quarta-feira, 11 de maio de 2016

Casaco xadrez de crochê.

Casaco xadrez de crochê.

Receita casaco feminino xadrez de crochê. Passo a passo casaco feminino xadrez de crochê.
As listras verticais são bordadas sobre o trabalho já pronto.
Tamanhos: manequins 44 e 48. Entre parênteses, o manequim 48.

Material:
500 (600) g de lã verde;
100 g de lã ferrugem;
100 g de lã branca;
1 agulha de crochê número 3,5.

Ponto de Base: 1° carreira (ida): no 3° ponto a partir da agulha, faça 4x1 ponto alto (1 em cada correntinha inicial); * com 1 correntinha, pule 1 ponto, faça 3 pontos altos, pule 1 ponto com 1 correntinha, faça 9 pontos altos *. Repita de * a *. No fim da carreira, faça 4 pontos altos. 2° carreira e as seguintes: faça 2 correntinhas para virar, começando no 1° ponto. Trabalhe em pontos altos e pule, com uma correntinha, as correntinhas anteriores, a carreira termina no último ponto alto.
Seqüência das Cores: 2 carreiras em verde, * 1 carreira em branco, 1 em verde, 1 em ferrugem e 5 em verde*. Repita de * a *.
Ponto de Barra: em pontos baixos. Comece por uma carreira de volta.
Amostra: 22 pontos e 11 carreiras = 10 cm.

Como fazer as costas do casaco feminino xadrez de crochê:
Monte 109 (117) pontos, mais 2 correntinhas para virar, com a lã verde, e trabalhe em ponto de base acompanhando a seqüência das cores. Nas bordas, de ambos os lados, faça 3 (7) pontos altos ao lado da última correntinha. A 8 cm de altura, diminua, de ambos os lados, 1 ponto e, a cada 4 carreiras, 5x1 ponto = 97 (105) pontos. A partir de 27 cm, aumente de ambos os lados, a cada 5 carreiras, 4x1 ponto = 105 (113) pontos. A 48 (47) cm, diminua para as cavas, de ambos os lados, a cada carreira, 1x5(6), 2x2, 4(5)x1 ponto = 79 (83) pontos. Prossiga reto. A 67 cm, para os ombros, diminua a cada carreira, 1x6, 2x7 (2x7, 1x8) pontos. Para o decote, a 68 cm, deixe sem trabalhar os 29 pontos centrais, e diminua de ambos os lados, a cada carreira, 1x3 e 1x2 pontos.

Como fazer a frente esquerda do casaco feminino xadrez de crochê:
Monte 44 (48) pontos, mais 2 correntinhas para virar, com a lã verde, e trabalhe em ponto de base acompanhando a seqüência das cores. Comece o ponto na borda lateral, como nas costas. Trabalhe o lado, a cava e o ombro como nas costas. A 15 cm de altura, deixe sem trabalhar do 6° ao 38° ponto contando da borda da frente. Para o fundo do bolso, monte 33 correntinhas, mais 2 para virar, em verde, e trabalhe 13 cm em ponto de base, incluindo-o no trabalho. Para a diagonal do decote, diminua, a 47 cm, 1 ponto e depois, a cada 3 carreiras, mais 8x1 ponto. Costure o fundo do bolso pelo avesso. Para a tira do bolso, faça 5 cm em ponto de barra e costure nas extremidades.

Detalhe do casaco feminino xadrez de crochê:

Como fazer a frente direita do casaco feminino xadrez de crochê:

Como fazer a manga do casaco feminino xadrez de crochê:
Monte 53 (55) pontos, mais 2 correntinhas para virar, com a lã verde, e trabalhe 5 cm em ponto de barra. Siga a seqüência das cores, em ponto de base, fazendo, nas extremidades, 3 (4) pontos altos ao lado da última correntinha. A partir de 5 cm, aumente, de cada lado, a cada 3 carreiras, 14x1 ponto = 81 (83) pontos. A 45 cm, diminua, para a curva superior da manga, a cada carreira, 1x5, 5x2, 3(4)x1, 5x2, 1x4 pontos = 17 pontos.

Como fazer o acabamento do casaco feminino xadrez de crochê:
Faça listras verticais, 1 em branco, 1 em ferrugem, passando um fio duplo através dos furos formados pelos pontos pulados (veja o tópico 109 - Listras verticais em trabalhos de crochê). Feche as costuras. Para a tira de contorno, pegue 198 (214) pontos na parte inferior, 102 pontos na borda da frente, 50 pontos na diagonal do decote, e 40 pontos no decote das costas e trabalhe 5 cm em pontos baixos, com a lã verde. Nos cantos, em cada carreira circular, faça 3 pontos baixos no ponto central da carreira anterior.

Molde reduzido do casaco feminino xadrez de crochê:
Molde reduzido: metade das costas, frente esquerda e metade da manga.