quarta-feira, 20 de abril de 2016

Casaco índio de tricô.

Casaco índio de tricô.

Receita casaco índio de tricô em ponto meia. Passo a passo casaco índio de tricô em ponto meia. Os arremates são feitos em vermelho e preto.

Material:
650 (700) g de lã branca;
1 par de agulhas de tricô número 3,5;
lã para bordar nas cores: preta, vermelha, verde, azul e amarela.

Ponto de Base: direito = pontos meia; avesso = pontos tricô.
Amostra: 23 pontos e 32 carreiras = 10 cm.

Como fazer as costas do casaco índio de tricô em ponto meia:
Monte 114 (122) pontos e trabalhe em ponto de base. A 5 cm de altura, diminua de cada lado 1x1 ponto e, a cada 16 carreiras, 5x1 ponto = 102 (110) pontos. Continue reto. A 51 (52) cm de altura, diminua de cada lado, para as cavas, a cada 2 carreiras, 1x3, 3x2, 5x1 ponto = 74 (82) pontos. Continue reto. A 70 (72) cm de altura, diminua para o ombro, a cada 2 carreiras, 3(1)x5, 1(3)x6 pontos. Ao mesmo tempo, para o decote, remate os 22 (26) pontos centrais de uma só vez e, de cada lado, diminua a cada 2 carreiras, 2x2, 1x1 ponto.

Como fazer a frente esquerda do casaco índio de tricô em ponto meia:
Monte 53 (57) pontos e trabalhe em ponto de base. A 2 cm de altura, na borda esquerda, monte mais 10 pontos = 63 (67) pontos. Continue em ponto de base fazendo o lado, cava e ombros como nas costas. A 65 (67) cm de altura, deixe à espera os 10 pontos da frente para o decote e, de cada lado, diminua a cada 2 carreiras, 3(4)x2, 6x1 ponto.

Como fazer a frente direita do casaco índio de tricô em ponto meia:

Gráfico do motivo do casaco índio de tricô em ponto meia:

Motivo para bordar no casaco (tamanho reduzido).

Como fazer a manga do casaco índio de tricô em ponto meia:
Monte 78 (82) pontos e trabalhe reto em ponto de base. A 45 cm de altura, diminua para as cavas, de cada lado, a cada 2 carreiras, 1x3, 3(4)x2, 15(13)x1, 3(4)x2, 1x3 pontos. Remate os 12 pontos restantes de uma só vez.

Como fazer os bolsos do casaco índio de tricô em ponto meia:
Monte 42 pontos e trabalhe 22 cm em ponto de base. Remate frouxo.

Como fazer o acabamento do casaco índio de tricô em ponto meia:
Estique as peças e passe-as a ferro. Copie o motivo do bordado sobre organza, e alinhave-o na parte esquerda da frente. Borde as linhas finas (pena, rosto, cachimbo, borda denteada e braços) em ponto de haste e o restante em pontos cheio. Feche as costuras. Faça a gola: entre os pontos à espera das frentes esquerda e direita monte 70 (74) pontos e, depois desses 10 pontos, mais 35 (37) pontos de cada lado. Trabalhe 5 cm em ponto de base. Deixe esses pontos à espera em agulhas auxiliares. Dobre as partes laterais da gola para dentro e feche a costura interna central. Feche a costura superior da gola em pontos de malha (veja o tópico 26 - Costura invisível em ponto meia ou malha). Borde o contorno do casaco, os punhos e a parte superior dos bolsos com fio duplo da seguinte maneira: primeiro, execute pontos de chuleio de 1,5 cm com a lã vermelha, da direita para a esquerda, fazendo os pontos com 2 cm de intervalo. Depois, com a lã preta, faça pontos da esquerda para a direita, introduzindo a agulha nos mesmos lugares. Pregue os bolsos.

Molde reduzido do casaco índio de tricô em ponto meia:

Molde reduzido: metade das costas, frente esquerda e metade da manga para os manequins 40 e 44.