segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Calça de crochê para bebê, conjunto amarelo.

Calça de crochê para bebê, conjunto amarelo.

Calça de crochê para bebê, conjunto amarelo.
Tamanho: 2 a 4 meses.

Material:
3 novelos de lã amarela;
1 agulha de crochê número 4 e
Elástico para o cós.

Ponto de Base: 1° carreira: * pule 3 pontos, 3 pontos altos, 1 correntinha, 3 pontos altos no ponto seguinte (= 1 grupo de pontos altos), pule 3 pontos, 1 ponto baixo*, repita de *a*, 3 correntinhas para virar. 2° carreira: 3 pontos altos no 1° ponto baixo da borda, 1 correntinha, *1 ponto baixo na correntinha do grupo de pontos altos, 3 pontos altos, 1 correntinha, 3 pontos altos no ponto baixo entre os grupos de pontos altos*, repita de *a*, termine a carreiras com 3 pontos altos no último ponto da borda, 1 correntinha, para virar. 3° carreira: *3 pontos altos, 1 correntinha, 3 pontos altos no ponto baixo entre os grupos de pontos altos, 1 ponto baixo na correntinha do grupo de pontos altos*, repita de *a*, termine com 1 ponto baixo na borda, 3 correntinhas, para virar, repita sempre a 2° e a 3° carreiras.

Amostra: 22 ponto baixo e 25 carreiras = 10cm.

Como fazer a frente direita:
Inicie pela parte superior. Monte uma correntinha de 26 pontos e, iniciando no 2° ponto a partir da agulha trabalhe 1 ponto baixo em cada ponto (introduza a agulha nas 2 alças do ponto de cada carreira). Em todas as carreiras, faça 1 correntinha para virar. No fim da 20° carreira, aumente 4 correntinhas e trabalhe em ponto baixo sobre as mesmas por 3 carreiras. Na carreira seguinte, aumente 1 ponto no penúltimo ponto (no mesmo lado das 4 correntinhas), fazendo 2 pontos baixos, no mesmo ponto. Repita o aumento 2 vezes, a cada 4 carreiras. Após 32 carreiras, diminua 1 ponto de cada lado, a cada 2 carreiras, 2 vezes; depois, a cada 4 carreiras, mais 2 vezes. Após 47 carreiras, aumente 1 ponto de cada lado, a cada 4 carreiras, 3 vezes. Trabalhe mais 2 carreiras. Continue em ponto de base por 6 carreiras.

Como fazer a frente esquerda: inverta as explicações dadas para a frente direita.

Como fazer a parte de trás - lado direito:
Monte uma correntinha de 28 pontos e trabalhe como para a parte da frente. Trabalhe 23 carreiras, aumente 1 ponto no penúltimo ponto da carreira repita o aumento a cada 4 carreiras, 2 vezes. Após 32 carreiras, faça as diminuições e prossiga como o explicado para a parte da frente.

Como fazer a parte de trás - lado esquerdo: inverta as explicações dadas para o lado direito.

Como fazer o cós:
Monte uma correntinha de 11 pontos e trabalhe em ponto baixo em carreiras de ida e volta, até que a tira atinja a circunferência da parte superior da calça.

Como fazer o acabamento:
Feche as costuras deixando uma abertura na frente. Para que a parte de trás fique mais alta, proceda da seguinte maneira: iniciando a 10 pontos da costura lateral, trabalhe até 10 pontos antes da outra costura lateral, vire, trabalhe 5 pontos a menos em cada carreira até que tenha virado 3 vezes de cada lado. Faça 1 carreira em ponto baixo na borda superior. Pregue o cós, dobre-o ao meio, coloque o elástico e pregue o outro lado. Faça 1 carreira de ponto baixo em volta da abertura e depois 1 carreira em pontos de alça. Faça um cordão com 4 fios e passe-o pelas alças.