sexta-feira, 20 de maio de 2016

Casaco de crochê com contornos e mangas em ziguezague.

Casaco de crochê com contornos e mangas em ziguezague.

Receita casaco de crochê com contornos e mangas em ziguezague. Passo a passo casaco de crochê com contornos e mangas em ziguezague.

Material:
450 (500) g de lã azul;
100 g de lã branca;
50 g de lã vermelha;
1 agulha de crochê número 3;
6 botões.

Ponto de Base: número de correntinhas divisível por 3, mais 1 correntinha para virar. 1° carreira: na 5° correntinha a contar da agulha, faça 1 grupo (= 1 ponto alto, 1 correntinha, 1 ponto alto); * pule 2 correntinhas de base e faça 1 grupo na correntinha seguinte *. Repita de * a *. No fim da carreira, pule 1 correntinha de base e faça 1 ponto alto no último ponto. 2° carreira: 3 correntinhas para virar, 1 grupo em cada correntinha da carreira anterior, 1 ponto alto na penúltima correntinha para virar. Repita a 2° carreira, continuamente.

Seqüência das Listras: 1 carreira azul, 1 branca, 1 vermelha, 1 branca. Comece as carreiras, onde estiver o fio na cor correspondente.
Amostra: 27 pontos = 9 grupos; 13 carreiras = 10 cm.

Como fazer as costas do casaco de crochê com contornos e mangas em ziguezague:
Monte 136 (145) correntinhas, mais 3 para virar, com a lã azul e trabalhe em ponto de base = 45 (48) grupos. A 8 cm de altura, diminua 1 ponto de ambos os lados; depois, diminua a cada 5 carreiras, 5x1 ponto. Para essas diminuições, deixe de fazer a correntinha entre os pontos altos em uma carreira e, na outra, tire os pontos altos = 41 (44) grupos. Prossiga reto. A 48 (47) cm de altura, diminua para as cavas, de ambos os lados, a cada carreira, 1x6, 3x2, 3x1 ponto = 31 (34) grupos. Continue reto. A 67 cm de altura, diminua para os ombros, a cada carreira, 1x8, 3x6 (1x8, 3x7) pontos, trabalhe os degraus com pontos baixos e meio pontos altos. A 68 cm de altura, deixe sem trabalhar os 13 (14) grupos centrais para o decote e diminua, de cada lado desses grupos, a cada carreira, 3x1 ponto.

Detalhe do casaco de crochê com contornos e mangas em ziguezague:

Detalhe do ponto ziguezague.

Como fazer a frente esquerda do casaco de crochê com contornos e mangas em ziguezague:
Monte 64 (70) correntinhas, mais 3 para virar, com a lã azul e trabalhe em ponto de base = 21 (23) grupos. O lado, a cava e o ombro são feitos como nas costas. Para o decote, a 60 cm de altura, diminua, a cada carreira, 1x5, 4(6)x2, 5(4)x1 ponto.

Como fazer a frente direita do casaco de crochê com contornos e mangas em ziguezague:

Como fazer a manga do casaco de crochê com contornos e mangas em ziguezague:
Trabalhe no sentido do comprimento. Monte 16 correntinhas mais 3 para virar, em azul e trabalhe em ponto de base, acompanhando a seqüência das listras. Na extremidade esquerda (borda da costura), aumente a cada carreira, 5x18, 1x15 pontos = 40 grupos. Ao mesmo tempo, na extremidade direita, trabalhe 2 carreiras retas e, depois, aumente para a curva superior da manga, a cada carreira, 2x1, 1(2)x2, 3x3, 1x4, 3x3, 1x4, 3x3, 3x2, 4(5)x1 ponto = 52 (53) grupos (veja o tópico 114 - Crochê - Aumentos para Mangas). Continue reto por 5 carreiras, até completar 17 (18) cm de altura ( = metade da manga). Faça a outra metade do mesmo modo, invertendo as explicações.

Como fazer os bolsos pequenos do casaco de crochê com contornos e mangas em ziguezague:
Monte 28 correntinhas, mais 3 para virar, em azul e trabalhe em ponto de base = 9 grupos. Prossiga reto por 13 cm, fazendo as 4 últimas carreiras nas cores: branca, vermelha, branca e azul.

Molde reduzido do casaco de crochê com contornos e mangas em ziguezague:

Molde reduzido: metade das costas, frente esquerda e metade da manga do casaco, para o manequim 42 (46).

Como fazer os bolsos grandes do casaco de crochê com contornos e mangas em ziguezague:
Monte 40 correntinhas, mais 3 para virar, em azul e trabalhe em ponto de base =13 grupos. Prossiga reto por 18 cm, fazendo as 4 últimas carreiras como as dos bolsos pequenos.

Como fazer o cinto do casaco de crochê com contornos e mangas em ziguezague:
Monte 406 correntinhas, mais 3 para virar, em azul e trabalhe em ponto de base = 135 grupos.

Como fazer o acabamento do casaco de crochê com contornos e mangas em ziguezague:
Feche as costuras. Trabalhe as bordas da frente com 54 grupos de cada lado, e 44 (46) grupos no decote. Para as casas, faça algumas correntinhas em lugar de 1 grupo, na carreira vermelha. Faça 1 carreira azul em pontos baixos na borda das mangas. Aplique os bolsos e pregue os botões.