sexta-feira, 29 de abril de 2016

Casaco em ziguezague com contornos verdes.

Casaco em ziguezague com contornos verdes.

Receita casaco feminino de tricô em ziguezague com contornos verdes. Passo a passo casaco feminino de tricô em ziguezague com contornos verdes.
Um prático casaco com frente sem botões e bolsos.

Material:
600 (700) g de lã bege;
100 g de lã verde;
1 par de agulhas de tricô número 4;
1 agulha circular número 4 de 1,20 m de comprimento.

Ponto Básico I: veja o gráfico. O X indica pontos meia e o ponto (.) indica pontos tricô
Ponto Básico II: direito em pontos tricô e avesso em pontos meia.
Ponto de Barra: 2 pontos meia, 2 pontos tricô, alternadamente.
Amostras I e II: 22 pontos e 29 carreiras = 10 cm.

Como fazer as costas do casaco feminino de tricô em ziguezague com contornos verdes:
Monte 103 (111) pontos com a lã verde. Faça 3 cm em ponto de barra; depois, 1 carreira em pontos tricô no avesso. Continue com a lã bege em ponto básico I. Para isso, comece com o 1° ponto do esquema (para o manequim 44, comece com o 17° ponto - veja a seta). A 8 cm do começo, diminua 1 ponto de cada lado e, a cada 7 carreiras, mais 7x1 ponto = 87 (95) pontos. Continue aumentando a cada 10 carreiras, 5x1 ponto = 97 (105) pontos. A 47 (46) cm do começo, remate para as cavas, de ambos os lados, a cada 2 carreiras, 1x3, 2x2, 6x1 ponto = 71 (79) pontos. Continue reto. A 65 cm do começo, remate para os ombros, de ambos os lados, a cada 2 carreiras, 4x5 (4x6) pontos. Remate os 31 pontos restantes de uma só vez.

Gráfico do Ponto Básico I do casaco feminino de tricô em ziguezague com contornos verdes:

Acima, esquema do motivo:
Pontos (.) = pontos tricô;
X = pontos meia e
Seta indica o início do desenho para o manequim 44.

Como fazer a frente direita do casaco feminino de tricô em ziguezague com contornos verdes:
Monte 53 (57) pontos com a lã verde e faça 3 cm em ponto de barra; depois, 1 carreira no avesso em pontos tricô. Continue com a lã bege em ponto básico I. Para isso, faça o desenho a partir da borda da frente, começando depois do ponto da borda, no 11° ponto do esquema, isto é, na 1° carreira, no meio do esquema, no único ponto tricô. O lado, a cava e os ombros devem ser feitos como nas costas. Ao mesmo tempo, a 15 cm do começo, faça a tira do bolso, começando no 5° ponto a partir da borda até o 36° ponto com a lã verde; primeiramente, faça 1 carreira no direito em pontos meia e, depois, 3 cm em ponto de barra. Remate. Deixe os outros pontos à espera. Para o forro do bolso, monte 32 pontos com a lã bege e trabalhe 15 cm em ponto básico I: inclua no lugar da tira do bolso. Para a gola batida, aumente pela primeira vez a 43 cm do começo, na borda direita; depois, a cada 5 e 6 carreiras, mais 10x1 ponto. A 64 cm do começo, remate do lado da gola, a cada 2 carreiras, 2x4, 4x5 pontos.

Como fazer a frente esquerda do casaco feminino de tricô em ziguezague com contornos verdes:
Inverta as explicações dadas para a frente direita.

Como fazer a manga do casaco feminino de tricô em ziguezague com contornos verdes:
Monte 42 (50) pontos na agulha número 4 com a lã verde e trabalhe 3 cm em ponto de barra. Depois, faça no avesso 1 carreira em pontos tricô. Continue com a lã bege em ponto básico II e aumente de cada lado, a cada 2 carreiras, 1x3, 3(4)x2, 10(8)x1, 4x2, 1(2)x3 pontos. Remate os 10 (12) pontos restantes de uma só vez.

Como fazer o acabamento do casaco feminino de tricô em ziguezague com contornos verdes:
Estique as partes, cubra-as com um pano úmido e deixe secar. Feche as costuras. Costure o forro do bolso com pontos invisíveis. Pregue a tira do bolso. Com a agulha circular, levante com a lã verde, na beirada da frente, do lado direito, 96 pontos na parte reta, para a gola; do avesso, 46 pontos, mais 1 ponto para o canto, mais 26 pontos para o decote das costas; do direito, 30 pontos (veja o tópico 19 - Tira de contorno para gola). Trabalhe com todos os pontos 3 cm em ponto de barra, fazendo nos cantos, de cada lado do ponto do canto, a cada 2 carreiras, o aumento com ponto torcido (veja o tópico 21 - Aumento entre dois pontos).

Molde reduzido do casaco feminino de tricô em ziguezague com contornos verdes:

Molde reduzido: Metade das costas, frente direita e metade da manga do casaco.