quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Receita de Colete de crochê em ponto aberto.

Receita de Colete de crochê em ponto aberto.

Colete de crochê em ponto aberto. Se quiser usar este colete como complemento de roupas de verão ou meia-estação, execute-o utilizando linha de algodão.
Tamanhos: manequins 42 e 44. Entre parênteses, o manequim 44.

Material:
300g de lã acrílica azul e
1 agulha de crochê número 3.

Ponto de Base: 1° carreiras (avesso): ponto baixo, iniciando pela 2° correntinha a contar da agulha. No final da carreira, 1 correntinha para virar.
2° carreiras (direito): ponto baixo, iniciando no 2° ponto da carreira anterior. Introduza a agulha somente na alça de trás do ponto da carreiras anterior. Vire com uma correntinha.
3°, 4° e 5° carreiras: como a 2° carreira.
6° carreira: 5 correntinhas, 1 ponto baixo no 4° ponto (pegando nos dois fios); depois, 5 correntinhas, 1 ponto baixo no 3° ponto, alternadamente; 2 correntinhas para virar
7° carreira: 3 pontos baixos em cada arco; 4 pontos baixos no último; 1 correntinha para virar. Repita da 2° à 7° carreiras.

Ponto de Barra: ponto baixo, introduzindo a agulha somente na alça de trás do ponto da carreira anterior.
Amostra: 26 pontos e 23 carreiras = 10cm.

Molde do Colete em Crochê:

Molde reduzido, metade das costas e da frente do colete. As setas indicam a direção do trabalho

Como fazer as costas do colete de crochê:
Monte 66 correntinhas mais 1 para virar, e trabalhe reto em ponto de base. No fim da 9° (15°) carreira monte 44 correntinhas mais 1 para a cava, e trabalhe em pontos de base = 112 pontos. Para os ombros, trabalhe reto 21 carreiras (a última é a dos arcos) e deixe, na carreira seguinte, dois arcos sem trabalhar para o decote = 105 pontos. Trabalhe 41 carreiras retas e aumente 7 correntinhas para formar o outro lado do decote = 112 pontos. A carreira seguinte é a dos arcos, que começa com 5 correntinhas. Termine os ombros e as cavas invertendo as explicações. Na borda inferior, levante 104 (114) pontos e trabalhe 10cm em pontos de barra.

Como fazer a frente do colete de crochê:
Igual às costas, com exceção do decote. Para o mesmo, deixe 8 arcos sem trabalhar e, depois de terminar o decote, aumente 25 correntinhas. Faça a barra como nas costas.

Detalhe do decote:

Como fazer o acabamento do colete de crochê:
O decote, a cintura e as cavas são rematados em ponto de barra.
Feche as costuras dos ombros com pontos invisíveis, tecendo nos lados do decote, 34 pontos e 5 carreiras em pontos de barra. Monte 54 pontos na parte horizontal do decote e trabalhe da mesma maneira; costure os lados horizontais acima dos verticais. Faça 88 pontos de barra nas cavas. Costure as partes laterais. Na borda inferior das cavas, levante 22 (32) pontos e trabalhe 5 carreiras em pontos de barra. Costure as barras como foi feito no decote.