quarta-feira, 8 de junho de 2016

Casaco feminino de tricô com pala em ponto de nós.

Casaco feminino de tricô com pala em ponto de nós.

Receita do casaco feminino de tricô com pala em ponto de nós. Passo a passo casaco feminino de tricô com pala em ponto de nós.

Material:
400 (450) g de lã azul-turquesa;
50 g de lã verde-escura;
1 par de agulhas de tricô número 3;
1 par de agulhas de tricô número 3,5;
5 botões.

Ponto de base: 1° carreira (direito): 1 ponto de borda; * 2 pontos tricô, 1 ponto meia*. Repita de * a*. No fim da carreira, 2 pontos tricô e 1 ponto de borda. 2° carreira (avesso): 1 ponto de borda, * 2 pontos meia, 1 ponto tricô *. Repita de * a *. No fim da carreira, 2 pontos meia e 1 ponto de borda. Repita a 1° e a 2° carreiras, continuamente.

Ponto de Nós: (veja como executá-lo no tópico 48 - Ponto de Nó (2° Forma de Fazer)).
Ponto de Barra: 1 ponto meia e, 1 ponto tricô.
Amostra: 24 pontos e 36 carreiras = 10 cm.

Como fazer as costas do casaco feminino de tricô com pala em ponto de nós:
Monte 115 (124) pontos nas agulhas número 3, com lã verde-escura, e trabalhe 3 carreiras em ponto de barra. Prossiga com as agulhas número 3,5 e a lã azul-turquesa, executando 5 carreiras em pontos de nós. Faça a 6° carreira do ponto de nós e as 3 carreiras seguintes de ponto de base em verde-escuro. Continue com a lã azul-turquesa em ponto de base. A 31 (32) cm de altura, diminua para as cavas, de cada lado, a cada 2 carreiras, 1x3, 3x2, 5x1 ponto = 87 (96) pontos. Continue reto. A 50 (52) cm de altura, diminua para os ombros, a cada 2 carreiras, 2x7, 2x6 (1x8, 3x7) pontos. Ao mesmo tempo, remate para o decote os 25 (28) pontos centrais de uma só vez e diminua, de cada lado desse remate, a cada 2 carreiras, 2x2, 1x1 ponto.

Como fazer a frente esquerda do casaco feminino de tricô com pala em ponto de nós:
Monte 52 (58) pontos nas agulhas número 3, com a lã verde-escura e trabalhe a borda de nós como nas costas. Prossiga com a lã azul-turquesa em ponto de base, fazendo o lado, a cava e o ombro como nas costas. A 24 cm de altura, faça 1 nó no lugar do 1° ponto meia, a partir da borda da frente. Depois, a cada 6 carreiras, trabalhe 1 nó a mais no ponto meia seguinte, até terminarem todos os pontos meia do ponto de base. A 44 (46) cm de altura, diminua para o decote, a cada 2 carreiras, 1x4, 2(3)x2, 4(5)x1 ponto.

Como fazer a frente direita do casaco feminino de tricô com pala em ponto de nós:

Molde reduzido do casaco feminino de tricô com pala em ponto de nós:

Molde reduzido: metade das costas, frente esquerda e metade da manga.

Como fazer a manga do casaco feminino de tricô com pala em ponto de nós:
Monte 61 (67) pontos nas agulhas número 3 com a lã verde-escura e faça a borda de nós como nas costas. Prossiga com a lã azul-turquesa em ponto de base, aumente de cada lado, a cada 12 (10) carreiras, 12 (14)x1 ponto = 85 (95) pontos. A 45 cm de altura, diminua para a cava, de cada lado, a cada 2 carreiras, 1x3, 4x2, 13 (15)x1, 4x2, 1x3(4) pontos. Remate os 15(19) pontos restantes de uma só vez. Ao mesmo tempo, a 45 cm de altura, faça 1 nó no lugar do ponto meia central. Depois, a cada 6 carreiras faça 1 nó a mais de cada lado, até terminarem todos os pontos meia do ponto de base.

Como fazer a tira de contorno do casaco feminino de tricô com pala em ponto de nós:
Para o lado direito, monte 123 (129) pontos nas agulhas número 3 com a lã verde-escura e trabalhe, em ponto de barra com 1 ponto de borda, 3 carreiras em verde-escuro, 6 carreiras em azul-turquesa e 3 carreiras em verde-escuro. Na 3° carreira azul-turquesa, faça as casas sobre 4 pontos: a 1°, a 2 cm da borda direita; as outras 4, com 7,5 (8) cm de intervalo. Remate a tira com a lã verde-escura. Faça o lado esquerdo do mesmo modo, sem as casas.

Como fazer o acabamento do casaco feminino de tricô com pala em ponto de nós:
Feche as costuras. Levante 93 (99) pontos no decote com as agulhas número 3, em verde-escuro, e trabalhe 3 carreiras em ponto de barra. Remate os pontos. A seguir, pregue as tiras de contorno nas bordas da frente. Pregue os botões.