segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Blusa de tricô com gola olímpica e manga raglan.

Blusa de tricô com gola olímpica e manga raglan.

Receita de blusa feminina sanfonada em tricô com gola olímpica e manga raglan. Pulôver feminino em tricô com mangas raglan e gola olímpica.

Material:
400 (500) g de lã bege;
1 agulha circular número 3 de 60 cm de comprimento;
1 agulha circular número 3 de 80 cm de comprimento;
1 agulha circular número 3 de 100 cm de comprimento e
1 jogo de agulha para meias número 3.

Ponto de Base: *5 pontos meia e 5 pontos tricô*, alternados.
Amostra: 24 pontos e 34 carreiras = 10 cm.

Como fazer as costas e a frente da blusa feminina sanfonada em tricô com gola olímpica e manga raglan:
Monte 232 (252) pontos na agulha de 80 cm e trabalhe em círculo: *1 ponto tricô como ponto de costura (para marcar onde devem ser feitos os aumentos e as diminuições), 5 pontos tricô, 11(12)x5 pontos meia e 5 pontos tricô*. Repita de * a *. A 5 cm de altura diminua 1 ponto de cada lado do ponto de costura e, a cada 10 carreiras diminua 4x1 ponto = 222 (242) pontos. Prossiga reto, A 22 cm diminua 1 ponto de cada lado do ponto de costura e, a cada 14 carreiras, aumente 4x1 ponto = 232 pontos. Prossiga reto. A 42 cm remate o ponto de costura e deixe 7 pontos à espera de cada lado do mesmo = 101 (111) pontos.

Molde da blusa feminina sanfonada em tricô com gola olímpica e manga raglan:

Molde reduzido: metade das costas, frente esquerda e metade da manga. As estrelas indicam os pontos de união.

Como fazer as mangas da blusa feminina sanfonada em tricô com gola olímpica e manga raglan:
Monte 52 pontos no jogo de agulhas para meias número 3, e trabalhe em círculo: 1 ponto tricô, como ponto de costura, 3 pontos tricô, *5 pontos meia, 5 pontos tricô* quatro vezes, 5 pontos meia, 3 pontos tricô (1 ponto meia como ponto de costura, 3 pontos meia, *5 pontos tricô, 5 pontos meia* quatro vezes, 5 pontos tricô, 3 pontos meia). Prossiga em ponto de base, aumente 1 ponto de cada lado do ponto de costura, a cada 9 carreiras, 17 vezes (a cada 7 carreiras, 22 vezes) = 86 (96) pontos. A 47 cm de altura, remate 7 pontos de cada lado do ponto de costura, deixando 71 (81) pontos à espera. Para o raglan, monte na agulha circular número 3 de 100 cm de comprimento os pontos à espera das costas, da frente e das mangas e, na 1° carreira, trabalhe juntos os primeiros pontos das bordas das peças reunidas; esse remate fica com mais 2 pontos meia de cada lado = 340 (380) pontos. Em seguida, passe para a agulha circular número 3 de 60 cm de comprimento e, para o raglan, diminua 27 (32)x1 ponto; depois, diminua 1x1 ponto do lado das mangas = 120 pontos a 60 cm de altura. Para a gola, trabalhe reto mais 24 cm em ponto de base e remate os pontos.

Como fazer o acabamento da blusa feminina sanfonada em tricô com gola olímpica e manga raglan:
Estique as partes, cubra-as com um pano úmido e deixe secar.