sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Estola de crochê em pontos avelã e filé.

Estola de crochê em pontos avelã e filé.

Estola de crochê em pontos avelã e filé. A estola é feita com a lã mohair. O motivo aberto é formado por carreiros alternadas dos pontos avelã e filé.
Tamanho: 70 cm de largura x 1,70 m de comprimento.

Material:
440 g de lã mohair azul;
1 agulha de crochê número 3,5 e
1 régua pequena de filé de 18 mm de largura.

Ponto de Base: ponto avelã e ponto filé combinados.(ver detalhes do ponto de base).
Figura 1: Para o ponto de base, monte um número de correntinhas divisível por 6, mais 1 para virar. 1° carreira (direito): pontos baixos, iniciando no 2° ponto a partir da agulha. 2° carreira (avesso): 3 correntinhas para virar; no 2° ponto, 1 ponto avelã (= alterne 5x1 laçada e 1 ponto no mesmo lugar e puxe; depois, remate todas as laçadas juntas), *2 correntinhas, pule 2 pontos, 1 ponto avelã no ponto saguinte*. Repita de *a*. No fim da carreira, 1 ponto alto no último ponto. 3° carreira: 1 correntinha para virar, 1 ponto baixo no ponto alto, *1 ponto baixo sobre o ponto avelã, 2 pontos baixos no arco de correntinhas*. Repita de *a*. No fim da carreira, faça 1 ponto baixo sobre o último ponto avelã e 1 ponto baixo na 3° correntinha para virar.
Figura 2: Na 4° carreira (ponto filé): 4 correntinhas; depois, a cada 2 pontos, faça 1 ponto filé (= * coloque a régua atràs do trabalho e segure firme, leve o fio para baixo por trás da régua, introduza a agulha no 2° ponto e puxe o ponto.
Figura 3: Depois, alongue esse ponto e feve o fio do trabalho novamente para cima por trás da régua.
Figura 4: Remate juntos os 2 pontos que estão na agulha e faça 1 correntinha*). Repita de *a*. No fim da carreira, retire a régua.
Figura 5: Na 5° carreira: 1 correntinha para virar; depois, faça 2 pontos baixos em cada alça do ponto filé. Repita sempre da 2° à 5° carreiras.

Detalhes do ponto de base (figuras). Ponto avelã e ponto filé combinados.

Amostra: 20 pontos e 12 carreiras = 10 cm.

Como fazer a estola de crochê em pontos avelã e filé:
Para o comprimento total da estola, monte 336 correntinhas, mais 1 para virar, e trabalhe 70 cm em ponto de base. Termine a estola em uma 3° carreira do motivo.

Como fazer o acabamento da estola de crochê em pontos avelã e filé:
Estique o trabalho, cubra-o com um pano úmido e deixe secar naturalmente. Para as franjas, corte fios de 30 cm de comprimento e amarre, pelo avesso, 8 fios de cada vez, nos lados mais estreitos.

Detalhe da estola de crochê em pontos avelã e filé: