sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Blusa de tricô trabalhada na vertical.

Blusa de tricô trabalhada na vertical.

Receita da blusa feminina de tricô trabalhada na vertical em lã mescla. Pulôver feminino de tricô executado na vertical em lã mescla. O pulôver é inteiriço trabalhado no sentido vertical. Para que não se formem partes maiores de uma só cor, trabalhe com dois novelos.

Material:
350 (400) g de lã mescla vermelha, azul, verde, branca;
1 par de agulhas de tricô número 4;
1 par de agulhas de tricô número 3,5 e
1 agulha circular de tricô número 3,5 de 40 cm de comprimento.

Ponto de Base: pontos meia (direito = pontos meia; avesso = pontos tricô).
Ponto de Barra: 1 ponto meia, e 1 ponto tricô, alternados.
Amostra: 22 pontos e 30 carreiras = 10 cm.

Como fazer as costas da blusa feminina de tricô trabalhada na vertical em lã mescla:
Inicie pela manga esquerda. Monte 88 (92) pontos nas agulhas número 3,5 e faça 5 carreiras em pontos musgo (direito e avesso = pontos tricô). Continue com as agulhas número 4 em ponto de base. A 22 cm de altura, aumente para as costuras laterais, de cada lado, a cada 2 carreiras, 8x2 e 1 ponto, alternados; depois, monte de cada lado 49 (51) pontos = 210 (218) pontos e trabalhe reto. A 37 (39) cm de altura, divida o trabalho ao meio, para o decote. Deixe os pontos da parte da frente à espera e trabalhe reto com os 105 (109) pontos da parte das costas até 63 (65) cm de altura. Em seguida, deixe esses pontos à espera. Retome os pontos em suspenso da parte da frente e trabalhe reto a borda inferior; na borda do decote, diminua, a cada 2 carreiras, 6x1 ponto, a cada 4 carreiras, 3x1 ponto. Trabalhe reto os 96 (100) pontos restantes. A 55 (57) cm de altura aumente a cada 4 carreiras, 3x1 ponto e, a cada 2 carreiras, 6x1 ponto = 105 (109) pontos. A 63 (65) cm de altura, retome os pontos em suspenso da parte das costas e trabalhe sobre todos os pontos. A 73 (77) cm de altura remate 49 (51) pontos, para as costuras laterais, de cada lado; depois, diminua a cada 2 carreiras, 8x1 e 2 pontos, alternados = 88 (92) pontos. Continue reto. A 100 (104) cm de altura, trabalhe 5 carreiras com as agulhas número 3,5 em pontos musgo e remate em 1 carreira do avesso.

Molde da blusa feminina de tricô trabalhada na vertical em lã mescla:

Molde reduzido: metade das costas e da frente do pulôver, para os manequins 42 e 46.

Como fazer o acabamento da blusa feminina de tricô trabalhada na vertical em lã mescla:
Estique o trabalho, umedeça-o levemente e deixe secar. Nas bordas inferiores, levante 88 (96) pontos em cada parte com as agulhas número 3,5 e trabalhe 10 cm em pontos de barra. Remate frouxo. Feche as costuras. No decote, levante 118 pontos com a agulha circular e trabalhe 5 carreiras em pontos musgo. Remate em 1 carreira do avesso.