segunda-feira, 9 de maio de 2016

Casaco feminino canelado em tricô.

Casaco feminino canelado em tricô.

Receita casaco feminino canelado em tricô com linha acrílica. Passo a passo casaco feminino canelado em tricô com linha acrílica.
Um casaco leve, simples e versátil.

Material:
350 (400) g de linha acrílica azul;
1 par de agulhas de tricô número 3;
6 botões.

Ponto de Base: 1° carreira (ida): 1 ponto de borda; * 5 pontos meia, 3 pontos tricô *. No fim da carreira: 5 pontos meia e 1 ponto de borda. 2° carreira e todas as demais: trabalhe os pontos como se apresentam.
Amostra: 30 pontos e 38 carreiras = 10 cm.

Detalhe do casaco feminino canelado em tricô com linha acrílica:

Detalhe da tira de contorno dupla, trabalhada em pontos meia.

Como fazer as costas do casaco feminino canelado em tricô com linha acrílica:
Monte 143 (159) pontos e trabalhe em ponto de base, diminua de ambos os lados, a cada 10 carreiras, 8x1 ponto = 127 (143) pontos. Prossiga reto por 5 cm. Depois, aumente a cada 10 carreiras, 5x1 ponto = 137 (153) pontos. A 44 (43) cm de altura, diminua para a cava, de ambos os lados, a cada 2 carreiras, 1(2)x3, 3x2, 8x1 ponto = 103 (113) pontos. Continue reto. A 62 cm de altura, diminua de ambos os lados, a cada 2 carreiras, 3x2, 2x1 ponto. Ao mesmo tempo, a 63 cm de altura, remate para os ombros, a cada 2 carreiras, 2x5, 2x6(1x6), 3x7 pontos.

Como fazer a frente direita do casaco feminino canelado em tricô com linha acrílica:
Monte 89 (97) pontos e trabalhe 24 pontos meia para a tira de contorno dupla. Os 65 (73) pontos restantes, trabalhe em ponto de base, começando com 3 pontos tricô ao lado da tira de contorno. A 2 cm de altura, trabalhe a 1° casa dupla, do 5° ao 8° e do 17° ao 20° ponto partindo da borda direita. Trabalhe mais 5 casas com distância de 7 cm entre uma e outra. O lado, a cava e o ombro são feitos do mesmo modo que nas costas. A 37 cm de altura, diminua 1 ponto para o viés do decote. Depois, a cada 4 e 6 carreiras alternadas, diminua 22x1 ponto. Trabalhe junto o último ponto da tira de contorno com o ponto de base seguinte, sobrepondo o 1° sobre o 2° ponto. Ao mesmo tempo, a 40 (39) cm, trabalhe a pença do seguinte modo: na borda esquerda deixe em suspenso 5 (4) pontos. A seguir, a cada 2 carreiras, deixe mais 5x5 (8x4) pontos. Vire sempre com uma laçada. Trabalhe novamente todos os pontos tricotando a laçada com o ponto seguinte em ponto meia torcido. Após as diminuições do ombro, continue a tira de contorno por mais 10 cm, trabalhando reto. Deixe os pontos em suspenso.

Como fazer a frente esquerda do casaco feminino canelado em tricô com linha acrílica:
Inverta as explicações dadas para a frente direita.

Molde reduzido do casaco feminino canelado em tricô com linha acrílica:

Molde reduzido: metade das costas, frente direita com a tira de contorno e metade da manga para os manequins 42 e 46. As medidas estão em cm.

Como fazer a manga do casaco feminino canelado em tricô com linha acrílica:
Monte 71 (79) pontos e trabalhe em ponto de base, aumente de ambos os lados, a cada 10 carreiras, 17x1 ponto. A 45 cm de altura, diminua de ambos os lados, a cada 2 carreiras, 2x3, 6(7)x2, 10x1, 6x2, 2x3 pontos. Remate os 13 (17) pontos restantes em uma só carreira.

Como fazer o acabamento do casaco feminino canelado em tricô com linha acrílica:
Estique as partes, cubra-as com um pano úmido e deixe secar. Feche as costuras dos ombros. Coloque em uma agulha os pontos da tira de contorno que ficaram em suspenso e una-os com pontos de malha (veja o tópico 26 - Costura invisível em ponto meia ou malha). Com pontos atrás, costure um lado da tira de contorno pelo avesso, sobre o decote. Dobre a tira pela metade e costure-a, pelo direito, com ponto de bainha. As casas devem ficar exatamente uma sobre a outra. Contorne-as com ponto caseado. Faça as costuras das mangas e as laterais e pregue os botões.