sexta-feira, 3 de junho de 2016

Casaco feminino de tricô com tranças.

Casaco feminino de tricô com tranças.

Receita casaco feminino de tricô com tranças. Passo a passo casaco feminino de tricô com tranças.
As tranças dos bolsos acompanham as tranças da frente.

Material:
1,200 (1,300) kg de lã branca;
1 par de agulhas de tricô número 7;
4 botões grandes.

Ponto de Base: 1° carreira (direito): 1 ponto de borda, 1 ponto tricô, * 1 ponto levantado em tricô com o fio atrás do trabalho, 2 pontos tricô *. No fim da carreira, 1 ponto tricô, 1 ponto de borda. Na 2° carreira (avesso): 1 ponto de borda, 1 ponto meia, * 1 ponto tricô, 2 pontos meia *. No fim da carreira, 1 ponto meia, 1 ponto de borda.

Ponto de Trança: (veja como executá-la no tópico 43 - Como fazer tranças de tipo corrente).
Amostra: 18 pontos e 22 carreiras = 10 cm.

Como fazer as costas do casaco feminino de tricô com tranças:
Monte 91 (97) pontos e trabalhe 5 cm em ponto de barra. Em seguida, trabalhe, a partir da borda, 26 (29) pontos em ponto de base, 9 pontos da trança, 29 pontos em ponto de base, 9 pontos da trança, 26 (29) pontos em ponto de base = 99 (105) pontos. Prossiga diminuindo, de cada lado, a cada 8 carreiras, 3x1 ponto = 93 (99) pontos. Continue reto. A 49 cm, diminua para as cavas, de cada lado, a cada 2 carreiras, 1x3, 2x2, 2(3)x1 ponto = 75 (79) pontos. Continue reto. A 68 (69) cm, diminua para os ombros, a cada 2 carreiras, 2x8, 1x9 (3x9) pontos. Ao mesmo tempo, remate para o decote os 17 pontos centrais e diminua, de cada lado desse remate, a cada 2 carreiras, 2x2 pontos.

Como fazer a frente direita do casaco feminino de tricô com tranças:
Monte 52 (55) pontos e trabalhe 8 pontos em tricô, 1 ponto levantado em tricô e, os 43 (46) pontos restantes, em ponto de barra por 5 cm. Depois, divida os 56 (59) pontos a partir da borda lateral, como nas costas, e trabalhe esses pontos em ponto de base e em ponto de trança. Faça o lado, a cava e o ombro como nas costas. A 9 cm, faça as casas: a 1 °, sobre o 4° e o 6° ponto; as outras 3, com 12 cm de intervalo. Para o decote, a 45 cm, diminua 1 ponto e trabalhe o último ponto da tira de contorno com o ponto de base seguinte em ponto meia. Repita essa diminuição, a cada 6 carreiras, mais 7 vezes. Após as diminuições do ombro, trabalhe reto os 8 pontos da tira por mais 7 cm e deixe-os à espera.

Detalhe do casaco feminino de tricô com tranças:

As tranças dos bolsos acompanham as tranças da frente.
Detalhe da trança, do bolso e do lado esquerdo do casaco feminino de tricô com tranças.

Como fazer a frente esquerda do casaco feminino de tricô com tranças:
Inverta as explicações dadas para a frente direita, com exceção das casas.

Como fazer a manga do casaco feminino de tricô com tranças:
Monte 51 (57) pontos e trabalhe 12 cm em ponto de barra. Em seguida, trabalhe 23 (26) pontos em ponto de base, 9 pontos da trança, 23 (26) pontos em ponto de base = 56 (61) pontos. Continue aumentando, de cada lado, a cada 10 carreiras, 7x1 ponto = 69 (75) pontos. A 49 cm, diminua para a curva superior da manga, de cada lado, a cada 2 carreiras, 2x3, 3x2, 5(7)x1, 2x2, 2x4 pontos. Remate os 11 (13) pontos restantes de uma só vez.

Como fazer o bolso do casaco feminino de tricô com tranças:
Monte 30 pontos e trabalhe 5 pontos em ponto de base, 9 pontos da trança, 20 pontos em ponto de base, durante 13 cm, diminua 4 pontos na última carreira da trança. Depois, trabalhe mais 5 cm em ponto de barra e remate os pontos.

Como fazer o acabamento do casaco feminino de tricô com tranças:
Feche as costuras. Una as tiras de contorno e pregue-as no decote das costas. Pregue os bolsos e os botões.

Molde reduzido do casaco feminino de tricô com tranças:

Molde reduzido: metade das costas, da frente e da manga.