quarta-feira, 6 de maio de 2015

Gorro em crochê 6 a 12 meses.

Gorro em crochê 6 a 12 meses.

Gorro em crochê para 6 a 12 meses. Conjunto: Macacão, gorro e luvas trabalhados em crochê.
Tamanho: para 6 a 12 meses.

Material:
450 g de lã laranja;
1 agulha de crochê número 4 e
1 jogo de agulhas de tricô número 3.

Ponto de Base: pontos altos torcido (3 correntinhas, *com 1 ponto alto na agulha, laçada, introduza a agulha horizontalmente por trás do ponto alto, da carreiras anterior, ficando a lacada à direita desse ponto alto, = 3 pontos na agulha, remate 2 pontos de cada vez*. Repita de *a*. 1° carreira: pontos altos. 2° carreira e todas as seguintes: pontos altos torcido).
Diminuição de 1 ponto alto: trabalhe 1 ponto alto torcido (= 3 pontos na agulha), introduza a agulha no ponto alto seguinte, puxe o fio (= 4 pontos na agulha). Puxe o fio pelos 3 primeiros pontos, depois pelos 2 últimos.
Diminuição de 2 pontos altos: trabalhe como na diminuição de l ponto alto, porém introduza a agulha atrás de mais 1 ponto alto (= 5 pontos na agulha) e puxe o fio em 3 pontos de cada vez.

Como fazer o gorro:
Monte uma correntinha de 66 (68) pontos no jogo de agulhas, feche em círculo e trabalhe em ponto de base. A circunferência deve ter 40 (42) cm. A 9 (10) cm de altura diminua para o topo, trabalhando na 1° carreira cada 10° e 11° pontos altos juntos; na 2° carreiras cada 9° e 10° pontos altos juntos e assim por diante até restarem 12 (14) pontos altos. Passe um fio e franza. Para fazer os protetores de orelha na borda inferior do gorro, inicie no meio da parte de trás e faça 10 pontos baixíssimos, 10 pontos altos torcidos, 26 (28) pontos baixíssimos, 10 pontos altos torcidos, 10 pontos baixíssimos. Na carreira seguinte, 11 pontos baixíssimos, 8 pontos altos torcidos, 8 pontos altos torcidos, 23 (30) pontos baixíssimos, 8 pontos altos torcidos. Faça mais 1 carreira, levante os pontos com o jogo de agulhas e trabalhe 4cm em pontos de barra. Remate. Dobre ao meio e costure pelo avesso faça um pompom e pregue-o no alto do gorro.