sexta-feira, 17 de junho de 2016

Casaco feminino aberto de tricô com contorno aplicado.

Casaco feminino aberto de tricô com contorno aplicado.

Passo a passo casaco feminino aberto de tricô com contorno aplicado. Receita casaco feminino aberto de tricô com contorno aplicado.
Tamanhos: manequins 46 e 50. Entre parênteses, o manequim 50.

Material:
500 (550) g de lã cinza;
50 g de lã branca;
1 par de agulhas de tricô número 3;
1 agulha circular número 3 de 1,20 m de comprimento.

Ponto de Base: pontos meia (direito = pontos meia.; avesso = pontos tricô).
Amostra: 28 pontos e 40 carreiras = 10 cm.

Como fazer as costas do casaco feminino aberto de tricô com contorno aplicado:
Monte 146 (158) pontos com a lã cinza e trabalhe em ponto de base. A 3 cm de altura, faça 1 carreira em pontos tricô do lado direito do trabalho, para marcar o lugar da dobra. Prossiga em ponto de base. A 10 cm de altura, diminua 1 ponto de cada lado. Em seguida, diminua de cada lado, a cada 10 carreiras, 7x1 ponto = 130 (142) pontos. Trabalhe reto, aumentando de cada lado, a cada 12 carreiras, 6x1 ponto = 142 (154) pontos. A 51 cm de altura, diminua para as cavas, de ambos os lados, a cada 2 carreiras, 2x3, 2x2, 5x1 ponto e, a cada 4 carreiras, 2x1 ponto = 108 (120) pontos. Prossiga reto. (Para o manequim 50, diminua ainda, a cada 8 carreiras, 6x1 ponto = 108 pontos). A 70 (71) cm de altura, remate para os ombros, a cada 2 carreiras, 1x3, 5x4 pontos. Ao mesmo tempo, remate para o decote, os 46 pontos centrais de uma só vez e diminua, de ambos os lados, a cada 2 carreiras, 3x2, 2x1 ponto.

Como fazer a frente direita do casaco feminino aberto de tricô com contorno aplicado:
Monte 53 (59) pontos com a lã cinza e trabalhe em ponto de base. A 3 cm de altura, trabalhe uma carreira em pontos tricô, para a dobra. Prossiga em ponto de base. Faça o lado, a cava e o ombro como nas costas. Ao mesmo tempo, a 48 cm de altura, forme a pença com carreiras encurtadas: no fim da carreira de ida, não trabalhe os últimos 5 (4) pontos; depois, a cada 2 carreiras, deixe de trabalhar mais 5x5 (5x4, 2x5) pontos. Vire sempre com 1 laçada (veja o tópico 54 - Como executar carreiras encurtadas). Trabalhe com todos os pontos até o fim da carreira, trabalhando a laçada junto com o ponto seguinte em ponto torcido. Ao mesmo tempo, a 50 (51) cm de altura, para o decote, diminua 1 ponto na borda direita e, a cada 10 carreiras, 10x1 ponto.

Detalhe do casaco feminino aberto de tricô com contorno aplicado:

Detalhe da tirade contorno aplicado.

Como fazer a frente esquerda do casaco feminino aberto de tricô com contorno aplicado:
Inverta as explicações dadas para a frente direita.

Como fazer as mangas do casaco feminino aberto de tricô com contorno aplicado:
Monte 62 (72) pontos com a lã cinza e trabalhe 7 cm em ponto de barra. Faça mais 1 cm em ponto de barra com a lã branca. Prossiga em cinza, com o ponto de base, aumente de cada lado, a cada 6 e 8 carreiras alternadas, 20x1 ponto = 102(112) pontos. A 46 cm de altura, diminua para as cavas, de ambos os lados, a cada 2 carreiras, 2x3(4), 6x2, 12x1, 6x2, 2x3(4) pontos. Remate os 6 (8) pontos restantes de uma só vez.

Como fazer a tira de contorno do casaco feminino aberto de tricô com contorno aplicado:
Monte 551 (557) pontos na agulha circular com a lã branca e trabalhe 3 carreiras em ponto de barra, mais 8 carreiras cinzas. Faça o remate em corrente, trabalhando 2 pontos meia juntos.

Como fazer o acabamento do casaco feminino aberto de tricô com contorno aplicado:
Estique as partes e passe-as com um pano úmido. Feche as costuras. Dobre as bainhas e costure-as pelo avesso. Pregue a tira de contorno pela carreira de montagem (veja o tópico 55 - Como aplicar tiras ao tricô).

Molde reduzido do casaco feminino aberto de tricô com contorno aplicado:

Metade das costas, frente direita e metade da manga.