sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Receita de Colete comprido de tricô em malha inglesa.

Receita de Colete comprido de tricô em malha inglesa.

Máxi-colete de tricô executado em malha inglesa.
Semelhante ao ponto canelado, a malha inglesa difere deste na execução das carreiras do direito.
Tamanhos: manequins 38 e 42, Entre parênteses, o manequim 42.

Material:
900 (950) g de lã azul e
1 par de agulhas de tricô número 4.

Ponto de Base: malha inglesa: 1° carreira (avesso): pontos de borda, *1 ponto meia e 1 ponto tricô *, ponto de borda.
2° carreira (direito): ponto de borda, *1 ponto meia introduzindo a agulha 1 carreira abaixo, 1 ponto tricô*, ponto de borda, Repita a 2° carreira.

Ponto de Barra: ponto musgo (direita e avesso = ponto tricô).
Amostra: 15 pontos e 42 carreiras = 10cm.

Como fazer as costas do colete de tricô:
Monte 72 (78) pontos e trabalhe reto em pontos de base. A 63cm de altura aumente 4 pontos de cada lado = 80 (86) pontos. Em seguida, trabalhe de cada lado, nos 8 pontos da borda, em ponto de barra com ponto de borda, para a tira de contorno. Para aumentar a largura, levante de cada lado, junto aos pontos da tira de contorno, no fio transversal que se encontra entre 2 pontos, a cada 14 carreiras, 6x1 pontos = 92 (98) pontos. A 86cm de altura, deixe à espera, de cada lado, os ponto da tira de contorno e, junto aos mesmos, diminua para os ombros, a cada 2 carreiras, 6x4 (4x4, 2x5) pontos. Ao mesmo tempo, a 88cm de altura, remate para o decote os 18 (20) pontos centrais de uma só vez e diminua, de cada lado desse remate, a cada 2 carreiras, 2x2, 1x1 ponto.

Molde do colete de Tricô:

Molde reduzido metade das costas e da frente do colete para os manequim 38 e 42.

Como fazer a frente esquerda do colete de tricô:
Monte 40 (42) pontos e trabalhe na borda esquerda (= borda da frente) 8 pontos em ponto de barra com ponto de borda, para a tira de contorno. Trabalhe os pontos restantes em ponto de base. Faça a costura lateral, a tira de contorno da manga e o ombro como nas costas. Para o decote, junto aos pontos da tira de contorno, a 65cm de altura faça a 1° diminuição e a cada 10 carreiras diminua mais 9x1 ponto. Para isso, trabalhe na carreira do direito, o 1° ponto da tira de contorno junto com o último ponto de base em meia. Após terminar as diminuições do ombro, trabalhe com os 8 pontos da tira de contorno por mais 9 (10) cm; depois, deixe os pontos em suspenso.

Como fazer a frente direita do colete de tricô:
Inverta as explicações dadas para a frente esquerda. Faça as diminuições do decote tirando sem fazer em meia o último ponto da tira de contorno, trabalhe o 1° ponto de base e passe o ponto sem fazer sobre o mesmo.

Como fazer o acabamento do colete de tricô:
As bordas são costuradas pelo direito para que o ponto de borda fique visível.
Feche as costuras em pontos de malha. Pregue as tiras de contorno; depois, dobre-as ao meio para o direito e costure de modo que o ponto de borda fique visível.