segunda-feira, 30 de maio de 2016

Casaco 3/4 feminino de tricô em lã mescla.

Casaco 3/4 feminino de tricô em lã mescla.

Receita casaco 3/4 feminino de tricô em lã mescla. Passo a passo casaco 3/4 feminino de tricô em lã mescla.
Tamanhos: manequins 42 e 44. Entre parênteses, o manequim 44.

Material:
1,100 (1,300) kg de lã mescla marrom-branca;
1 par de agulhas de tricô número 9;
6 botões.

Ponto de Base: pontos meia, trabalhe com lã dupla (direito = pontos meia; avesso = pontos tricô).
Ponto de Barra: 1° carreira (avesso): 1 ponto meia e, 1 ponto tricô, alternados. Na 2° carreira (direito): trabalhe os pontos como se apresentam. Na 3° carreira: 1 ponto tricô e, 1 ponto meia, alternados. Na 4° carreira: trabalhe os pontos como se apresentam. Repita da 1° à 4° carreiras, seguidamente.
Amostra: 8 pontos e 13 carreiras = 10 cm.

Como fazer as costas do casaco 3/4 feminino de tricô em lã mescla:
Monte 39 (43) pontos em fio duplo e trabalhe 6 cm em ponto de barra. Continue em ponto de base. A 10 cm de altura, após a barra, remate 1 ponto de ambos os lados e, após 18 carreiras, remate mais 1 ponto = 35 (39) pontos. Continue reto. A 49 (48) cm de altura, diminua para as cavas, de ambos os lados, a cada 2 carreiras, 1x2, 1x1 (2x2) pontos = 29 (31) pontos. Continue reto. A 72 cm de altura, diminua para os ombros, a cada 2 carreiras, 2x4 (1x4, 1x5) pontos. Ao mesmo tempo, a 73 cm, remate para o decote os 9 pontos centrais em uma só carreira e diminua, de cada lado desse remate, a cada 2 carreiras, 1x2 pontos.

Como fazer a frente direita do casaco 3/4 feminino de tricô em lã mescla:
Monte 23 (25) pontos e trabalhe 6 cm em ponto de barra, trabalhando os 6 pontos da borda da frente em ponto de borda simples. Continue trabalhando os pontos para a borda da frente em ponto de barra e o restante em ponto de base. Após 16 cm de altura, faça a 1° casa; as outras 5, no 3° e 4° ponto de borda, a 10 cm de distância entre uma e outra (veja o tópico 41 - Como fazer casas de botão). Ao mesmo tempo, a 6 cm de altura, após a barra, trabalhe 4 ponto de base e, em seguida, trabalhe os pontos seguintes em ponto de barra para o bolso por 18 cm e remate os pontos. Faça as diminuições laterais como nas costas. À parte, monte 12 (14) pontos para o forro do bolso, trabalhe 18 cm em ponto de base e coloque-os no lugar dos pontos rematados. Continue em ponto de base, trabalhando os 6 pontos da borda em ponto de barra. Faça a cava e ombro como nas costas. A 68 cm de altura, deixe em suspenso os 6 pontos de borda para o decote e diminua, a cada 2 carreiras, 1x2, 2x1 ponto.

Como fazer a frente esquerda do casaco 3/4 feminino de tricô em lã mescla:
Inverta as explicações dadas para a frente direita, com exceção das casas.

Molde reduzido do casaco 3/4 feminino de tricô em lã mescla:

Molde reduzido: metade das costas, da frente e da manga do casaco.

Como fazer as mangas do casaco 3/4 feminino de tricô em lã mescla:
Monte 26 (30) pontos e trabalhe 10 cm em ponto de barra. Continue em ponto de base, remate 1 ponto de ambos os lados = 24 (28) pontos. A 20 cm de altura, aumente de cada lado, 1x1 ponto e, a 24 cm, aumente de ambos os lados, 1x1 ponto = 28 (32) pontos. A 56 cm de altura, diminua, para as cavas, de ambos os lados, a cada 2 carreiras, 8x2 e 1 ponto, alternadamente (9x2 e 1 ponto). Remate os 4 pontos restantes de uma só vez.

Como fazer o cinto do casaco 3/4 feminino de tricô em lã mescla:
Monte 6 pontos e trabalhe 120 cm em ponto de barra. Faça ponto de borda simples nas beiradas.

Como fazer o acabamento do casaco 3/4 feminino de tricô em lã mescla:
Feche as costuras. Para a gola, pegue os pontos em suspenso das bordas da frente, levante 31 pontos do decote e trabalhe 22 cm em ponto de barra. Feche os bolsos, vire a dobra das mangas e pregue os botões.