segunda-feira, 16 de maio de 2016

Casaco feminino de tricô em estilo tirolês.

Casaco feminino de tricô em estilo tirolês.

Receita casaco feminino de tricô em estilo tirolês. Passo a passo casaco feminino de tricô em estilo tirolês.

Material:
500 (550) g de lã branca;
11 meadas de linha verde para bordar;
4 meadas de vermelha para bordar;
1 par de agulhas de tricô número 3,
1 agulha de crochê número 3;
1 agulha circular número 2,5 de 40 cm de comprimento;
6 botões.

Ponto de Base I: pontos tricô (ida = pontos tricô; volta = pontos meia).
Ponto de Base II: 2 pontos meia e, 2 pontos tricô, alternados.
Ponto de Barra: pontos musgo (ida e volta em pontos meia).
Motivo em Trança: carreiras abertas: 1° carreira (ida): * 5 pontos tricô, 2 pontos meia, aumente 1 ponto meia torcido no fio transversal, 2 pontos meia, aumente 1 ponto meia torcido no fio transversal, 2 pontos meia, 3 pontos tricô *. Repita de * a *, termine com 5 pontos tricô. 2° carreira (volta): * 2 pontos meia juntos, 1 laçada, 3 pontos meia, 8 pontos tricô *. Repita de * a *, termine com 3 pontos meia, 2 pontos meia juntos e 1 laçada. 3° carreira: * 5 pontos tricô, 8 pontos meia, 3 pontos tricô *. Repita de * a *, termine com 5 pontos tricô. Da 4° à 8° carreiras: repita a 2° e a 3° carreira. Na 9° carreira: * 5 pontos tricô, coloque 4 pontos em uma agulha auxiliar, na frente do trabalho, faça os 4 pontos seguintes em pontos meia, e os 4 pontos da agulha auxiliar também em pontos meia, 3 pontos tricô *. Repita de * a *, termine com 5 pontos tricô. Da 10° à 21° carreiras: como a 2° e a 3°. Repita da 2° à 21° carreira.

Amostra I: 26 pontos e 40 carreiras = 10 cm.
Amostra II: 32 pontos e 38 carreiras = 10 cm.

Detalhe das costas do casaco feminino de tricô em estilo tirolês:

Como fazer as costas do casaco feminino de tricô em estilo tirolês:
Monte 168 (188) pontos e trabalhe em ponto de barra, diminua, de ambos os lados, a cada 6 carreiras, 7x1 ponto. Ao mesmo tempo, no meio do trabalho, diminua a cada 4 carreiras de volta, 5x10 (12) pontos distribuídos = 104 (114) pontos. A 8 cm de altura, trabalhe para a carreira furadinha, a cada 4 pontos, 2 pontos juntos e 1 laçada. Continue em ponto de base I, aumente, a cada 16 carreiras, 5x1 ponto = 114 (124) pontos. A 31 cm de altura, diminua para as cavas, de ambos os lados, a cada 2 carreiras, 1x3, 2x2 (3x2), 6x1 ponto = 88 (94) pontos. Continue reto. A 44 (45) cm de altura, remate os 10 pontos centrais para o decote e, de ambos os lados desse remate, diminua, a cada 2 carreiras, 2x4, 2x3, 3x2, 4x1 ponto. A 49 (50) cm, remate para os ombros, a cada 2 carreiras, 3x5 (6) pontos.

Como fazer a frente direita do casaco feminino de tricô em estilo tirolês:
Monte 93 (101) pontos e trabalhe em ponto de barra. Faça as diminuições como nas costas. No meio do trabalho, diminua, a cada 4 carreiras 5x5 (6) pontos distribuídos = 61 (64) pontos. A 8 cm de altura, trabalhe a carreira de furinhos, fazendo o 1° furo ao lado do 12° ponto, a partir da borda direita. Distribua os pontos: 12 pontos para a tira do contorno, em ponto de barra; os pontos seguintes, para 3 motivos em trança e os 5 (8) pontos restantes em ponto de base I = 67 (70) pontos. Faça o lado, a cava e o ombro como nas costas. A 10 cm de altura, faça a 1° casa, sobre os 4 pontos centrais da tira de contorno; as outras 4, a 6 cm de distância entre uma e outra. A tira de contorno é feita com carreiras encurtadas: 2 carreiras sobre os pontos da tira, a cada 10 carreiras. Vire com 1 laçada na carreira seguinte, trabalhe a laçada junto com o 1° ponto de base. A 38 (39) cm, deixe em suspenso os pontos da tira e diminua, para o decote, a cada 2 carreiras, 2x3, 6x2, 14x1 ponto.

Como fazer a frente esquerda do casaco feminino de tricô em estilo tirolês:
Inverta as explicações dadas para a frente direita com exceção das casas.

Molde reduzido do casaco feminino de tricô em estilo tirolês:

Molde reduzido: metade das costas, frente esquerda e manga do casaco.

Como fazer as mangas do casaco feminino de tricô em estilo tirolês:
Monte 70 (82) pontos e trabalhe em ponto de base II, aumente, de ambos os lados, a cada 10 carreiras, 16x1 ponto = 102 (114) pontos. A 45 cm, diminua, para a curva superior da manga, a cada 2 carreiras, 2x3, 5(7)x2, 11(7)x1, 5(7)x2, 2x3 pontos. Remate os 16 (20) pontos restantes de uma só vez.

Como fazer o acabamento do casaco feminino de tricô em estilo tirolês:
Estique as partes e deixe-as secar sob um pano úmido. Feche as costuras. Com a agulha circular, trabalhe os pontos da tira de contorno deixados em suspenso. De cada lado do decote da frente, intercale 47 pontos e, nas costas, 64 pontos. Trabalhe em ponto de barra. Faça a 2° carreira furadinha. No meio do trabalho, diminua, a cada 4 carreiras de volta, 3x12 pontos distribuídos. A 2 cm de altura, trabalhe mais 1 casa. Após 5 cm, remate todos os pontos em 1 carreira de ida. Borde 2 pontos corrente com a linha vermelha sobre o motivo em trança. Passe um fio duplo verde nas carreiras furadinhas verticais entre as tranças. Contorne as bordas com linha vermelha, em crochê, com 1 ponto baixo * 4 correntinhas, 1 ponto baixo no 3° ponto *. Faça 2 cordões com 10 fios verdes, um de 1,00 m e outro de 1,50 m de comprimento, e introduza-os nas carreiras furadinhas (na cintura e no decote). Pregue os botões.