segunda-feira, 20 de julho de 2015

Receita de Xale de crochê com motivo de estrelas.

Receita de Xale de crochê com motivo de estrelas.

Xale de crochê em ponto alto com motivo de estrelas. O xale em ponto aberto complementa suas roupas de meia estação. Usado sobre cor contrastante, estrelas e franjas ganham leveza. O ponto baixo da firmeza ao acabamento.
Tamanho: 1,95 metro de largura na parte superior.

Material:
600 g de lã amarela e
1 agulha de crochê número 5.

Ponto de Base: 1° carreira (direito): Monte 4 correntinhas; na 1° trabalhe 4 pontos altos. 2° carreira (avesso): faça 3 correntinhas para virar no 1° ponto alto trabalhe 2 pontos altos, no 2° ponto alto faça 1 ponto alto. A seguir, pule o 3° ponto alto com uma correntinha, faça 1 ponto alto no 4° ponto alto e 3 pontos altos na 3° correntinha inicial. 3° carreira (grupo da borda): 3 correntinhas para virar. No 1° ponto alto faça 2 pontos altos, depois execute o ponto aberto: alterne 3x1 ponto alto no ponto alto seguinte, 1 correntinha, pule 1 ponto e, para completar o motivo, faça mais 1 ponto alto no ponto alto seguinte como no grupo da borda. Faça 3 pontos altos na 3° correntinha para virar. Repita a 3° carreira. Assim, o xale vai aumentando na largura e, a cada carreira, acrescenta-se um quadrado de cada lado ao motivo.

Amostra: 16 pontos e 8 carreiras - 10 cm.

Gráfico do xale de crochê em ponto alto com motivo de estrelas:

Apresentamos a metade do xale até a 25° carreira, mais o ponto do meio. A partir do meio, trabalhe o motivo em sentido contrário.
Quadrado vazio = 1 ponto alto em 1 ponto alto e 1 correntinha. Pule o ponto seguinte.
Quadrados cheios (X) = faça 1 ponto alto no lugar da correntinha.

Como fazer o xale de crochê em ponto alto com motivo de estrelas:
Inicie pela ponta inferior e trabalhe em pontos de base. A partir da 5° carreira, comece o motivo de acordo com o gráfico. No início e no fim de cada carreira, trabalhe o quadrado cheio como o grupo de borda. A largura completa do desenho é atingida na 21° carreira, com 21 quadrados. Em cada carreira seguinte, desloque 1 quadradinho para fora. No 5° quadrado após o motivo da borda, na 29° carreira, trabalhe a 1° estrela do meio quando atingir 15 carreiras de altura. Siga o gráfico. Na 44° carreira, inicie novas estrelas, que são executadas junto ao motivo da borda como da 29° à 43° carreiras. Entre as estrelas, trabalhe somente o motivo aberto. Na 59° carreira, faça uma estrela junto ao motivo da borda. Além disso, execute uma estrela central como a da 29° à 43° carreiras. Ao terminar as estrelas, da 74° á 76° carreiras, continue com pontos abertos e o motivo da borda. Depois, trabalhe sobre todos os pontos: faça 2 carreiras de pontos altos e, sobre os mesmos, depois de 1 correntinha para virar, faça 1 carreira de pontos baixos. O ponto baixo da firmeza ao acabamento. Para as franjas, amarre 4 fios em cada 2 carreiras.