quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Receita de Blusa de crochê com listras e nós.

Receita de Blusa de crochê com listras e nós.

Blusa de crochê com listras e nós. O motivo de nó aparece na frente em forma de ziguezague.

Material:
300 g de fio acrílico bege; e
50 g de ferrugem e
1 agulha de crochê número 3,5.

Ponto de Base: pontos altos. Cada carreira começa após 3 correntinhas para virar no 2° ponto e termina na correntinha para virar. Nó: faça 4x1 laçada, introduzindo a agulha em volta da correntinha da carreira anterior, e puxe as laçadas até a altura dos pontos restantes. Remate de uma só vez as 9 laçadas que estão na agulha e feche com 1 correntinha.
Ponto de Barra: pontos baixos. Cada carreira começa no 2° ponto após a correntinha para virar e termina na correntinha para virar.
Seqüência das cores da Barra: 2 carreiras bege e 2 ferrugem, alternadas.
Amostra: 21 ponto e 12 carreiras = 10 cm.

Molde da blusa de verão de tricô.

Molde reduzido: metade das costas e da frente e metade da manga da blusa de verão.

Como fazer as costas:
Monte 96 (104) correntinhas, mais 1 para virar, em ferrugem e trabalhe 2 carreiras em pontos de barra. Repita 4 vezes a seqüência das cores. Continue em ponto de base com o fio bege, diminua de cada lado, a cada carreira, 4x1 ponto = 88 (96) pontos. Em seguida, aumente a cada 5 carreiras, 4x1 ponto = 96 (104) pontos. A 37 cm de altura, diminua para as cavas, de cada lado, a cada carreira, 1x3, 3x2, 3x1 ponto = 72 (80) pontos. Prossiga reto. A 56 (57) cm de altura, diminua para os ombros, de cada lado, a cada carreira, 1x5, 2x6 (3x7) pontos. Ao mesmo tempo, remate para o decote os 28 pontos centrais de uma só vez e diminua, de cada lado desse remate, a cada carreira, 2x2, 1x1 ponto.

Gráfico da blusa de verão de tricô.

Como fazer a frente:
Monte os pontos e trabalhe a barra como nas costas. Em seguida, faça 1 carreira de pontos alto no direito; no avesso divida os pontos: 11 (13) pontos de base a partir da borda, 20 pontos do gráfico número 1, 34 (38) ponto de base no centro, 20 pontos do gráfico número 2 e 11 (13) ponto de base. Prossiga o trabalho nessa ordem, trabalhe 1 vez da 1° à 11° carreiras dos gráficos; depois, repita sempre da 6° á 11° carreiras faça as cavas e os ombros como nas costas. A 33 (34) cm de altura, divida o trabalho ao meio e diminua para o víés do decote, a cada carreira, 2x2, 8x1 ponto e, a cada 2 carreiras, 7x1 ponto.

Como fazer as mangas:
Monte 62 (70) correntinhas mais 1 para virar, em ferrugem e trabalhe 2 carreiras em ponto de barra. Repita 2 vezes a seqüência das cores. Continue em ponto de base com o fio bege, aumente de cada lado, a cada 2 carreiras, 5x1 pontos = 72 (80) pontos. A 13 cm de altura diminua, para a curva superior, a cada carreira, 1x3 (4), 5x2, 4x1, 5x2, 1x3 (4) pontos. Na última carreira, remate os 12 (16) pontos restantes.

Como fazer o acabamento:
Estique as partes, cubra-as com um pano úmido e deixe secar. Feche as costuras dos ombros. No decote, pegue 160 pontos e trabalhe 2 carreiras circulares em ponto de base em ferrugem. Repita duas vezes a seqüência das cores. Na ponta do decote, diminua 2 pontos a cada 2 carreiras, trabalhando 3 pontos juntos. Em seguida, feche as costuras laterais e pregue as mangas.