segunda-feira, 27 de abril de 2015

Macacão com capuz em tricô.

Macacão com capuz em tricô.

Macacão com capuz em tricô. Fechada na frente por um zíper, esta roupa é muito prática, pois reúne numa só peça macacão, capuz, luvas e sapatinhos.
Tamanho: para 1 ano de idade. Contorne a borda do capuz e da frente com uma carreira em crochê.

Material:
240 g de lã vermelha;
160 g de branca;
1 par de agulhas de tricô número 2;
1 par de agulhas de tricô número 3;
1 agulha de crochê número 3;
1 zíper e
1 motivo para aplicar.

Ponto de Base: ponto meia (direito = ponto meia; avesso = ponto tricô).
Meio Ponto Alto: laçada, introduza a agulha, laçada e puxe o ponto; com outra laçada, remate todos os pontos.

Como fazer o macacão:
Inicie pelo sapatinho. Monte 40 pontos nas agulhas número 3 com a lã vermelha e trabalhe em ponto de base, aumente 1 ponto de cada lado (1 ponto depois da borda) e 6x1 ponto de cada lado dos 2 pontos centrais. A seguir, para formar o peito do pé, trabalhe o pontos anterior junto com o 1° dos 8 pontos centrais e o último ponto do peito do pé com o ponto seguinte, 10 vezes. Deixe os pontos restantes em suspenso. Em seguida, mude para as agulhas número 2 e trabalhe 4cm com todos os pontos em ponto de barra. Depois, coloque na agulha número 3 os 22 pontos de trás e os 22 pontos da frente, de modo que a costura fique na parte interna da perna. Continue em ponto de base, aumente de cada lado, a cada 4 carreiras, 14x1 ponto a 2 pontos da borda. Para formar a entreperna, a 32cm de altura à direita (esta será a perna direita), diminua 2x2 pontos e, a cada 6 carreiras, mais 3x1 ponto. A 21cm de altura da entreperna, deixe os pontos em suspenso. Faça a outra perna, invertendo as explicações. Em seguida, faça a costura posterior da entreperna e trabalhe sobre a parte de trás e as 2 pernas (= 66 pontos), para as costas. A 12cm de altura, diminua para as cavas, de cada lado, a cada 2 carreiras, 1x2, 3x1 ponto. Continue com a lã branca. A 11cm de altura da cava, diminua para os ombros, de cada lado, a cada 2 carreiras, 3x5 pontos. Remate os pontos restantes de uma só vez para o decote. Para a frente esquerda, retome os 33 pontos correspondentes. A 12cm de altura, diminua para a cava, como nas costas. A 5cm de altura da cava, diminua para o decote, a cada 2 carreiras, 1x4, 1x3, 2x2, 2x1 ponto. A 11cm de altura da cava, diminua para o ombro, como nas costas. Faça a frente direita, invertendo as explicações.

Como fazer a manga:
Monte 30 pontos nas agulhas número 2 com a lã branca e trabalhe 3cm em pontos de barra. Continue com as agulhas número 3 em ponto de base, aumente 1 ponto de cada lado, a cada 2cm, até completar 21cm de altura. Em seguida, diminua para a curva superior, de cada lado, a cada 2 carreiras, 1x3, 1x2, 2x1 ponto, a cada 4 carreiras, 3x1 ponto e, a cada 2 carreiras, 2x1, 2x2 pontos. Remate os pontos restantes de uma só vez. Para a luva, levante os pontos da borda inferior do punho com a lã branca, distribuindo 8 aumentos na 1° carreira. Trabalhe reto por 5cm. Na carreira seguinte, diminua 1 ponto de cada lado, a 2 pontos das bordas e de cada lado dos 2 pontos centrais em cada carreira do direito. Remate os 6 pontos restantes de uma só vez.

Como fazer o acabamento:
Feche as costuras. Com as agulhas número 3, levante os pontos no decote com a lã branca e trabalhe em ponto de base para o capuz até obter a altura necessária para a cabeça. Em seguida, faça na borda do capuz e na borda da frente, 1 carreira de crochê em meio pontos altos nas cores correspondentes. Pregue o zíper. Aplique o motivo.