sexta-feira, 24 de julho de 2015

Receita de Xale de crochê em ponto de tufos.

Receita de Xale de crochê em ponto de tufos.

Xale de crochê em ponto de tufos. Os tufos são distribuídos nos espaços vazios de forma a produzir um efeito de listras em diagonal. As franjas são aplicadas entre os tufos.
Tamanho: 1,28 x 1,80 m.

Material:
400 g de fio acrílico bege e
1 agulha de crochê 3,5.

Ponto de Base: número de correntinhas divisível por 2 + 1, mais 5 para virar. 1° carreira (ida): 1 ponto alto no 6° ponto a partir da agulha; *1 correntinha pulando 1 ponto da carreira anterior; 1 ponto alto no ponto seguinte*. Repita de *a*. Para virar, faça 4 correntinhas. 2° carreira (volta): *1 ponto alto no ponto alto da carreira anterior; 1 tufo de 6 laçadas, 3 pontos altos no ponto alto da carreira anterior, alternados com 1 correntinha*. Repita de *a*. Faça 4 correntinhas para virar. 3° carreira: 1 ponto alto no ponto alto da carreira anterior, *1 correntinha, 1 ponto alto no ponto alto da carreiras anterior*. Repita de *a*. O último ponto alto é feito na 3° correntinha para virar. No final da carreiras, faça 4 correntinhas para virar. Repita a 2° e a 3° carreiras, desencontrando os tufos.

Amostra: 18 pontos e 9 carreiras = 10cm.

Como fazer o xale de crochê em ponto de tufos:
Inicie por um dos lados trabalhando reto na borda esquerda (para formar o outro lado) e fazendo as diminuições. no lado direito (para formar a borda superior). Monte 229 correntinhas, mais 5 para virar, e trabalhe em ponto de base. No fim da 2° carreira, inicie às diminuições: deixe o penúltimo ponto alto pela metade e, depois, na 4° correntinha para virar da carreira anterior, faça 1 ponto alto duplo também pela metade, pegando, finalmente, as 3 laçadas juntas. Vire com 4 correntinhas, iniciando a carreira seguinte no próximo ponto alto. Prossiga diminuindo, no final de cada carreira de volta, conforme a explicação acima, até que reste apenas 1 arco de pontos altos. A seguir vire o trabalho e contorne as bordas com uma carreira de pontos baixos.

Como fazer o acabamento do xale de crochê em ponto de tufos:
Estique o xale, cubra-o com um pano úmido e deixe secar naturalmente. Para franjas, corte fios de 35 cm de comprimento e amarre em grupos de 8 fios, regularmente, entre os tufos. Depois de aplicadas, acerte o comprimento das franjas para que fiquem do mesmo tamanho.

Detalhe do xale de crochê em ponto de tufos:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores