quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Estola de crochê em fio metálico.

Estola de crochê em fio metálico.

Estola de crochê em fio metálico. As longas franjas acentuam o brilho metálico dessa peça, que complementa seu traje de noite.
Tamanho: 55 cm de largura x 1,80 m de comprimento.

Material: Estola
320 g de fio metálico cobre e
1 agulha de crochê número 2,5.

Ponto de Base: 1° carreira: 1 ponto baixo no 3° ponto a partir da agulha, 1 correntinha para virar.
2° carreira: 1 ponto baixo no 2° ponto a partir da agulha, fazendo o último ponto na correntinha para virar; 1 correntinha para virar.
3° carreira: inicie com 1 correntinha para virar no 2° ponto a partir da agulha e termine na correntinha para virar; 2 pontos baixos, *3 correntinhas, pule 2 pontos, 1 ponto baixo no ponto seguinte*. Repita de *a*. Faça mais 3 correntinhas, pule 2 pontos, trabalhe 3 pontos baixos nos 3 últimos pontos.
4° carreira: 1 correntinha para virar no 2° ponto, 2 pontos baixos, 1 correntinha, *1 ponto baixo no arco de correntinha, 3 correntinhas*. Repita de *a*. Faça 1 ponto baixo no arco de correntinha, 1 correntinha, 3 pontos baixos.
5° carreira: 1 correntinha para virar no 2° ponto, 2 pontos baixos, *3 correntinhas, 1 ponto baixo no arco grande de 3 correntinhas*. Repita de *a*. No fim da carreira, 3 correntinhas, 3 pontos baixos. Repita a 4° e a 5° carreiras.

Ponto círculos em crochê: Após a borda de pontos baixos, faça os arcos: 3 correntinhas, pule 2 pontos, 1 ponto baixo no ponto baixo seguinte. Na carreira seguinte, faça 3 correntinhas e 1 ponto baixo na correntinha do arco da carreira anterior.

Ponto em Arco: Faça 2 pontos baixos num arco, 1 ponto baixo e 2 pontos baixos no arco seguinte. Nas carreiras seguintes, faça 1 ponto baixo de cada lado, no arco anterior e seguinte, até atingir 13 pontos de largura.

Amostra: 7 arcos e 19 carreiras = 10 cm.

Como fazer a estola de crochê em fio metálico:
Monte 152 correntinhas mais 2 para virar,e trabalhe *2 carreiras em pontos baixos. Na 3° carreira, reparta os espaços arcos do seguinte modo: 2 pontos baixos, 9 arcos, 3 pontos baixos, 30 arcos, 3 pontos baixos, 9 arcos, 3 pontos baixos. Sobre os pontos baixos, faça outra carreira de pontos baixos, em cada carreira, até o fim. A partir da 7° carreira, faça nos 9 arcos, 1 círculo; nos 30 arcos, 4 círculos; nos 9 arcos, 1 círculo. Após a 23° carreiras do gráfico, trabalhe em pontos baixos sobre todos os pontos do trabalho, por 2 carreiras. Depois, nas 2 partes externas, a cada 9 arcos, faça círculos isolados nos grandes espaços. Na parte central, faça só arcos. Para os círculos isolados, faça nos espaços externos, da 3° à 23° carreiras do gráfico; depois, da 4° à 23° carreiras. A seguir, faça 2 carreiras de pontos baixos em todos os pontos e reparta-os como no começo. Ao mesmo tempo, em cada espaço grande de 9 arcos, a partir da 7° carreira do gráfico, faça 1 círculo e, no espaço grande central, trabalhe em arcos. Depois da 23° carreira do gráfico, faça 2 carreiras de pontos baixos em todos os pontos*. Distribua-os novamente como no início e faça círculos nos espaços grandes de 9 arcos e arcos no espaço central. Para os círculos, trabalhe da 3° à 23° carreiras do gráfico. Repita 11 vezes da 4° à 23° carreiras. Em seguida, trabalhe de *a* invertendo a explicação da distribuição do motivo.

Como fazer o acabamento da estola de crochê em fio metálico:
Para as franjas, corte fios de 40 cm de comprimento e faça os nós com grupos de 5 fios, a cada 2 carreiras.

Gráfico do motivo da estola de crochê em fio metálico:

Detalhes da distribuição dos motivos em círculo. Listras estreitas = pontos baixos.
Ponto = correntinhas.
V = pontos baixos.
Motivo em círculo;
Círculo isolado entre pontos baixos.