segunda-feira, 20 de abril de 2015

Casaquinho de tricô com acabamento em crochê.

Casaquinho de tricô com acabamento em crochê.

Casaquinho de tricô com acabamento em crochê para 6 a 12 meses. Conjuntinho de três peças em tricô com acabamento em crochê.
Tamanho: para 6 a 12 meses.

Material:
350 g de lã lilás;
50 g de lã branca;
1 par de agulhas de tricô número 2,5 e
1 agulha de crochê número 2,5.

Ponto de Base: ponto musgo (direito e avesso = ponto tricô)
Ponto do Motivo: 1° carreira: *5 pontos meia, coloque o fio na frente do trabalho, passe 5 pontos sem fazer em tricô; coloque o fio atrás do trabalho*.
2° carreira: trabalhe os pontos como se apresentam em tricô, deixando no direito, os fios dos pontos sem fazer.
3° e 5° carreiras: como a 1° carreira.
4° e 6° carreiras: como a 2° carreira.
7° carreira: *com o fio na frente do trabalho, passe 5 pontos sem fazer em tricô.; coloque o fio atrás do trabalho, 2 pontos meia, 1 ponto meia pegando, ao mesmo tempo, os 3 fios que se encontram na frente do trabalho, 2 pontos meia*.
8°, 10° e 12° carreiras: como a 2° carreira.
9° e 11° carreira: *com o fio na frente do trabalho, passe 5 pontos sem fazer em tricô; coloque o fio atrás ao trabalho, 5 pontos meia*.
13° carreira: repita a partir da 1° carreira.

Ponto baixo com picôs: *3 pontos baixos, 1 picô (= 3 correntinhas, introduza a agulha no ponto anterior ao ponto baixo)*.

Como fazer as costas:
Monte 85 pontos e trabalhe 8 carreiras em ponto musgo. Continue trabalhando no ponto do motivo. A 17cm de altura, diminua 5 pontos de cada lado, para as cavas. A 27cm de altura, diminua para os ombros, 2x5 pontos. Para o decote, remate os pontos restantes de uma só vez.

Como fazer a frente esquerda:
Monte 50 pontos e trabalhe 8 carreiras em pontos musgo. Continue trabalhando no ponto do motivo, exceto nos últimos 5 pontos que devem ser trabalhados em pontos musgo (borda da frente). A 17cm de altura, diminua 5 pontos para a cava. A 20cm de altura, deixe de trabalhar os pontos da borda. Prossiga o trabalho, deixando em suspenso 6x5 pontos na borda. Continue trabalhando sobre os 10 pontos restantes. A 27cm de altura total, remate os pontos.

Como fazer a frente direita:

Como fazer a manga:
Monte 60 pontos e trabalhe 10cm em pontos musgo. Em seguida, remate.

Como fazer o acabamento:
Feche as costuras e pregue as mangas. Retome os pontos em suspenso nos dois lados do decote da frente e levante os pontos do decote das costas. Trabalhe 8 carreiras em ponto tricô. Para fechar, faça 2 cordõezinhos.