segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Receita de Colete de crochê em ponto conchinha.

Receita de Colete de crochê em ponto conchinha.

Colete de crochê em ponto conchinha.

Material:
200g (250g) de lã vermelha e
1 agulha de crochê número 3.

Ponto de Base: Monte os pontos com o número de correntinhas divisível por 6, mais 1 para virar.
1° carreira (direita): 1 ponto baixo no 2° ponto a partir da agulha, *pule 2 pontos, 7 pontos alto no 3° ponto, pule 2 pontos, 1 ponto baixo no ponto seguinte*. Repita de *a*.
2° carreira (avesso): 4 correntinhas para virar, 1 ponto alto no 1° ponto, *1 correntinha, 1 ponto baixo no ponto central dos 7 pontos altos, 1 correntinha, 1 ponto alto, 2 correntinhas e 1 ponto alto no ponto baixo*. Repita de * a*. No fim da carreira, 1 ponto alto, 1 correntinha e 1 ponto alto no último ponto baixo.
3° carreira: 3 correntinhas para virar, 3 pontos altos na 1° correntinha, *1 ponto baixo, no ponto baixo, 7 pontos altos na correntinha entre os pontos altos*. Repita de *a*. No fim da carreira, 3 pontos altos na última correntinha e 1 ponto alto na 3° correntinhas para virar.
4° carreiras: 1 correntinha para virar, 1 ponto baixo no 1° ponto alto, *1 correntinha, 1 ponto alto, 2 correntinhas e 1 ponto alto no ponto baixo, 1 correntinha, 1 ponto baixo no ponto central dos 7 pontos altos*. Repita de *a*.
5° carreira: 1 correntinha para virar, 1 ponto baixo no ponto baixo, *7 pontos altos na correntinha entre os pontos altos, 1 ponto baixo no ponto baixo*. Repita de *a*. Repita sempre da 2° à 5° carreiras.

Detalhe do Ponto de Base:

Amostra: 4 motivos na largura (32 pontos no direito e 28 pontos no avesso) e 14 carreiras = 10cm.

Como fazer as costas do colete de crochê:
Monte 109 (121) correntinhas, mais 1 para virar, e trabalhe 18 (20) motivos em pontos de base, diminua de cada liado, a cada 2 carreiras, 1x1 ponto e, a cada 4 carreiras, 6x1 ponto. Para isso, diminua primeiro as correntinhas e depois os ponto alto = 16 (18) motivos. Em seguida, aumente 7x1 ponto = 18 (20) motivos. A 39cm de altura diminua para as cavas, deixando 1 motivo sem fazer de cada lado. Continue diminuindo, a cada 2 carreiras, 2x meio motivo = 14 (16) motivos, trabalhe reto 2cm (3cm). Em seguida, aumente a cada carreira, 14x1 ponto = 18 (20) motivos. A 55cm (56cm) de altura, diminua para os ombros, a cada carreira, 4x meio motivo, 2x1 motivo, 1x1 e meio motivo (3x1 e meio motivo). Ao mesmo tempo, a 57cm (58cm) de altura, deixe sem fazer os 5 motivos centrais para o decote e diminua, de cada lado dos mesmos, a cada 2 carreiras, 2x meio motivo.

Molde reduzido do colete:

Como fazer a frente do colete de crochê:
Igual às costas, com exceção do decote. Para o mesmo, a 46cm (47cm) de altura, deixe sem fazer os 2 motivos centrais e diminua, de cada lado, a cada 2 carreiras, 3x meio motivo e, a cada 4 carreira, 2x meio motivo.

Como fazer o acabamento do colete de crochê: Remate com arcos o decote e os cavas.
Feche as costuras, remate o decote e as cavas com a 2° e a 3° carreiras do ponto de base, acertando eventuais irregularidades na 2° carreira. Na borda inferior, faça 1 volta de ponto baixo