segunda-feira, 6 de julho de 2015

Casaquinho de crochê com capuz 6 a 12 meses.

Casaquinho de crochê com capuz 6 a 12 meses.

Casaquinho de crochê com capuz 6 e 12 meses. Faça os contornos com uma carreira de laçadas.
Tamanho: para 6 a 12 meses.

Material:
260 g de lã branca;
1 agulha de crochê número 4 e
10 botões.

Ponto de Base: pontos baixos.
Ponto de Barra: pontos de laçada. Trabalhe em ponto baixo com fio duplo. A partir da esquerda, para cada ponto baixo, após introduzir a agulha, coloque o dedo médio da mão esquerda na frente do fio. Quando terminar o ponto, retire o dedo.
Amostra: 9 pontos baixos e 10 carreiras = 5cm.

Como fazer:
Inicie pela borda inferior. Monte 1 correntinha, de 97 pontos (= 96 pontos baixos mais 1 para virar) e trabalhe a 2°, a 4° e a 6° carreiras em pontos de barra. Continue em ponto de base, trabalhando os 5 últimos pontos em ponto de barra, a cada 2 carreiras. A 17cm de altura, antes e depois dos 44 pontos centrais, deixe 2 pontos sem fazer de cada vez. Continue trabalhando a frente direita com 24 pontos baixos, diminua para o raglan, a cada 2 carreiras, 11x1 ponto. Após a 10° diminuição, diminua para o decote, a cada carreira, 1x5, 2x4 pontos. Faça a frente esquerda, invertendo as explicações. Os 44 pontos centrais formam a parte das costas. Para o raglan diminua de cada lado, a cada 2 carreiras, 12x1 ponto. Faça ainda 1 carreira com os 20 pontos restantes e remate.

Como fazer a manga:
Monte 1 correntinha de 31 pontos ( = 30 pontos baixos mais 1 para virar) e trabalhe a 2°, a 4° e a 6° carreiras em ponto de barra. Continue em ponto de base, aumente de cada lado,. a cada 4cm, 4x1 ponto = 38 pontos baixos. A 20cm de altura, diminua para o raglan, de cada lado, a cada carreira, 1x2, 2x1 ponto; na borda esquerda, diminua a cada 2 carreiras, 11x1 ponto e, na borda direita, a cada 2 carreiras, 10x1 ponto; depois, diminua 1x4, 1x5 pontos. Faça a outra manga, invertendo as explicações.

Molde casaquinho de crochê:

Molde reduzido: parte das costas e da frente do casaquinho de crochê: manga e capuz.

Como fazer o capuz:
Monte 1 correntinha de 83 pontos ( = 82 pontos baixos mais 1 para virar) e trabalhe a 2°, a 4° e a 6° carreiras em ponto de barra. Continue em ponto de base. Após a 8° carreira deixe sem fazer de cada lado, 3x4 pontos em degraus. Continue com todos os pontos. A 18cm do centro, diminua de cada lado, a cada 2 carreiras, 2x4, 2x8 pontos. Dobre o capuz ao meio com o lado direito do trabalho para o avesso e feche a costura posterior com ponto baixo.

Como fazer o acabamento:
Feche as costuras das mangas e pregue-as nas cavas. Faça 1 carreira de laçadas no decote. Nas bordas da frente e no decote, faça 1 carreira de pontos baixos, distribuindo na frente direita, 5 alças para os botões: a 1° a 5cm da borda inferior; a última alça, deve ficar no decote. Coloque o capuz sobre o casaco de modo que sobrem 5 pontos no lado direito do decote e 4 pontos no lado esquerdo. Faça 1 carreira em ponto de barra e una o capuz ao casaco com 1 carreira de pontos baixos. Pregue os botões na frente esquerda, a 2,5cm da borda, na altura das alças.