sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Pólo amarela com motivo rendado em losangos.

Pólo amarela com motivo rendado em losangos.

Blusa pólo amarela com motivo rendado em losangos. A gola é feita separadamente e costurada sob a tira do decote.

Material:
300 (350) g de fio acrílico amarelo;
1 par de agulha de tricô número 2;
1 par de agulha de tricô número 2,5 e
1 agulha circular número 2 de 40 cm de comprimento.

Ponto de Base: pontos meia (direito = pontos meia; avesso = pontos tricô).
Amostra: 30 pontos e 44 carreiras = 10 cm.

Molde da blusa de verão de tricô.

Molde reduzido: metade das costas, da frente e da manga da blusa de verão.

Como fazer as costas:
Monte 132 (144) pontos nas agulhas número 2 com o fio amarelo e trabalhe 12 cm em ponto de barra. Continue com as agulhas número 2,5 e trabalhe 4 carreiras em ponto de base; em seguida, a partir da borda, trabalhe 6 (5) pontos em ponto de base e 8 (9) vezes o motivo do gráfico; na outra borda, trabalhe 6 (4) pontos em ponto de base. Faça 1 vez da 1° à 32° carreiras e, depois, da 1° à 10° carreiras do gráfico. Continue em ponto de base. A 35 cm de altura, diminua para as cavas, de cada lado, a cada 2 carreiras, 1x3, 3(4)x2, 6(7)x1 ponto = 102 (108) pontos. Continue reto. A 53 (54) cm de altura, diminua para os ombros, de cada lado, a cada 2 carreiras, 1x6, 3x7 (2x7, 2x8) pontos. Ao mesmo tempo, remate para o decote os 38 pontos centrais de uma só vez e diminua, de cada lado desse remate, a cada 2 carreira 2x2, 1x1 ponto.

Como fazer a frente:
Igual às costas, com exceção do decote. Para o mesmo, a 35 cm de altura, divida o trabalho ao meio e diminua para o viés, *após 2 carreiras, 1x1 ponto e, a cada 4 carreiras, 2x1 ponto*. Repita 7 vezes de *a*.

Gráfico da blusa de verão de tricô.

Como fazer manga:
Monte 85 (97) pontos nas agulhas número 2 com o fio amarelo e trabalhe 12 cm em ponto de barra. Continue com as agulhas número 2,5 e trabalhe 4 carreiras em ponto de base; em seguida, a partir da borda, trabalhe 5 (3) pontos em ponto de base e 5 (6) vezes o motivo do gráfico; na outra borda. Trabalhe 5 (4) pontos em ponto de base. Com essa divisão, trabalhe 1 vez da 1° à 32° carreiras e, depois, da 1° à 10° carreiras do gráfico. Continue em ponto de base. Ao mesmo tempo, aumente a partir da barra, de cada lado, a cada 10 carreiras, 5x1 ponto = 95 (107) pontos. A 23 cm de altura, diminua para a curva superior, de cada lado, a cada 2 carreiras, 1x3, 3(4)x2, 21x1, 3(4)x2, 1x3 pontos. Remate os 17 (21) pontos restantes de uma só vez.

Detalhe do motivo rendado de losango.

Como fazer a gola:
Monte 151 (163) pontos nas agulhas número 2 com o fio amarelo e trabalhe 12 cm em ponto de barra com ponto de borda. Remate frouxo.

Como fazer o acabamento:
Estique as partes, cubra-as com um pano úmido e deixe secar. Feche as costuras, unindo 8 cm da parte inferior das mangas pelo direito, para virar os punhos. Com a agulha circular, levante 180 (186) pontos no decote e trabalhe 3 cm em ponto de barra. Marque no centro 1 ponto meia e, a cada 2 carreiras, trabalhe 3 pontos juntos com o ponto central levantado. Pregue a gola sob a tira do decote.