quarta-feira, 18 de junho de 2014

Como fazer Meias 3/4: perna e pé no tricô

Como fazer Meias 3/4: perna e pé no tricô

Como fazer perna e o pé das meias 3/4 no tricô

1. Diminuições para a curva posterior da perna: faça os 2 últimos pontos da 4° agulha torcidos e os 2 primeiros da 1° agulha, juntos. As diminuições são feitas de acordo com as indicações do trabalho.
2. Inicie o calcanhar, dividindo os pontos em 4 agulhas. Deixe em suspenso os pontos da 2° e 3° agulhas e trabalhe em carreiras abertas (ida em p.m. e volta em p.t.). Trabalhe 5 cm em ponto de base.
3. Divida o calcanhar em 3 partes. Trabalhe o 1° e o 2° terços em meia, menos o último ponto, que é feito em ponto meia torcido, junto com o 1.o ponto do 3° terço. Vire e deslize o 1° ponto. Continue em ponto tricô. Faça o último ponto do meio junto com o 1° ponto do 1° terço em ponto tricô. O último ponto do meio deve ser feito sempre junto com o 1° ponto do lado.

As diminuições de pontos permitem o ajuste das meias

4. Junto aos pontos restantes, levante, das bordas, o número indicado de pontos. Trabalhe em círculo: os pontos levantados em meia torcido, depois em meia, e os pontos do pé em ponto de base.
5. Após 2 voltas, inicie as diminuições do tornozelo: o penúltimo e o antepenúltimo pontos da 1° agulha em ponto meia; o 2.o e o 3.o pontos da 4° agulha em ponto meia torcido, juntos. Repita as diminuições, a cada 2 voltas, até completar os pontos indicados para o pé.

6. Com o número de pontos obtidos, trabalhe reto até a altura do dedo mínimo. Inicie as diminuições para a ponta: primeiro, a cada 2 voltas, depois, a cada volta, trabalhando em ponto meia o penúltimo e o antepenúltimo pontos da 1° e 3° agulhas e o 2.o e o 3.o pontos da 2° e 4° agulhas juntos, em ponto meia torcido. Franza os 8 pontos restantes com o fio do trabalho e remate.