segunda-feira, 1 de junho de 2015

Casaquinho de crochê para bebê.

Casaquinho de crochê para bebê.

Casaquinho para bebê de crochê. As barras do casaquinho são feitas em tricô. Conjunto de quatro peças paro o bebê. A calça é feita em tricô, em cor lisa.
Tamanhos: para 3 a 6 meses.

Material:
40g de lã de cada cor: branca, laranja e amarela;
5 botões;
1 agulha de crochê número 2,5;
1 agulha de crochê número 5,5 e
1 par de agulhas de tricô número 2,5.

Ponto de base (crochê): pontos altos e pontos baixos.
Ponto de barra (tricô): 1 ponto meia e 1 ponto tricô, alternados.

Como fazer o motivo do casaquinho de crochê: 1° carreira (direito): pule 1 correntinha, 1 laçada, introduza a agulha no ponto seguinte e puxe o pontos, 1 laçada, pule 1 correntinha, introduza a agulha no ponto seguinte e puxe o ponto, remate os 5 pontos da agulha, *1 correntinha, 1 laçada, introduza a agulha na correntinha anterior e puxe o ponto, 1 laçada, pule 1 correntinha, introduza a agulha na correntinha seguinte e puxe o ponto, remate os 5 pontos da agulha*.
2° carreira e todas as carreiras seguintes: 2 correntinhas, 1 laçada, pule 1 correntinha, introduza a agulha no ponto seguinte e puxe o ponto, 1 laçada, introduza a agulha na correntinha seguinte e puxe o ponto, remate os 5 pontos da agulha, *1 correntinha, 1 laçada, introduza a agulha na correntinha anterior e puxe o ponto, 1 laçada, introduza a agulha na correntinha seguinte e puxe o ponto, remate todos os pontos da agulha*; no último ponto introduza a agulha na correntinha externa da carreira anterior.

Como fazer a seqüência das listras do casaquinho de crochê: *1 carreira branca, 1 laranja, 1 amarela*.

Como fazer as costas do casaquinho de crochê:
Monte uma correntinha de 39 pontos, mais 3 para virar, com a lã branca e a agulha número 5,5 e trabalhe o motivo, de acordo com a seqüência das listras. Após 10 (12) carreiras acrescente para as mangas, no fim de uma carreira uma correntinha de 14 (18) pontos e corte o fio. Pule 13(17) correntinhas (manga esquerda) e continue do seguinte modo: introduza a agulha na correntinha seguinte e puxe o ponto, trabalhe a 2° carreira do motivo até o fim e corte o fio. Com a cor da listra seguinte, faça uma correntinha de 16 (20) pontos e trabalhe a 1° carreira do motivo sobre 13 (17) pontos (manga direita). Depois, faça 1 correntinha, 1 laçada, introduza a agulha na última correntinha, da manga direita e, ao mesmo tempo, no último ponto externo da carreira anterior, 1 laçada, introduza a agulha na correntinha seguinte, puxe o pontos e remate os 5 pontos da agulha; trabalhe a 2° carreira do motivo iniciando com 1 correntinha, e terminando na correntinha interna da manga esquerda. Trabalhe a 1° carreira do motivo de *a*. Continue trabalhando o motivo, de acordo com a seqüência das listras, com 67 (75) pontos. Quando completar 20 (22) carreiras ( = 9° carreira da manga), corte o fio.

Como fazer a frente direita do casaquinho de crochê:
Monte uma correntinha de 19 pontos, mais 3 para virar, com a lã branca e a agulha número 5,5. Trabalhe o motivo de acordo com a seqüência das listras. Faça a manga como nas costas = 33 (37) pontos. A 16 (18) carreiras de altura diminua para o decote, 1x4, 1x2 pontos. No início da carreira, trabalhe 1 ponto baixíssimo em cada ponto da diminuição; no fim da carreiras, deixe sem fazer os pontos da diminuição, inclusive a correntinha externa. Faça mais 2 carreiras e corte o fio.

Como fazer a frente esquerda do casaquinho de crochê:
Inverta as explicacões dadas para a frente direita do casaquinho de crochê. Faça a manga esquerda conforme foi explicado para a manga esquerda das costas.

Como fazer o acabamento do casaquinho de crochê:
Estique as partes, cubra-as com um pano úmido e deixe secar. Feche a costura superior das mangas e a dos ombros. Com as agulhas de tricô e a lã branca, levante para o punho, no direito do trabalho, 36 pontos ( = 2 pontos em cada carreira) e trabalhe 2,5cm em pontos de barra. Remate os pontos. Feche o punho, a parte inferior das mangas e a costura lateral. Levante os pontos da borda inferior das costas e das partes da frente, do seguinte modo: *2 pontos a cada 2 pontos, 1 ponto no ponto seguinte*, trabalhe 3cm em pontos de barra e remate. Nas bordas da frente, trabalhe com a agulha de crochê número 2,5 e a lã branca, 1 ponto baixo em cada 2 carreiras do remate da cintura, 2 pontos baixos em cada carreira de crochê, 3 pontos baixos no canto, 1 ponto baixo em cada diminuição e 2 pontos baixos em cada carreira do decote da frente; no decote das costas, 1 ponto baixo em cada ponto. Faça mais 1 carreira de pontos baixos contornando toda a frente; na borda direita, faça 5 casas: a 1° a 1cm da borda inferior, a última no canto do decote, as demais a intervalos regulares. Faça as casas do seguinte modo: 2 correntinhas, pule 2 pontos baixos, vire e faça 1 carreira de ponto baixo, 2 pontos baixos nas 2 correntinhas e 3 pontos baixos no ponto central dos 3 pontos baixos. Corte o fio. Pregue os botões.