segunda-feira, 27 de junho de 2016

Casaco feminino de tricô em ponto de trança com cinto.

Casaco feminino de tricô em ponto de trança com cinto.

Passo a passo casaco feminino de tricô em ponto de trança com cinto. Receita casaco feminino de tricô em ponto de trança com cinto.
Tamanhos: manequins 44 e 48. Entre parênteses, o manequim 48.

Material:
700 (750) g de lã branca;
1 par de agulhas de tricô número 2,5 e
1 par de agulhas de tricô número 3.

Ponto de Base (Trança): 1° carreira (direito): ponto de borda, * sobre 8 pontos, aumente 4 pontos para a trança, trabalhando da seguinte maneira: em pontos alternados, faça 1 ponto meia torcido e, 1 ponto meia sobre o mesmo ponto; nos pontos que se intercalam aos aumentados, trabalhe em pontos meia; em seguida, faça 6 (7) pontos tricô *. Repita de * a *; ponto de borda. Na 2° carreira e todas as carreiras do avesso: ponto de borda, * 6 (7) pontos meia, 12 pontos tricô *. Repita de * a *; ponto de borda. Na 3° carreira: ponto de borda, * coloque 4 pontos em 1 agulha auxiliar na frente do trabalho, trabalhe os 4 pontos seguintes em meia, 4 pontos meia, 6 (7) pontos tricô *. Repita de * a *; ponto de borda. Da 5° à 7° carreiras: trabalhe os pontos como se apresentam. Na 9° carreira: ponto de borda, * 4 pontos meia, coloque os 4 pontos seguintes em 1 agulha auxiliar atrás do trabalho, trabalhe os 4 pontos seguintes em meia, e os pontos da agulha auxiliar também em meia, 6 (7) pontos tricô *. Repita de * a *; ponto de borda. Na 11° e 13° carreiras: trabalhe os pontos como se apresentam. Repita da 3° à 14° carreiras.

Ponto de Barra I: 2 pontos meia, e 2 pontos tricô, alternados.
Ponto de Barra II: 1 ponto meia, e 1 ponto tricô, alternados.
Amostra: 36 pontos e 38 carreiras = 10 cm.

Como fazer as costas do casaco feminino de tricô em ponto de trança com cinto:
Monte 156 (172) pontos nas agulhas número 2,5 e trabalhe 4 cm em ponto de barra I. Continue com as agulhas número 3 em ponto de base, distribuindo assim os pontos da 1° carreira: ponto de borda, 3 pontos tricô, repita 10 vezes de * a * da 1 ° carreira do ponto de base; depois, 8 + 4 pontos para a trança, 3 (6) pontos tricô, ponto de borda = 200 (216) pontos. Continue reto. A 17 cm de altura, na tira inicial da borda e em cada tira de pontos tricô, trabalhe os 2 últimos pontos juntos em tricô = 189 (204) pontos. Continue reto. A 30 cm de altura, em cada tira de pontos tricô e na tira da borda (em cada tira de pontos tricô), trabalhe os 2 primeiros pontos juntos em tricô = 178 (192) pontos. Continue reto. A 50 (49) cm de altura, diminua para as cavas, de cada lado, a cada 2 carreiras, 1x4(6), 2x3, 4x2, 4(5)x1 ponto = 134 (142) pontos. Continue reto. A 70 cm de altura, diminua para os ombros, de cada lado, a cada 2 carreiras, 2x9, 2x10 (2x10, 2x11) pontos. Ao mesmo tempo, remate para o decote os 48 pontos centrais de uma só vez e diminua, de cada lado desse remate, a cada 2 carreiras, 2x2, 1x1 ponto.

Como fazer a frente esquerda do casaco feminino de tricô em ponto de trança com cinto:
Monte 72 (82) pontos nas agulhas número 2,5 e trabalhe 4 cm em ponto de barra I. Continue com as agulhas número 3 em ponto de base, distribuindo os pontos da 1° carreira como nas costas, a partir da costura lateral = 92 (102) pontos. Faça as diminuições internas, na cava e no ombro, como nas costas. Na borda da frente, trabalhe reto. A 50 cm de altura, diminua para o decote, 1x2 pontos e, a cada 4 carreiras, 20 (21)x1 ponto.

Como fazer a frente direita do casaco feminino de tricô em ponto de trança com cinto:

Como fazer a manga do casaco feminino de tricô em ponto de trança com cinto:
Monte 64 (69) pontos nas agulhas número 2,5 e trabalhe 4 cm em ponto de barra I. Continue com as agulhas número 3 em ponto de base, distribuindo assim os pontos da 1° carreira: ponto de borda, 6 (7) pontos tricô, repita 4 vezes de * a * da 1° carreira do ponto de base; ponto de borda = 80 (85) pontos. A cada 4 e 6 carreiras alternadas, aumente 25 (28)x1 ponto = 130 (141) pontos. A 45 cm de altura, diminua para a curva superior, de cada lado, a cada 2 carreiras, 1x4(5), 2(3)x3, 19(17)x2, 2(3)x3, 1x4(5) pontos. Remate os 14 (17) pontos restantes de uma só vez.

Molde reduzido do casaco feminino de tricô em ponto de trança com cinto:

Molde reduzido: metade das costas, frente esquerda e metade da manga do casaco, para os manequins 44 e 48.

Como fazer a tira de contorno e a gola do casaco feminino de tricô em ponto de trança com cinto:
Monte 22 pontos nas agulhas número 2,5 e trabalhe reto em ponto de barra II, com ponto de borda. A 44 cm de altura, no 3° ponto meia a partir da borda direita, faça 1 ponto meia, 1 ponto tricô, 1 ponto meia. Repita esses aumentos, a cada 4 carreiras, mais 11 vezes. Ao mesmo tempo, na borda esquerda, aumente a cada 2 carreiras, 28x1 ponto = 74 pontos. A 70 cm de altura, trabalhe com carreiras interrompidas: * a partir da borda direita, faça sempre 1 carreira no direito e no avesso sobre 60 pontos; depois, trabalhe 4 carreiras sobre todos os pontos *. Repita de * a * mais 9 vezes. Deixe os pontos à espera e faça a outra parte da tira, invertendo as explicações. Em seguida, junte as 2 partes com pontos de malha (veja o tópico 26 - Costura invisível em ponto meia ou malha).

Como fazer o cinto do casaco feminino de tricô em ponto de trança com cinto:
Monte 17 pontos nas agulhas número 2,5 e trabalhe reto em ponto de barra II, com ponto de borda, durante 1,30 m. Remate os pontos.

Como fazer o acabamento do casaco feminino de tricô em ponto de trança com cinto:
Estique as partes, cubra-as com um pano úmido e deixe secar. Feche as costuras. Pregue as tiras de contorno e gola.