quarta-feira, 18 de maio de 2016

Casaco de lã em tricô com motivo jacquard.

Casaco de lã em tricô com motivo jacquard.

Receita casaco de lã em tricô com motivo jacquard. Passo a passo casaco de lã em tricô com motivo jacquard.
O motivo é trabalhado em toda a altura do casaco, em tons escuros que contrastam com o fundo branco. O acabamento é executado em ponto musgo.
Tamanhos: manequins 40 e 44. Entre parênteses, o manequim 44.

Material:
950 (1000) g de lã branca;
250 g de lã ferrugem;
150 g de lã lilás;
100 g de lã azul;
100 g de lã preta;
1 par de agulhas de tricô número 4,5;
1 agulha circular número 4,5 de 1,20 m;
1 agulha circular número 5 de 70 cm de comprimento e
7 botões.

Ponto de Base: pontos meia (direito = pontos meia.; avesso = pontos tricô).
Ponto de Barra: pontos musgo (direito e avesso em pontos tricô).
Seqüência de Cores do Motivo do Gráfico: ferrugem, azul, ferrugem, lilás, ferrugem.
Seqüência das Listras: comece a carreira onde se encontra o fio na cor correspondente. Trabalhe com a agulha circular em carreiras abertas, em ponto de base: * 3 carreiras brancas, 2 ferrugem, 2 brancas, 2 pretas (trabalhando alternadamente 3 pontos e 1 ponto levantado em ponto tricô com o fio no avesso do trabalho), 2 brancas, 2 em lilás ou azul, 4 brancas, 1 cordão em ponto tricô, na cor seguinte do gráfico; 20 carreiras do gráfico, 1 cordão branco em ponto tricô, 3 carreiras brancas, 2 ferrugem, 2 brancas, 2 pretas (como as 2 carreiras pretas acima, deslocando o ponto levantado), 2 brancas, 2 em lilás ou azul *. Repita de * a *.

Amostra: 18 pontos e 25 carreiras = 10 cm.

Gráfico do motivo do casaco de lã em tricô com motivo jacquard:

Gráfico: apresentamos 1 motivo a ser repetido na largura, mais o último ponto. A seta indica o último ponto, cada motivo tem 12 pontos.
Lado direito: cruz preta = branco; cruz colorida = 1 ponto na cor indicada. Lado avesso: trabalhe em ponto tricô nas cores correspondentes.

Como fazer as costas do casaco de lã em tricô com motivo jacquard:
Monte 118 (126) pontos nas agulhas número 4,5 com a lã branca e trabalhe 6 cm em ponto de barra. Continue em ponto de base com a agulha circular número 5, acompanhando a seqüência de listras. Inicie o motivo do gráfico com 2 carreiras brancas. A 8 cm de altura, diminua de cada lado, 1x1 ponto e, a cada 12 carreiras, 13x1 ponto. A 3° diminuição deve coincidir com a 5° carreira do gráfico - inicie-a, após o ponto de borda, pelo 1° (9°) ponto. A 47 cm de altura, para a abertura dos bolsos, monte 4 pontos de cada lado e prossiga diminuindo na nova borda; após 16 cm, remate os pontos aumentados. Continue as diminuições até completar 71 cm de altura = 90 (98) pontos. Prossiga reto. A 89 cm de altura, diminua 8 pontos de cada lado, para as cavas = 74 (82) pontos. Continue reto. A 108 (109) cm, remate para o decote os 22 pontos centrais de uma só vez e, de cada lado desse remate, diminua, a cada 2 carreiras, 2x2 pontos. Remate os 22 (26) pontos de cada lado, para os ombros.

Como fazer a frente direita do casaco de lã em tricô com motivo jacquard:
Monte 55 (59) pontos nas agulhas número 4,5 com a lã branca e trabalhe 6 cm em ponto de barra. Continue em ponto de base com a agulha circular número 5, acompanhando a seqüência de listras. Faça a borda lateral com abertura para o bolso, a cava e o ombro como nas costas. Na borda da frente, trabalhe reto. Inicie o motivo do gráfico, após o ponto de borda, com o 1° ponto. Para o decote, a 95 (96) cm de altura, diminua 1x1 ponto e, a cada 3 carreiras, 10x1 ponto.

Como fazer a frente esquerda do casaco de lã em tricô com motivo jacquard:
Inverta as explicações dadas para a frente direita.

Como fazer a manga do casaco de lã em tricô com motivo jacquard:
Monte 72 (76) pontos nas agulhas número 4,5 com a lã branca e trabalhe 8 cm em ponto de barra. Continue em ponto de base com a agulha circular número 5, acompanhando a seqüência de listras. Inicie o motivo do gráfico com 2 carreiras brancas e 1 cordão em ferrugem em pontos tricô; a 5° carreira do gráfico começa, após o ponto de borda, com o 3° (1°) ponto. A 48 cm de altura, remate todos os pontos.

Molde reduzido do casaco de lã em tricô com motivo jacquard:

Molde reduzido: metade das costas, frente direita, metade da manga e da tira de contorno e gola - lado direito para o manequim 40 (44).

Tira de contorno e gola para o lado direito do casaco de lã em tricô com motivo jacquard:
Trabalhe no sentido vertical. Monte 200 (202) pontos na agulha circular número 4,5 com a lã branca e trabalhe, em carreiras abertas, em ponto de barra com ponto de borda. Após 2,5 cm, faça as casas sobre 3 pontos: a 1°, a 16 cm da borda direita; as outras 6, com 8 cm de distância entre elas. A 5 cm de altura, remate, a partir da borda esquerda, 170 (172) pontos de uma só vez = 30 pontos. Continue diminuindo na borda esquerda, a cada 10 carreiras, 7x1 ponto. Trabalhe reto os 23 pontos restantes até 31 cm de altura. Deixe os pontos à espera.

Tira de contorno da gola para o lado esquerdo do casaco de lã em tricô com motivo jacquard:
Inverta as explicações dadas para o lado direito, com exceção das casas.

Como fazer o acabamento do casaco de lã em tricô com motivo jacquard:
Estique as partes, cubra-as com um pano úmido e deixe secar. Feche as costuras. Faça a parte interna do bolso. Junte as partes da gola em ponto de malha. Costure a gola e a tira de contorno e pregue os botões.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores