quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Receita de Colete de crochê com diferentes motivos em listras.

Receita de Colete de crochê com diferentes motivos em listras.

Colete de crochê em lã branca com diferentes motivos em listras. O colete é trabalhado em sentido vertical.

Material:
400 (450) g de lã branca e
1 agulha de crochê número 3.

Ponto de Base: 1° carreira (avesso): 2 pontos altos no 5° ponto a partir da agulha; 2 pontos altos em cada 2 pontos seguintes. 2° carreira (direito): 3 correntinhas para virar, 2 pontos altos entre cada grupo de ponto alto da carreira anterior. Repita sempre a 2° carreira.

Motivo: 1° carreira (direito): 1 correntinha para virar, ponto baixo iniciando no 1° ponto.
2° carreira (avesso): 2 correntinhas para virar, 1 meio ponto alto no 1° e no 2° pontos, *1 ponto de nó (= 3 pontos altos remate pela metade, trabalhados juntos no pontos seguinte), 1 meio ponto alto a cada 3° ponto seguinte*.
3° carreira: como a 1° carreira.
4° carreira: 4 correntinhas para virar, *ponto alto cruzado (= 2 laçadas, introduza a agulha no ponto seguinte, puxe o fio e remate 2 pontos, 1 laçada, introduza a agulha no 3° ponto seguinte, 2 correntinhas, 1 ponto alto no ponto de cruzamento dos 2 pontos altos da carreira aterior)*. No fim da carreira, 1 ponto alto duplo.
5° carreira: 1 correntinha para virar, 1 ponto baixo em cada ponto alto, 2 pontos altos em cada correntinhas.
6° carreira: como a 4° carreira.
7° carreira: como a 5° carreira.
8° e 9° carreiras: como a 2° e a 3° carreiras
10° carreira: 3 correntinhas para virar, *1 grupo (= 2 pontos altos, 1 correntinha e 2 pontos altos no 3° ponto seguinte) em cada 4° ponto seguinte*. No fim da carreira 1 ponto alto no último ponto.
11° e 12° carreiras: como a 10° carreira, trabalhe os grupos nas correntinhas da carreiras anterior.
13° carreira: 1 correntinha para virar, *1 ponto baixo no 1° ponto alto do grupo, 2 pontos baixos na correntinha, 1 ponto baixo no último ponto alto do grupo*.
14° e 15° carreiras: como a 2° e a 3° carreiras.
16° carreiras: 1 correntinha para virar, 1 ponto baixo no 1° ponto, *2 correntinhas, pule 1 ponto, 1 ponto alto no ponto seguinte, 2 correntinhas, pule 1 ponto, 1 ponto baixo no ponto seguinte*.
17° carreira: 3 correntinhas para virar, *2 correntinhas, 1 ponto baixo no ponto alto, 2 correntinhas, 1 ponto alto no ponto baixo*.
18° carreira: como a 16° carreira, fazendo ponto alto sobre os pontos baixos e ponto baixo sobre os pontos altos.
19° carreira: 1 correntinhas para virar *1 ponto baixo sobre o ponto baixo, 1 ponto baixo na correntinhas, 1 ponto baixo sobre o ponto alto e 1 ponto baixo na correntinha*.
20° e 21° carreiras: como a 2° e a 3° carreiras.
22° carreira: 1 correntinha para virar, 1 ponto baixo nos 2 primeiros pontos, *4 correntinhas, pule 2 pontos, 3 pontos baixos no próximo ponto*. No fim da carreira 2 pontos baixos.
23° carreira: 1 correntinha para virar, 1 ponto baixo no 1° ponto, *5 ponto alto no arco de correntinhas 1 ponto baixo no meio dos 3 pontos baixos*.
24° carreira: 4 correntinhas para virar *1 ponto baixo no centro dos 3 pontos altos da carreira anterior 3 correntinhas*. No fim da carreira 3 pontos baixos nos ponto alto, 1 correntinha, 1 ponto alto no último ponto.
25° carreira: 3 correntinhas para virar, 2 pontos altos na correntinha, 1 ponto baixo no meio dos 3 pontos baixos. Repita de *a* da 23° carreira. No fim da carreira, 2 pontos altos na última correntinha e 1 ponto alto na 3° correntinha para virar.
26° carreira: como a 22° carreira, mas trabalhe 3 correntinhas em lugar de 4 correntinhas.
27° carreira: 1 correntinha para virar, 1 ponto baixo em cada ponto baixo, 2 pontos baixos em cada arco de correntinha.
28° e 29° carreiras: como a 2° e a 3° carreiras.

Amostra: 24 pontos = 10cm.

Molde do colete de Crochê:

Molde reduzido metade das costas e da frente esquerda do colete.

Como fazer as costas do colete de crochê:
Trabalhe no sentido vertical, iniciando pelo meio das costas. Para 57 (59) cm de comprimento, monte 136 (142) correntinhas mais 3 para virar, e trabalhe 4(6) carreiras em ponto de base, a 29° carreira do motivo e continue em ponto de base. A 5 (6) cm de altura aumente para o decote, na borda esquerda, iniciando na 6° (4°) carreiras do motivo, a cada carreira 1x1, 3x2 pontos = 143 (149) pontos após a 9° (6°) carreiras do motivo. Depois diminua, para o ombro, a cada 3 (4) carreiras 3x1 ponto = 140 (146) pontos. A 15 (17) cm de altura após a 20° carreira do motivo, deixe sem fazer 28 (32) pontos na borda esquerda, para a cava. Depois diminua, a cada carreira 1x4, 4x2, 5x1 ponto = 93 (95) pontos. A 24 (26) cm de altura, deixe sem fazer 50 (52) ponto na borda esquerda, para a costura lateral. Depois diminua, a cada carreira 2x14 pontos, trabalhe a última carreira sobre os 15 pontos restantes. Faça a segunda metade das costas no outro lado da carreiras de montagem invertendo as explicações.

Como fazer a frente esquerda do colete de crochê:
Para 50 (52) cm de comprimento na borda da frente, monte 120 (126) correntinhas, mais 1(3) para virar. Trabalhe o motivo, começando pela 1° carreira (faça 2 carreiras em pontos de base, depois a 1° carreira do motivo), aumente na borda esquerda, iniciando na 2° (1°) carreira, a cada carreira 7x2 pontos; depois, 1x9 pontos = 143 (149) pontos. Após a 9° (6°) carreira do motivo, continue trabalhando como para as costas.

Como fazer a frente direita do colete de crochê:

Como fazer o acabamento do colete de crochê:
Estique as partes, cubra-as com um pano úmido e deixe secar. Feche as costuras, remate as cavas com 120(126) pontos baixos e sobre os mesmos faça a 2° e a 3° carreiras do motivo. Remate a borda da frente com 120 (126) pontos baixos e o decote com 93 (99) pontos baixos. Sobre os mesmos faça também a 2° e a 3° carreiras do motivo, deslocando o ponto de nó. No ponto do canto, trabalhe 3 pontos baixos em cada carreira do direito e 2 meio pontos altos em cada carreira do avesso. Remate a borda inferior com 1 carreira de ponto baixo, fazendo 55 (60) pontos em cada parte da frente e 124 (134) pontos nas costas.