quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Receita de Colete de crochê em ponto avelã.

Receita de Colete de crochê em ponto avelã.

Colete de crochê executado em ponto avelã.
Tamanhos: Manequins 36 e 40. Entre parênteses, o manequim 40.

Material:
200g (250g) de lã preta;
50g de lã verde;
50g de lã vermelha e
1 agulha de crochê número 3,5.

Ponto de Base: Ponto alto. Inicie pelo avesso. Cada carreira começa depois da 3° correntinha para virar no 2° ponto e termina na 3° correntinha para virar.
Ponto Avelã: O fundo escuro destaca o motivo.
1° carreira (direito): faça 3 correntinhas para virar com a lã preta; *no ponto seguinte, trabalhe 1 meio ponto avelã em vermelho = alterne 4x1 ponto alto e 1 correntinha; depois, faça ainda 1 ponto alto no mesmo ponto e continue em preto, fazendo cada vez 1 ponto alto nos 5 pontos seguintes*. Repita de *a*. No fim da carreira, faça 1 ponto alto em preto.
2° carreira (avesso): faça 3 correntinhas para virar com a lã preta; *a seguir, sobre os pontos altos em vermelho, faça com a lã verde 1 ponto alto, rematado pela metade, remate as 6 laçadas juntas. Faça 1 correntinha e continue em preto, fazendo cada vez 1 ponto alto nos pontos altos em preto*. Repita de *a*. No fim da carreira, faça 1 ponto alto em preto. Repita a 1° e a 2° carreiras, desencontrando o pontos avelã, isto é, após a correntinhas para virar, faça mais 3 pontos altos em preto e trabalhe o 1° meio ponto avelã.
Amostra: 20 pontos e 10 carreiras = 10cm.

Como fazer a frente esquerda do colete de crochê:
Monte 30 (34) correntinhas, mais 3 para virar, com a lã preta e trabalhe reto em pontos de base. A 22cm (23cm) de altura na borda direita, faça 1 ponto avelã e, depois de cada 2 carreiras aumente o motivo fazendo cada vez 1 ponto avelã a mais. A 31cm (33cm) diminua para o decote, 1x2 pontos e, a cada carreira, 2(4)x1 ponto. A 39cm (41cm) de altura = 17 (18) carreiras do motivo, deixe em suspenso os 26 (28) pontos restantes.

Molde do Colete em Crochê:

Molde reduzido, metade das costas e da frente do colete.

Como fazer a frente direita do colete de crochê:

Como fazer as costas do colete de crochê:
São trabalhadas de cima para baixo e ligadas às partes da frente, trabalhe o motivo de avelã no sentido oposto ao da frente. As cores também são invertidas. A cada 2 carreiras, o trabalho deve ficar com 1 ponto avelã a menos. Faça cada parte da frente separada, aumente no decote, a cada carreira, 2x2 pontos = 30 (32) pontos. Monte 20 (24) correntinhas com a lã preta para a parte de trás do decote e intercale entre as partes da frente, trabalhe sobre todos os 80 (88) pontos. Quando terminar o motivo de avelã, continue com a lã preta até atingir 78cm (82cm) de altura.

Como fazer o acabamento do colete de crochê:
Estique as partes, cubra-as com um pano úmido e deixe secar. Nas bordas da frente, em 1 carreira do avesso, trabalhe 62 (66) pontos baixos com a lã preta. A seguir, faça 2 carreiras em pontos avelã diminua no decote, a cada carreira, cada vez 1 ponto = 60 (64) pontos. Continue com 2 carreiras de ponto baixo em verde e, depois, faça 2 carreiras em ponto avelã, intercalando o motivo. Para terminar, faça 1 carreira de ponto baixo em preto. Nas cavas, faça 1 carreira (ida e volta) com 68 (72) pontos baixos em preto. No decote, quando tiver 72 (80) pontos, e na borda inferior, trabalhe 1 carreira de ponto baixo em verde.