quarta-feira, 4 de maio de 2016

Casaco feminino estilo marinheiro.

Casaco feminino estilo marinheiro.

Receita casaco feminino de tricô em estilo marinheiro. Passo a passo casaco feminino de tricô em estilo marinheiro.
Tamanhos: manequins 44 e 48. Entre parênteses, o manequim 48.

Material:
650 (700) g de lã azul-marinha;
50 g de lã branca;
1 par de agulhas de tricô número 2;
1 par de agulhas de tricô número 2,5 e
3 botões.

Ponto de Base: ida = pontos meia; volta = pontos tricô.
Ponto de Barra: 1° carreira (avesso): 1 ponto de borda, * 3 pontos tricô, 2 pontos meia *. Repita de * a *. No fim da carreira, faça 3 pontos tricô e 1 ponto de borda. 2° carreira (direito): 1 ponto de borda, * 3 pontos meia, 2 pontos tricô *. Repita de * a *. No fim da carreira, faça 3 pontos meia e 1 ponto de borda. Repita a 1° e a 2° carreira continuamente.

Seqüência das Cores: 6 carreiras azul-marinhas e 6 carreiras brancas.
Amostra: 32 pontos e 42 carreiras = 10 cm.

Como fazer as costas do casaco feminino de tricô em estilo marinheiro:
Monte 180 (192) pontos nas agulhas número 2,5, com a lã azul-marinha e trabalhe reto em ponto de base. A 4 cm de altura, faça 1 carreira em pontos tricô pelo lado direito, para a dobra da bainha. Continue em ponto de base, executando 2 vezes a seqüência das cores. Prossiga com a lã azul-marinha. A 8 cm de altura, diminua de ambos os lados, 1x1 ponto e, a cada 17 carreiras, 9x1 ponto = 160 (172) pontos. Continue reto. A 62 (60) cm de altura, diminua para as cavas, de ambos os lados, a cada 2 carreiras, 1x4, 2x3, 3x2, 4x1 ponto = 120 (132) pontos. Depois, aumente na 2° carreira, 1x1 ponto e, a cada 6 (7) carreiras, mais 9x1 ponto = 140 (152) pontos. A 82 cm de altura, diminua para os ombros, de cada lado, a cada 2 carreiras, 2x10, 2x11 (4x12) pontos. Ao mesmo tempo, a 82 cm de altura, remate para o decote os 40 pontos centrais de uma só vez. De cada lado desse remate, diminua, a cada 2 carreiras, 2x3, 1x2 pontos.

Como fazer a frente direita do casaco feminino de tricô em estilo marinheiro:
Monte 90 (96) pontos nas agulhas número 2,5 com a lã azul-marinha e trabalhe em ponto de base. A 4 cm de altura, faça 1 carreira em pontos tricô para a dobra da bainha. Ao mesmo tempo, acrescente na borda da frente mais 35 pontos = 125 (131) pontos, para o trespasse supeior e o remate. Para marcar o ponto da dobra do remate, levante em tricô o 26° ponto a partir da borda da frente e deixe o fio atrás do trabalho; depois, trabalhe-o normalmente na carreira do avesso. Continue em ponto de base, fazendo 2 vezes a seqüência das cores. Prossiga com a lã azul-marinha. A borda da frente é trabalhada reta. O lado, a cava e o ombro são trabalhados como nas costas. A 20 cm de altura, faça a 1° casa vertical: trabalhe reto os 15 pontos a partir da borda da frente, deixando os pontos restantes à espera. Depois de 3 cm, deixe esses 15 pontos à espera e trabalhe os 21 pontos seguintes até completar 3 cm; deixe-os também à espera. Em seguida, trabalhe 3 cm com os pontos restantes. Una todos os pontos e continue. Faça mais 2 casas, com intervalo de 9 cm entre elas. A 47 cm de altura, inicie os aumentos para a lapela, fazendo 1 ponto de cada lado do ponto da dobra (veja como fazer o aumento no tópico 23 - Aumentos e casas duplas.). Repita os aumentos a cada 4 cm, 6 vezes. Ao mesmo tempo, a 47 cm de altura, aumente, a cada 4 carreiras, 37x1 ponto na borda da frente. A 73 cm de altura, reparta o trabalho, rematando o ponto da dobra e deixando à espera os pontos da tira de remate. A partir do ponto da dobra, remate, para a lapela, 35 pontos de uma só vez. Continue diminuindo na borda do decote, a cada 4 carreiras, 10x1 ponto. A seguir, retome os pontos da tira de remate à espera a partir da separação e diminua, no lado do decote, a cada 4 carreiras, 10x1 ponto. A 83 cm de altura, diminua na borda superior do remate, a cada 2 carreiras, 2x12 pontos.

Como fazer a frente esquerda do casaco feminino de tricô em estilo marinheiro:
Inverta as explicações dadas para a frente direita, com exceção das casas.

Molde reduzido do casaco feminino de tricô em estilo marinheiro:

Metade das costas, frente direita com tira de remate e metade da manga.

Como fazer a manga do casaco feminino de tricô em estilo marinheiro:
Monte 190 (215) pontos nas agulhas número 2 com a lã branca e trabalhe em ponto de barra. Após 5 carreiras, mude para a lã azul-marinha. A 10 cm de altura, continue com as agulhas número 2,5, trabalhando em ponto de base. Na 1° carreira reparta uniformemente 76 (86) diminuições = 114(129) pontos. Continue reto. A 51 cm de altura, diminua para a curva superior da manga, de ambos os lados, a cada 2 carreiras, 1x6(8), 1x4(5), 2x3, 4x2, 6x1, 4x2, 2x3, 1x4(5), 1x6(8) pontos. Remate os 6 (9) pontos restantes de uma só vez.

Como fazer o bolso direito do casaco feminino de tricô em estilo marinheiro:
Monte 56 pontos nas agulhas número 2,5 com a lã azul-marinha e trabalhe reto em ponto de base. A 12 cm de altura, a partir da borda direita, a cada 2 carreiras, deixe sem trabalhar 14 vezes os 4 últimos pontos. Vire todas as vezes com 1 laçada. A seguir, trabalhe em ponto de barra, com as agulhas número 2. Distribua na 1° carreira 34 aumentos = 90 pontos, trabalhando as laçadas junto com o ponto seguinte em ponto torcido. Faça a seqüência das cores 2 vezes. Na última listra azul-marinha, faça 5 carreiras, mais a carreira de remate.

Como fazer o bolso esquerdo do casaco feminino de tricô em estilo marinheiro:
Inverta as explicações dadas para o bolso direito.

Como fazer a gola do casaco feminino de tricô em estilo marinheiro:
Monte 95 pontos nas agulhas número 2, com a lã azul-marinha, e trabalhe em ponto de barra, aumente de ambos os lados, a cada 2 carreiras, 10x5 pontos = 195 pontos. Trabalhe reto 10 cm. Depois, faça 5 carreiras, mais a carreira de remate, com a lã branca.

Como fazer o acabamento do casaco feminino de tricô em estilo marinheiro:
Estique as partes e passe-as a ferro levemente com um pano úmido. Feche as costuras laterais e dos ombros. Ao fechar a costura das mangas, costure pelo lado direito os 10 cm da dobra para o punho. Dobre a tira de remate no lugar do ponto marcado e pregue-a com pontos invisíveis, sobrepondo as aberturas para as casas. Pregue a gola, costurando os lados estreitos entre as bordas da lapela. Faça o acabamento das casas (veja o tópico 23 - Aumentos e casas duplas). Dobre e faça a bainha da borda inferior. Costure os bolsos com pontos invisíveis e pregue os botões.