quarta-feira, 25 de junho de 2014

Motivo aberto com pontos cruzados

Motivo aberto com pontos cruzados

Como fazer: Motivo aberto com pontos cruzados no tricô.
Com pontos longos formados por muitas laçadas cruzadas, o motivo aberto é deslocado 4 pontos, a cada 6 carreiras. Para executá-lo, o número de pontos da montagem deve ser divisível por 8, mais 2 pontos de borda.

1. Na 1° carreira (avesso): 1 ponto de borda, 3 laçadas em cada ponto meia, 1 ponto de borda.
Na 2° carreira (direito): 1 ponto de borda, *passe 8 pontos da agulha esquerda para a agulha direita, um atrás do outro.
2. Para isso, introduza a agulha como para trabalhar em ponto tricô e deixe cair as laçadas.

O motivo é formado por laçadas e pontos longos cruzados.

3. Depois, pelo lado direito do trabalho, pule os primeiros 4 pontos da agulha direita com a agulha esquerda, levante os 4 pontos seguintes.
4. Puxe-os sobre os pontos pulados, observando para que os fios não se torçam nem fiquem trocados. Coloque os 4 pontos restantes novamente na agulha esquerda e trabalhe os 8 pontos em meia*. No fim, 1 ponto de borda. Da 3° à 6° carreira: ponto meia. Na 7° carreira: como a 1° carreira. Na 8° carreira: como a 2° carreira, porém cruzando apenas 4 pontos no começo e no fim da carreira, antes ou depois do ponto de borda. Da 9° à 12° carreiras: ponto meia. Repita da 1° à 12° carreira.