sexta-feira, 24 de abril de 2015

Colete de tricô para 6 a 12 meses.

Colete de tricô para 6 a 12 meses.

Colete de tricô em lã branca. Gracioso e fácil de executar, este coletinho tanto pode ser usado sobre roupa lisa quanto xadrez ou listrada.
Tamanho: para 6 a 12 meses. O colete é executado em ponto tricô com acabamento das bordas em ponto musgo.

Material:
150 g de lã branca;
1 par de agulhas de tricô número 4 e
4 botões.

Ponto de Base I: ponto tricô (direito = ponto tricô; avesso = ponto meia).
Ponto de Base II: ponto musgo (avesso e direito = ponto meia).

Como fazer as costas:
Monte 48 pontos e trabalhe 6 carreiras em ponto de base II. Continue em ponto de base trabalhando sempre os 3 primeiros e os 3 últimos pontos de cada carreiras em pontos musgo (para a borda) e os outros pontos em ponto tricô. Entre a borda de pontos musgo e a parte trabalhada em ponto tricô, faça 1 ponto em ponto meia no direito e em ponto tricô no avesso, formando um cordão. A 16cm de altura total, diminua de cada lado, para as cavas, a cada 2 carreiras, 1x3, 1x2, 1x1 ponto, na parte trabalhada em ponto tricô. A 9cm do início da cava, remate para o decote os 4 pontos centrais e, de cada lado desse remate, diminua, a cada 2 carreiras 1x2, 2x1 ponto. A 11cm do início da cava, remate os pontos.

Como fazer a frente esquerda:
Monte 24 pontos e trabalhe 6 carreiras em ponto musgo como nas costas. Continue do seguinte modo: 5 pontos musgo (para a borda), 1 ponto em meia no direito e em tricô no avesso para o cordão, e os pontos restantes em pontos tricô. Ao mesmo tempo, faça as casas nos pontos da borda, a intervalos regulares. A 16cm de altura, diminua para a cava, a cada 2 carreiras 1x3, 1x2, 1x1 ponto, na parte trabalhada em ponto tricô. Ao mesmo tempo, após a primeira diminuição da cava, remate os 2 primeiros pontos de cada borda em ponto musgo. Continue trabalhando os 3 primeiros e os 3 últimos pontos de cada carreira em ponto musgo. Ao mesmo tempo, diminua para o decote, nos pontos internos ao cordão, a cada 2 carreiras 5x1 ponto. Quando restarem 11 pontos na agulha, trabalhe da seguinte maneira: 3 pontos musgo, 1 ponto meia (no direito) ou ponto tricô (no avesso) para o cordão, 3 pontos tricô, 1 ponto do cordão, 3 pontos musgo. A 11cm do início da cava, remate os 7 pontos do lado da cava e continue trabalhando ainda por 4,5cm, apenas com os 4 pontos do lado do decote (3 em pontos musgo e 1 ponto do cordão). Remate os pontos.

Como fazer a frente direita:
Inverta as explicações dadas para a frente esquerda, com exceção das casas.

Como fazer o acabamento:
Estique as partes e passe-as. Feche as costuras. Prenda a tira no decote das costas e pregue os botões.