segunda-feira, 18 de maio de 2015

Vestido de tricô com trança na pala.

Vestido de tricô com trança na pala.

Vestido de tricô com trança na pala. A abertura nas costas facilita o uso deste prático vestidinho executado em ponto tricô com cordões de ponto meia. Remate os contornos em crochê.
Tamanho: para 6 a 12 meses.

Material:
200 g de lã branca;
Restos de lã vermelha;
1 par de agulhas de tricô número 3,5;
1 agulha de crochê 3,5 e
3 botões.

Ponto de Barra do vestido de tricô: *5 pontos tricô, 1 ponto meia*.
Como fazer a trança do vestido de tricô: 1° carreira: *coloque os 2 primeiros pontos em 1 agulha auxiliar atrás do trabalho, trabalhe os 2 pontos seguintes em meia e os 2 pontos da agulha auxiliar também em meia, 1 ponto meia*. No fim da carreira, 2 pontos na agulha auxiliar atrás do trabalho, trabalhe os pontos seguintes em meia e os 2 pontos da agulha auxiliar também em meia. 2° carreira e todas as carreiras pares: ponto tricô. 3° carreira: ponto meia. 5° carreira: repita a partir da l° carreira.

Como fazer a borda de crochê do vestido de tricô: 1° e 2° carreiras: ponto baixo. 3° carreira: *1 ponto baixo, 1 correntinha, pule 1 ponto de base*. 4° carreira: *1 ponto baixo na correntinha, 1 picô (= 3 correntinhas e feche na 1° correntinha, com 1 meio ponto alto), 1 ponto baixo*.

Como fazer a frente do vestido de tricô:
Monte 65 pontos e trabalhe em pontos de barra, diminua de cada lado, a cada 3cm, 5x1 ponto. A 16cm de altura, trabalhe em pontos de barra sobre os 13 primeiros e os 13 últimos pontos, e faça a trança sobre os 29 pontos centrais. Na 1° carreira da trança, diminua 1 ponto abaixo de cada trança, no avesso, de modo a ter 24 pontos ( = coloque os 2 primeiros pontos em uma agulha auxiliar atrás do trabalho, trabalhe os 2 pontos seguintes em meia, 1 ponto meia e depois, os 2 pontos da agulha auxiliar também em meia). A 18cm de altura, diminua para as cavas, de cada lado, a cada 2 carreiras, 2x3 e 1 ponto alternados. A 7cm de altura da cava, remate para o decote os 8 pontos centrais de uma só vez e diminua, de cada lado desse remate, a cada 2 carreiras, 2x2 e 1 ponto alternados. A 11cm de altura da cava, diminua para os ombros, 2x6 pontos.

Como fazer as costas do vestido de tricô:
Igual à frente, até as cavas. A 3cm de altura da mesma, divida o trabalho ao meio para a abertura e prossiga separadamente. A 11cm de altura da cava, diminua para os ombros, 2x6 pontos. Remate os pontos restantes de uma só vez para o decote.

Como fazer a manga do vestido de tricô:
Monte 51 pontos e trabalhe em pontos de barra, iniciando e terminando a carreira com 7 ponto tricô. A 19cm de altura diminua 2 pontos para a cava, de cada lado; depois, diminua 1 ponto a cada 2 carreiras. Remate os 5 pontos restantes de uma vez.

Como fazer o acabamento do vestido de tricô:
Feche as costuras. Remate a abertura das costas com a borda de crochê em vermelho. Após a 1° carreira, faça 3 casas a intervalos regulares. No decote, nas mangas e na borda inferior faça também a borda de crochê. Pregue os botões.