, diminua para as cavas, de cada lado, a cada 2 carreiras, 2x7 pontos = 114 (122) pontos. Continue reto. A 64 (65) cm, remate os 36 pontos centrais de uma só vez e diminua, de cada lado desse remate, a cada 2 carreiras, 3x2 pontos. Remate os 33 (37) pontos de cada lado dos ombros.

Como fazer a frente esquerda do casaco feminino de tricô em ponto aberto:
Monte 70 (74) pontos nas agulhas número 3 e trabalhe 3 cm em ponto de barra. Continue com as agulhas número 3,5 em ponto de base. Faça o lado, a cava e o ombro como nas costas. Ao mesmo tempo, a 15 cm de altura, deixe em suspenso do 9° ao 56° pontos para o bolso. Monte 48 pontos separadamente, trabalhe 4 carreiras em ponto de barra e 13 cm em ponto de base. Depois, inclua esses pontos no trabalho. Faça a borda da frente reta até completar 45 (47) cm de altura. A seguir, diminua para o viés do decote, 1x1 ponto; depois, a cada 2 carreiras, 3x1 ponto e, a cada 4 carreiras, 13x1 ponto. Retome os pontos em suspenso do bolso com as agulhas número 3 e trabalhe 3 cm em ponto de barra.

Como fazer a frente direita do casaco feminino de tricô em ponto aberto:

Molde reduzido do casaco feminino de tricô em ponto aberto:

Molde reduzido: metade das costas, frente esquerda e metade da manga do casaco, para os manequins 44 e 48. Entre parênteses, as indicações para o tamanho maior.

Como fazer a manga do casaco feminino de tricô em ponto aberto:
Monte 82 (98) pontos nas agulhas número 3 e trabalhe 3 cm em ponto de barra. Prossiga com as agulhas número 3,5 em ponto de base, aumente de cada lado, a cada 4 carreiras, 8x1 ponto = 98 (114) pontos. A 15 cm, diminua para a curva superior, de cada lado, a cada 2 carreiras, 2x7, 14(16)x2 pontos. Remate os 14 (22) pontos restantes de uma só vez.

Como fazer a tira de contorno do casaco feminino de tricô em ponto aberto:
Monte 414 (426) pontos na agulha circular e trabalhe 3 cm em ponto de barra, em carreiras abertas. Remate os pontos em uma carreira do avesso.

Como fazer o acabamento do casaco feminino de tricô em ponto aberto:
Estique as partes, cubra-as com um pano úmido e deixe secar naturalmente. Feche as costuras. Pregue os bolsos e as tiras de contorno. Nas bordas da frente e no decote das costas, pregue a tira de contorno na carreira de montagem, junto aos pontos de borda.