sexta-feira, 22 de abril de 2016

Casaco feminino de crochê com cinto.

Casaco feminino de crochê com cinto.

Receita do casaco feminino de crochê com cinto. Passo a passo casaco feminino de crochê com cinto.

Material:
1200 (1300) g de lã ferrugem;
1 agulha de crochê número 6;
5 botões.

Ponto de Base I: 1 correntinha de base com número de pontos divisível por 4, mais 1 correntinha para virar. 1° carreira (direito): faça pontos baixos a partir do 2° ponto. 2° carreira (e todas as carreiras do avesso): 1 correntinha para virar e, em seguida, trabalhe em pontos baixos do 1° ao último ponto. 3° carreira: 1 correntinha para virar, 1 ponto baixo no 1° ponto * duas vezes 1 ponto alto em relevo em volta do ponto baixo da carreira anterior do direito (para isso, introduza a agulha pela frente do trabalho, em volta do ponto baixo, da direita para a esquerda, e puxe 1 laçada. Remate o ponto e a laçada como 1 ponto alto normal). Faça de cada vez 2x1 ponto baixo nos 2 pontos seguintes da carreira anterior *. Repita de * a *. A carreira termina com 2 pontos altos em relevo e 1 ponto baixo no último ponto. 5° carreira: como a 3° carreira, porém trabalhe os pontos altos em relevo em volta dos pontos altos em relevo da carreira anterior. 7° carreira: 1 correntinha para virar, 1 ponto baixo no 1° ponto, * 2 pontos baixos fazendo, de cada vez, 2x1 ponto alto em relevo em volta do ponto baixo da carreira anterior do direito *. Repita de * a * e, no fim da carreira, faça 3 pontos baixos. 9° carreira: Como a 7° carreira, porém trabalhe os pontos altos em relevo em volta dos pontos altos em relevo da carreira anterior. Repita da 3° à 10° carreiras.

Ponto de Base II: pontos baixos, cada carreira começa no 1° ponto, após 1 correntinha para virar, e termina no último ponto.
Amostra I: 13 pontos e 13 carreiras = 10 cm.
Amostra II: 13 pontos e 15 carreiras = 10 cm.

Como fazer as costas do casaco feminino de crochê com cinto:
Monte 72 (78) correntinhas mais 1 para virar e trabalhe em ponto de base I. O motivo começa com 1 (2) pontos baixos, na 3° carreira, após 1 correntinha para virar. A 5 cm de altura, diminua de cada lado 1x1 ponto e, a cada 9 carreiras, mais 4x1 ponto = 62 (68) pontos. Continue reto. A 54 (53) cm de altura, diminua de cada lado, para as cavas, a cada carreira, 1x3 (4), 1x2, 1x1 ponto; e, a cada 2 carreiras, 2x1 ponto = 46 (50) pontos. Continue reto. A 65 cm de altura, comece a trabalhar em ponto de base II. A 72 cm de altura, para o decote deixe sem fazer os 10 pontos centrais e diminua, de cada lado dos mesmos, a cada carreira, 1x2, 3x1 ponto. Ao mesmo tempo, a 73 cm de altura, diminua para os ombros, a cada carreira, 2x4, 1x5 (3x5) pontos.

Como fazer a frente esquerda do casaco feminino de crochê com cinto:
Monte 34 (37) correntinhas mais 1 para virar. Trabalhe em ponto de base I e divida o motivo na 3° carreira a partir da costura lateral, para combinar com as costas. Faça a costura lateral, a cava, os ombros e as mudanças dos motivos como nas costas. Na borda da frente trabalhe reto. A 50 cm de altura, diminua para o viés do decote 1x1 ponto; a cada 6 carreiras, 3x1 ponto e, a cada 4 carreiras, 4x1 ponto.

Como fazer a frente direita do casaco feminino de crochê com cinto:

Como fazer a manga do casaco feminino de crochê com cinto:
Monte 40 (44) correntinhas mais 1 para virar e trabalhe em ponto de base II. A 12 cm de altura, trabalhe em ponto de base I e aumente, de cada lado, a cada 14 carreiras, 3x1 ponto = 46 (50) pontos. A 47 cm de altura, diminua de cada lado, a cada carreira, 1x3 (4), 2x2, 1x1 ponto; a cada 2 carreiras, 4x1 ponto; e, novamente a cada carreira, 1x1, 2x2, 1x3 (4) pontos. Trabalhe a última carreira sobre os 6 pontos restantes.

Como fazer os bolsos do casaco feminino de crochê com cinto:
Monte 20 correntinhas mais 1 para virar e trabalhe reto em ponto de base I durante 16 cm. Faça mais 4 cm em ponto de base II.

Como fazer a gola e a tira de contorno do casaco feminino de crochê com cinto:
Monte 26 correntinhas mais 1, para virar e trabalhe em ponto de base II, aumente de cada lado, a cada carreira 3x1, 15x2 pontos. Depois, para as tiras de contorno, monte 65 pontos de cada lado = 222 pontos. Continue reto. A 14 cm de altura total (= 2 cm de altura da tira de contorno), faça as casas: a partir da borda direita, trabalhe 8 pontos, depois pule 3 pontos com correntinhas, para a 1° casa. Faça mais 4 casas com intervalos de 10 pontos. A 16 cm de altura total (= 4 cm de altura da tira de contorno), remate os pontos.

Como fazer o cinto do casaco feminino de crochê com cinto:
Monte 5 correntinhas mais 1 para virar e trabalhe reto em ponto de base II até completar 1,40 m. Remate.

Como fazer o acabamento do casaco feminino de crochê com cinto:
Estique as partes, cubra-as com um pano úmido e deixe secar. Feche as costuras. Arremate 8 cm da parte inferior da manga pelo direito para virar o punho. Pregue a gola e a tira de contorno, os bolsos ( a 5 cm de altura ) e os botões.

Molde reduzido do casaco feminino de crochê com cinto:

Metade das costas e frente esquerda, metade da manga e da gola (medidas em cm).