quarta-feira, 10 de junho de 2015

Casaquinho de lã com capuz em tricô e crochê.

Casaquinho de lã com capuz em tricô e crochê.

Casaquinho de lã com capuz em tricô e crochê. O ponto musgo das tiras de contorno do capuz e do casaquinho é trabalhado em listras.
Tamanhos: para 6 e 12 meses. Entre parênteses, as indicações para 12 meses.

Material:
150 (200) g de lã branca;
50 g de verde;
1 par de agulhas de tricô número 5;
1 par de agulhas de tricô número 6;
1 agulha de crochê número 4,5 e
1 zíper destacável de 20 (25) cm de comprimento.

Ponto de Base: ponto meia (direito = ponto meia; avesso = ponto tricô).
Ponto de barra: ponto musgo (direito e avesso = ponto tricô).
Amostra: 15 pontos e 23 carreiras = 10cm.

Como fazer as costas do casaquinho com capuz em tricô e crochê:
Monte 41 (42) pontos nas agulhas número 5 com a lã verde e trabalhe no avesso 1 carreira em ponto meia. Continue em pontos de barra, alternando 2 carreiras brancas e 2 verdes até completar 13 carreiras. Prossiga com as agulhas número 6 e a lã branca em ponto de base. A 13 (17) cm de altura, remate 3 pontos no início das 2 carreiras seguintes e inicie as diminuições para o raglan no direito do trabalho, ao lado dos 3 pontos de borda. No início da carreira, trabalhe 2 pontos juntos em meia; no fim da carreira, passe 1 ponto sem fazer, 1 ponto meia, passe o ponto sem fazer sobre o trabalhado, diminua de cada lado, a cada 3 carreiras, 7(8)x1 ponto. Trabalhe 1 carreira sem diminuição. Em seguida, diminua a cada carreira, 4(3)x1 ponto. Restam 13 (14) pontos. Na 11° (13°) carreira, após a 1° diminuição para as cavas, continue com as agulhas número 5 e trabalhe novamente em pontos musgo, alternando 2 carreiras verdes e 2 brancas até o fim. Após a última diminuição da costura do raglan, remate os pontos.

Como fazer a frente direita do casaquinho com capuz em tricô e crochê:
Monte 20 (21) pontos nas agulhas número 5 com a lã verde e trabalhe como nas costas, porém sem as 3 últimas diminuições da costura do raglan. A 20 (25) cm de altura, diminua para o decote, 1x3(4) pontos, depois, a cada 2 carreiras, 4x1 ponto. Após terminar as diminuições do raglan e do decote, restam 2 pontos (= 6 carreiras e 3 diminuições a menos que as costas). Remate os 2 pontos.

Como fazer a frente esquerda do casaquinho com capuz em tricô e crochê:
Inverta as explicações dadas para a frente direita.

Como fazer a manga direita do casaquinho com capuz em tricô e crochê:
Monte 24 (26) pontos nas agulhas número 5 com a lã verde e trabalhe 13 carreiras em listras como nas costas. Continue com as agulhas número 6 e a lã branca em ponto de base. Após 4 (5) cm, aumente 1 ponto após os 2 primeiros pontos e antes dos 2 últimos. Continue aumentando 1 ponto a cada 4 (5) cm até completar 28 (30) pontos. A 14 (18) cm de altura, remate 3 pontos no início das 2 carreiras seguintes, iniciando por 1 carreira do direito. Depois, faça as diminuições para a costura do raglan: inicie as listras na 11° (13°) carreira após a 1° diminuição, para a curva superior da manga. Trabalhe 4 (2) carreiras após as diminuições e diminua, de cada lado, a cada 3 carreiras, 6(7)x1 ponto. Restam 10 pontos. Trabalhe 3 carreiras sem diminuições. Inicie as diminuições do decote: 1° carreira (direito): remate 2 pontos no início da carreira e faça 1 mate simples no fim da carreira. 2° carreira: trabalhe 7 pontos. 3° carreira: remate 1 ponto no início da carreira. 4° carreira: trabalhe 6 pontos. 5° carreira: remate 1 ponto no início e faça 1 mate simples no fim da carreira. Remate os 4 pontos restantes.

Como fazer a manga esquerda do casaquinho com capuz em tricô e crochê:
Inverta as explicações dadas para a manga direita. A 14 (18) cm de altura, inicie as diminuições 1 carreira antes. Isto é, no avesso.

Como fazer o capuz do casaquinho com capuz em tricô e crochê:
Monte 58 (64) pontos nas agulhas número 5 com a lã verde e trabalhe 13 carreiras em listras como nas costas. Continue com as agulhas número 6 e a lã branca em ponto de base. A 14 (15) cm de altura, remate 21 (23) pontos de cada lado. Trabalhe sobre os pontos centrais até atingir a mesma medida das diminuições laterais. Diminua de cada lado, a cada 2,5cm, 4(6)x1 ponto. Remate.

Como fazer o acabamento do casaquinho com capuz em tricô e crochê:
Estique as partes, cubra-as com um pano úmido e deixe secar. Feche as costuras. Pregue o capuz no decote. Para rematar as bordas da abertura da frente, trabalhe em crochê, pelo direito, com a lã verde 30 (35) pontos baixíssimos, vire com 1 correntinha e trabalhe 1 carreira em ponto baixo. Pregue o zíper.