segunda-feira, 11 de abril de 2016

Saia de tricô com barrado trabalhado.

Saia de tricô com barrado trabalhado.

Receita da saia de tricô com barrado trabalhado. A saia é toda trabalhada em círculo.
Tamanhos: manequins 40 e 44 Entre parênteses, o manequim 44.

Material:
250 (300) g de lã amarela;
100 g de lã azul;
50 g de lã de cada cor: ferrugem, marrom e branca;
1 agulha circular número 3 de 1,20 m de comprimento;
1 agulha circular número 3 de 80 cm de comprimento;
1 agulha circular número 3 de 40 cm de comprimento;
1 zíper de 26 cm e
elástico para o cós.

Ponto de Base: pontos meia.
Seqüência das Cores: veja o gráfico.
Amostra: 26 pontos e 35 carreiras = 10 cm.

Gráfico da seqüência das cores da saia de tricô com barrado trabalhado:

O gráfico apresenta 1 motivo.

Como fazer a saia de tricô com barrado trabalhado:
A saia é toda trabalhada em círculo. Inicie pela parte inferior. Para a largura total, monte 392 (400) pontos na agulha circular de 1,20 m de comprimento e trabalhe em círculo, em ponto de base. A 4 cm de altura, faça 1 carreira em pontos tricô, para a dobra da bainha. Prossiga em ponto de base, fazendo 4 carreiras de cada cor: azul, ferrugem, amarela, marrom, branca, azul, ferrugem e as 44 carreiras do gráfico. Em seguida, faça 4 carreiras marrons, 4 brancas, 9 amarelas, 4 ferrugem, 4 amarelas, 4 azuis, 4 amarelas, 4 brancas, 9 amarelas e 4 ferrugem. Continue com a lã amarela. Ao mesmo tempo, a 16,5 cm de altura (43° carreira do gráfico), marque 1 ponto para a 1° diminuição (= costura lateral esquerda). A partir desse ponto, marque o 61° e o 137° (64° e 148°) pontos para as penças da frente; o 197° (211°) pontos para a costura lateral direita; o 257° e o 333° (274° e 357°) pontos para as penças das costas. Trabalhe os pontos marcados e os pontos seguintes, juntos em meia. Na carreira seguinte, tire os pontos marcados sem fazer, trabalhe os pontos seguintes em meia. e passe os pontos sem fazer sobre os trabalhados. Faça as diminuições 15 vezes, a cada 6° e 8° (8°) carreiras, alternadas. Depois, diminua mais 20 vezes a cada 2° e 4° carreira, alternadas. Faça as diminuições sempre nos mesmos pontos, umas sobre as outras. À medida em que os pontos forem diminuindo, passe para as agulhas circulares menores. Ao mesmo tempo, a 48 (50) cm de altura, divida o trabalho para a abertura do zíper, entre o 1° e o último ponto da carreira, e trabalhe em carreiras abertas, fazendo as diminuições de um e de outro lado da abertura. Com os 176 (204) pontos restantes, a 68 (70) cm de altura, faça 4 cm em ponto de barra. Remate frouxo.

Como fazer o acabamento da saia de tricô com barrado trabalhado:
Estique a saia, arredondando a borda inferior em direção aos lados e passe-a com pano úmido. Vire 4 cm para o avesso e faça a bainha. Pregue o zíper com pontos atrás e o elástico da cintura com pontos espinho.

Molde da saia de tricô com barrado trabalhado:

Molde reduzido: metade da saia. para os manequins 40 e 44.