segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Blusa feminina de tricô com vários motivos.

Blusa feminina de tricô com vários motivos.

Receita da blusa feminina de tricô com vários motivos. Pulôver em vários pontos.

Material:
450 (500) g de lã azul;
1 par de agulha de tricô número 3 e
1 par de agulha de tricô número 3,5.

Ponto de base I: pontos arroz. 1° carreira: *1 ponto meia, 1 ponto tricô*. Repita de * a *. Trabalhe as carreiras seguintes do mesmo modo, desencontrando os pontos.

Ponto de base II: pontos de barra, deslocado. Da 1° à 5° carreiras: *2 pontos meia, 2 pontos tricô*. Repita de * a * até o fim da carreira. Da 6° à 10° carreira: *2 pontos tricô, 2 pontos meia*. Repita de * a *, continuamente.

Ponto de base III: listras enviesadas. 1° carreira (direito): *2 pontos meia, 2 pontos tricô*. Repita de * a *. 2° carreira (avesso): 1 ponto meia, *2 pontos tricô, 2 pontos meia*. Repita de * a *. No fim da carreira, 1 ponto meia. 3° carreira: *2 pontos tricô, 2 pontos meia*. Repita de * a *. 4° carreira: 1 ponto tricô, *2 pontos meia, 2 pontos tricô*. Repita de * a *. No fim da carreira, 1 ponto tricô. Repita da 1° à 4° carreiras.

Ponto de base IV: xadrez. Da 1° à 6° carreira: *5 pontos meia, 5 pontos tricô*. Repita de * a *. Da 7° à 12° carreiras: como a 1° carreira, porém deslocando 5 pontos.

Seqüência dos pontos: *4 carreiras em pontos tricô, 4 carreiras em pontos meia, 10 carreiras em ponto de base I, 4 carreiras em pontos meia, 4 carreiras em pontos tricô, 10 carreiras em ponto de base II, 4 carreiras em pontos tricô, 4 carreiras em pontos meia, 10 carreiras em pontos de base III, 4 carreiras em pontos meia, 4 carreiras em pontos tricô, 12 carreiras em ponto de base IV*. Repita de * a *.

Amostra: 24 pontos e 36 carreiras = 10 cm.

Molde da blusa feminina de tricô com vários motivos:

Molde reduzido: metade das costas e da frente, metade da manga e da gola da blusa feminina de tricô com vários motivos, para os manequins 42 e 46.

Como fazer as costas da blusa feminina de tricô com vários motivos:
Monte 106 (114) pontos nas agulhas número 3 e trabalhe 8 cm em pontos de barra. Continue com as agulhas número 3,5 acompanhando a seqüência dos pontos. A 35 cm de altura, após 1 listra de pontos de base I mais 4 carreiras em pontos tricô, diminua para as cavas, de cada lado, a cada 2 carreiras, alternando 7x1 e 2 pontos = 86 (94) pontos. Continue reto. A 53 (54) cm de altura, remate para o decote os 28 pontos centrais de uma só vez e diminua, de cada lado desse remate, a cada 2 carreiras, 2x2, 1x1 ponto. A 54 (55) cm, diminua para os ombros, a cada 2 carreiras, 2x12 (14) pontos.

Como fazer a frente da blusa feminina de tricô com vários motivos:
Faça os lados e as cavas como nas costas. Para o decote, a 34 (35) cm de altura, remate os 14 pontos centrais de uma só vez e, de cada lado desse remate, trabalhe reto 7 cm. Em seguida, diminua 1x1 ponto e, a cada 4 carreiras, mais 11x1 ponto.

Como fazer as mangas da blusa feminina de tricô com vários motivos:
Monte 52 (58) pontos nas agulhas número 3 e trabalhe 3 cm em pontos de barra. Continue com as agulhas número 3,5 de acordo com a seqüência dos pontos, aumente de cada lado, a cada 8 carreiras, 19x1 ponto = 90 (96) pontos. A 55 cm de altura, após 1 listra de ponto de base I, mais 4 carreiras em pontos tricô, diminua de cada lado, a cada 2 carreiras, alternando 7x1 e 2 pontos = 70 (76) pontos. A seguir, faça mais 2 carreiras em pontos meia para a folga de costura e remate frouxo.

Detalhe dos motivos e da gola da blusa feminina de tricô com vários motivos:

Detalhe dos motivos e da gola da blusa feminina de tricô com vários motivos.

Como fazer a gola da blusa feminina de tricô com vários motivos:
Para o lado esquerdo, monte 22 pontos nas agulhas número 3 e trabalhe reto 7 cm em pontos de barra com pontos de borda. Em seguida, aumente na borda esquerda, a cada 2 carreiras, 7x8 pontos = 78 pontos. Deixe esses pontos à espera. Faça o lado direito invertendo as explicações dadas para o lado esquerdo. Depois, junte as 2 partes, monte entre elas 54 novos pontos = 210 pontos e trabalhe, com todos os pontos, mais 12 cm em pontos de barra. Remate frouxo.

Como fazer o acabamento da blusa feminina de tricô com vários motivos:
Estique as partes, cubra-as com um pano úmido e deixe secar. Feche as costuras. Pregue a gola.