segunda-feira, 2 de junho de 2014

Receita Tip top longo de tricô com bordado para recém nascido

Tip top longo para bebê em tricô com bordado. Macacão em ponto meia com motivos bordados. 

Os punhos, a pala e o sapatinho são executados em ponto de barra. Borde os motivos depois de terminado o trabalho. Tamanho: para recém-nascido.

Material:
350 g de lã azul,
Restos de lã verde;
1 par de agulhas de tricô número 6 e
1 par de agulhas de tricô número 8.

Ponto de Base: ponto meia (direito = ponto meia; avesso = ponto tricô).
Ponto de Barra I: 1 ponto meia e 1 ponto tricô, alternados.
Ponto de Barra II: 1 ponto meia e 2 pontos tricô, alternados.

Como fazer o tip top longo para bebê em tricô:
Inicie pelo pé. Monte 26 pontos nas agulhas número 8 com a lã azul e trabalhe 6 carreiras em pontos musgo (direito e avesso = ponto meia). Continue em pontos de barra I, aumente a cada 2 carreiras no centro do trabalho, 5x1 ponto, para dar forma ao pé. Em seguida, diminua a cada 2 carreiras 2x1 ponto de cada lado dos 6 pontos centrais. A 13cm de altura, deixe os pontos à espera. Feche a sola do pé nos pontos iniciais e costure no ponto de barra I, fechando em círculo para o pé e o tornozelo.

Trabalhe agora a parte de trás da perna e retome 10 pontos do tornozelo, 5 pontos de cada lado da costura do tornozelo. Faça 1 carreira em ponto meia, distribuindo 10 aumentos. Continue em ponto de base. A 17cm do início da perna, deixe os pontos em suspenso e trabalhe a outra perna do mesmo modo. Junte todos os pontos (das 2 partes de trás) e a 20cm de altura do início da entreperna, remate 2 pontos de cada lado para o raglan, depois, mais 1 ponto a cada 2 carreiras. A 32cm de altura da entreperna, deixe os pontos em suspenso.

Como fazer a frente da perna do tip top longo para bebê em tricô:
Retome os pontos restantes do tornozelo e aumente até obter 20 pontos. Continue em ponto de base. A 35cm de altura do tornozelo, continue trabalhando sobre os 3 primeiros pontos (costura lateral) em pontos de barra II; os demais, trabalhe em ponto de base. Continue em pontos de barra II em mais 3 pontos, a cada 2 carreiras, até os últimos 5 pontos que continuam em ponto meia. Na altura do raglan, trabalhe como nas costas. A 43cm de altura do início da perna, deixe em suspenso os 5 primeiros pontos meia, depois, a cada 2 carreiras, mais 1 ponto até terminarem os pontos. Faça a outra pema invertendo as explicações.

Gráfico dos motivos para bordar no tip top longo para bebê em tricô:

Como fazer a manga do tip top longo para bebê em tricô:
Monte 24 pontos nas agulhas número 6 e trabalhe 8cm em pontos de barra I. Continue em ponto de base com as agulhas número 8, distribuindo 4 aumentos na 1° carreira. A 22cm de altura, remate 2 pontos de cada lado, depois, mais 1 ponto a cada 2 carreiras. Remate a 33cm de altura.

Como fazer o acabamento do tip top longo para bebê em tricô:
Borde os motivos nas pernas com a lã verde, em pontos de malha. Feche as costuras laterais e pregue as mangas. Dobre o punho ao meio para o avesso e costure. Com as agulhas número 6, retome os pontos do decote e trabalhe 6 carreiras em ponto de base, 1 carreira em ponto tricô no direito e 6 carreiras em ponto de base. Não remate os pontos, dobre ao meio e costure frouxo pelo avesso. Faça 1 cordão torcido com a lã verde e trance-o na frente para fechar a abertura.